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  • #1

    SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão




    Olá pessoal!
    Seguindo a sugestão do Giovani, tomei a liberdade de criar os temas que já havia proposto anteriormente. Sei que talvez isso não seja do agrado de todos, mas alguém tinha que dar o pontapé inicial de algum modo. Depois podemos acertar as coisas de forma a ir ao encontro do gosto da maioria.

    Vamos tentar organizar os tópicos dentro de algumas categorias mais importantes. Por exemplo, podemos aqui dentro deste tema - Pneus, Rodas e Suspensão - tratar de:

    Ruídos diversos, lonas e freios, levantamento da suspensão, implicações da troca de pneus, offset de rodas, melhores pneus para barro e areia etc..

  • #2
    Olá pessoal,
    Bom dia!

    Lembro-me de ter visto aqui no forum alguém, acho que da turma do Sportage mesmo, reportando o barulho nas rodas dianteiras devido à um defeito de fabricação (sem maiores consequências) da presilha das pastilhas de freio.

    Bom, eu tenho esse barulho e não sabia de onde vinha. Após ver a mensagem acima conversei com o meu mecânico e ele confirmou que realmente isso ocorre, mas não causa maiores problemas, exceto o barulhinho parecido com tamborim. Ele, o mecânico, me falou que pode-se mandar fazer novas presilhas, ou pino, não me lembro bem do detalhe, mas não dura muito. Por isso eu gostaria de saber qual foi a solução do nosso colega aqui do Forum.

    []s

  • #3
    Olá pessoal.
    Sou novo nesta categoria de veículos e comprei um Sportage 4wd turbo diesel e estou com dúvidas sobre pneus.

    Seguinte, li muitas opiniões sobre as medidas opcionais e o carro que comprei está com 235/75 R15 na traseira e originais 205/75 r 15 na dianteira.

    Acontece que os da dianteira estão gastos e pensei em colocar a mesma medida de 235 no lugar.

    Os vendedores das lojas me aconselharam a não mudar de medida alegando que vai estragar a mecanica do carro. Dizem que na traseira não tem porblemas.

    Mas teve um que me recomendou os pneus do Ecosport com as medidas de 205/65 R 15, o que vai mudar apenas 10mm na altura da banda de rodagem, ficando as demais como as originais.

    Achei que isso é o mais próximo das medidas originais.

    Como o meu uso do carro é mais urbano acho que pode ser uma boa solução.

    O que vocês acham?

    E quando eu quiser enfrentar uma estradinha de barro vai dar pé?

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos4x4
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    01/06/2006
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    Raxer
    Pneus em veículos 4x4 tem de ser do mesmo tamanho, pois voce corre o risco de quando utilizar a tração 4x4 estourar o diferencial devido a diferença de rotação, portanto, troque os dianteiros pela mesma medida dos traseiros. Abraços.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • #5
    Raxer,

    Oque o Carlos e o Amostardeiro falou esta correto! Se vc deixar os pneus com diametro diferente e engatar a 4x4 e reduzida no asfalto, é capaz de mesmo na reta ela segurar o carro por causa da diferença do diametro.

    Carlos,

    Eu ja vi rodas da mangels 15x7 no mesmo modelo que a minha, soq com o off-set de 0. No site da mangels tem uma lista das rodas com todos os off-sets possiveis. Com relação as molas, acho que vou acabar colocando os amortecedores originais mesmo, pq não quero mecher na altura da frente.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    Pneus diferentes

    Citação Postado originalmente por Raxer
    Olá pessoal.
    Sou novo nesta categoria de veículos e comprei um Sportage 4wd turbo diesel e estou com dúvidas sobre pneus.

    Seguinte, li muitas opiniões sobre as medidas opcionais e o carro que comprei está com 235/75 R15 na traseira e originais 205/75 r 15 na dianteira.

    Acontece que os da dianteira estão gastos e pensei em colocar a mesma medida de 235 no lugar.

    Os vendedores das lojas me aconselharam a não mudar de medida alegando que vai estragar a mecanica do carro. Dizem que na traseira não tem porblemas.

    Mas teve um que me recomendou os pneus do Ecosport com as medidas de 205/65 R 15, o que vai mudar apenas 10mm na altura da banda de rodagem, ficando as demais como as originais.

    Achei que isso é o mais próximo das medidas originais.

    Como o meu uso do carro é mais urbano acho que pode ser uma boa solução.

    O que vocês acham?

    E quando eu quiser enfrentar uma estradinha de barro vai dar pé?

