Bão... o pessoal do naxja.... Lá o pessoal chuta muito e geralmente isola. Esquece esse fórum que vc vai "emburrecer".
O diferencial interno dela (Praticamente a mesma coisa que se encontra nas np249) não é o ponto fraco dela. Se dá problema ali foi falta de lubrificação ou andou muito tempo com a corrente frouxa. Na verdade o único ponto fraco dela é ter o eixo primário da mesma espessura da 231, porque o resto é muito mais forte.
A NP 242 é muito mais forte que a NP231. Começando pela estrutura e acabando pelas peças internas. A flange de saída (yoke) é tão mais grossa que da np231 que nem parece da mesma família. Inclusive tem umas 5 estrias a mais.
O torque load é maior tb.
A corrente afrouxa com menos facilidade.
O problema que os trilheiros mais hardcore não gostam da 242 é porque ela é complicada de mexer. Precisa saber mais pra trocar peças e a negada só gosta de 2 eixinhos internos e apertar meia dúzia de parafusos. Não tem kit de engrenagens por causa do diferencial e o SYE é uma fortuna. Por isso a 242 foi esquecida.
A NP 242 tem muito mais uso que a 231. O full vc pode usar numa chuva, estrada seca etc... Pode sair de casa com o 4x4 ligado que o diferencial faz o trabalho pra vc, ou seja, vc sai de casa com o 4x4 ligado no seco, entra na chuva, passa pela neve, estrada de chão etc... e quem faz todo o trabalho é a ct, sem precisar tocar nela. Já na 231 não. Parece uma caixa arcaica de picape vendida no brasil...
Lançaram uma versão HD da 231, na qual colocaram uma corrente mais grossa e reforçaram as partes internas. Essa sim é a usada pro kit 4:1 e é a barata nos eua, mas não veio nenhuma nos jeeps. Um bom kit pra fazer uma double. Pessoal quer pelo preço e pelo kit que pode ser instalada nela.
Se vc não vai colocar pneus 39, eixos de caminhão e nem radicalizar, a caixa certa é a 242 (Senão seria uma atlas). Se vc anda muito por estradas chuvosas, terra e paralelepípedos, 242! Se reboca, nenhuma te atenderá a não ser a 242...
Pra mim foi a melhor caixa que veio nos jeeps dos anos 90 e até mais pra frente. Uma pena que foi descontinuada para a entrada dos carros AWD.
Só troco ela por uma atlas. Nem por uma d300 eu trocaria se for a mesma redução :concordo:
Abs
Edit:
Achei uma foto da flange: a da esquerda é da np242. Direita 231.
http://i5.photobucket.com/albums/y16...9/377eba6d.jpg
Essa é uma foto de np231 com o eixo quebrado. Indestrutível?
http://www.bc4x4.com/tr/2005/moab/d3-whammy-tcase.jpg