Senhores,
Garimpei um pouco usando a pesquisa, visitei sites de fabricantes e após trocar algumas mensagens e e-mails com colegas, pergunto?
Para trilhas enlameadas, atoleiros brabos como cachorro louco, camel, ariri (telégrafo) e afins, apesar de usarmos pneus de maior diâmetro (33", 35", 37") não estamos padecendo e ficando atolados um pouco por conta da largura desses pneus?
Quando começei no off road, no começo da década de 90, utilizavamos pneus militares, candango, firestone AT, argentino, frontieira, maloya e em geral, nenhum deles era mais largo do que os 7:50-16...e a performance na lama era muito boa (ao menos para a época).
Atualmente, a maioria dos pneus disponíveis de 33" em diante tem 12,5" de largura ou mais. Sei que para o rock crawling esse é o negócio, assim como para areia (basta melbrar doa pneus dooney buggy).
Lembrando ainda dos lendários Michelin O/R XZL (7:50-16) que equiparam os land rovers de diversas edições do camel trophy (todos fininhos)...
Após sair de um jogo de BF MUD 33"x12,5 e passar para os kumho 31"X10,5, desconsiderando o desenho e o diâmetro dos pneus, senti uma sensivel melhora no desempenho em atoleiros...por conta da largura (assim quero acreditar...)
Minha idéia além de ouvir a opinião dos colegas e tentar encontrar pneus grandes e mais finos, que ainda não encontrei no Brasil e nem no Paraguay.
Por exemplo, a interco disponibiliza pneus com medidas tipo...34"x9,5; 35"x10,5; etc. http://www.intercotire.com/tires.php
Abraços
Eddie