    Raxer

    Jamais se deve usar pneus diferentes em uma Sportage , ainda mais que ela não tem diferencial central, como os Niva, o cardã dianteiro e trazeiro giram na mesma rotação, o que vai acontecer é um arraste das rodas dianteiras de menor diâmetro.

    Quanto ao pneu para uso urbano eu te aconselho ficar com o original 205x75/15 ou, 225x 70/15 que tem +- a mesma altura só que é + largo.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Amostardeiro
    Raxer

    Jamais se deve usar pneus diferentes em uma Sportage , ainda mais que ela não tem diferencial central, como os Niva, o cardã dianteiro e trazeiro giram na mesma rotação, o que vai acontecer é um arraste das rodas dianteiras de menor diâmetro.

    Quanto ao pneu para uso urbano eu te aconselho ficar com o original 205x75/15 ou, 225x 70/15 que tem +- a mesma altura só que é + largo.

    Abraço
    Agora fiquei preocupado, troquei as rodas traseiras e coloquei 225x75x15 e na frente mantive os que já tinha 215x75x15. Será que terei problemas ao utilizar a tração? Se tiver, será só na reduzida ou na 4x4 normal?

    Saudações,

    Fontana
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Carlos4x4
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    FONTANA
    Com certeza voce tera problemas de arrasto do diferencial, tanto só no 4x4 quanto na reduzida. Sem a tração não há problemas. Abraços.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • #9
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    Thumbs down Pneus diferentes

    Citação Postado originalmente por mgfontana
    Agora fiquei preocupado, troquei as rodas traseiras e coloquei 225x75x15 e na frente mantive os que já tinha 215x75x15. Será que terei problemas ao utilizar a tração? Se tiver, será só na reduzida ou na 4x4 normal?

    Saudações,

    Fontana
    Fontana

    Só te digo o seguinte não usa a tração, muito menos com reduzida até trocar os pneus por outros com medida igual.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #10
    Citação Postado originalmente por mgfontana
    Agora fiquei preocupado, troquei as rodas traseiras e coloquei 225x75x15 e na frente mantive os que já tinha 215x75x15. Será que terei problemas ao utilizar a tração? Se tiver, será só na reduzida ou na 4x4 normal?

    Saudações,

    Fontana
    Caro mgfontana,

    Na realidade vc só poderia engatar a 4 x 4 em pisos s/ pavimento, os escorregadios, como areia e lama, pois o piso fará o papel do diferencial !
    Se vc engatar em piso pavimentado irá quebrar dentes de pinhão ou cremalheira dos diferenciais, pontas de cardã ou até caixa de transferência. Se já o fez, atente para exame minucioso nos mesmos !

    Boa lama,
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #11
    Citação Postado originalmente por Amostardeiro
    Raxer

    Jamais se deve usar pneus diferentes em uma Sportage , ainda mais que ela não tem diferencial central, como os Niva, o cardã dianteiro e trazeiro giram na mesma rotação, o que vai acontecer é um arraste das rodas dianteiras de menor diâmetro.

    Quanto ao pneu para uso urbano eu te aconselho ficar com o original 205x75/15 ou, 225x 70/15 que tem +- a mesma altura só que é + largo.

    Abraço
    Puxa vida, obrigado pela informação, ao Carlos também.

    Espero que as transmissões estejam OK, pois andei testando por curtos períodos e em baixa velocidade a tração.

    Agora eu pergunto para complementar: posso então, colocar as mesmas medidas da traseira, 235, 75 R15 na dianteria? Meus pneus traseiros estão zerados.

    Outra dúvida. Em piso liso (cidade e/ou estrada) com chuva, pode-se usar a 4L para dar mais segurança no piso molhado - respeitando o limite de 80Km/h?

    No caso de manter o mesmo joga de pneus por um tempo, até trocar por uma medida só, se pode usar a 2L sem problemas?

    Obrigado.
    Raxer
    Sportage 2001 turbo diesel 4wd

  • #12
    Raxer,

    Não é aconselhavel vc usar o 4H (4x4 sem reduzida) em asfalto molhado. A sportage ñ possui o diferencial central, então ela ñ vai corrigir a rotação entre os eixos. Consequentemente, em uma manobra pode ser que um pneu escorregue pra corrigir essa diferença, e um pneu escorregando em asfalto molhado ñ é o que vc quer. Se vc manter o mesmo jogo de pneus, é melhor ficar so em 2L no asfalto e 4H (4x4 sem reduzida) ou 4L (4x4 com reduzida) em estradas de terra ou lama ou areia.

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