x
Convex Datacenter

Tópico: Cherokee Sport

  • #4561
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por GUIOMAR Ver Post
    jA LEVEI O CARRO LA ONTEM, O CARA ENTENDE E DE QUEBRA NEM ME COBROU PRA FAZER UM RX DO CARRO. O BABADO É CRUEL, POIS ADAPATARAM UMA TRANSFERENCIA, E NAO SEI SE NAO FOI A CAIXA TAMBÉM, DE UM MODELO DA CHEROKEE QUE NAO TEM FULL TIME, VAI VENDO SÓ A M.... ALGUEM TEM IDEIA DO QUE FIZERAM, PQ NEM O PROPRIO REINALDO SOUBE DIZER AO CERTO O QUE FIZERAM, A VERDADE É QUE ADPATARAM, E A PEÇA NAO É DESTE MODELO. MAS QUE PEÇA COLOCARAM????????
    T-case de XJ ou é NP-242 ou NP-231, não me lembro de ter visto outro modelo. Se for uma dessas duas, deveria ter um etiqueta metálica presa na T-case com o código.

    Se possível tira algumas fotos por baixo e de vários angulos e posta aqui, pode ser que alguém consiga identificar que caixa é, mas pode esperar que vem mais surpresas por ai.

    []´s

  • #4562
    Usuário
    Entrada
    21/05/2009
    Idade
    56
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    É o preço de comprar carro, sem conhecer as caracteristicas do carro. Comprei por impulso, e olha só no que deu. Mas a tranquilidade, é que a agencia se comprometeu em contrato, em me dar o carro OK, original. Hoje mesmo, conversei com eles, ou me entram o carro todo original, ou nada feito, e ficou acertado que vão trocar tudo, pra deixar original, pq se um dia eu quiser vender, to na roça!! O que colocaram na, nao é dela, pois o mecanico fez todos os testes, e falta um estagio, que é o full time, os demais engatam normal, mas o principal nao engata, pq a peça com certeza é de uma que nao tem full time. Obrigado pela colaboraçao de todos, com este principiante no mundo 4x4. Abraços!!

  • #4563
    Guiomar,

    Não fique desesperado. Se for a 231, você tem uma caixa de transferência, praticamente, indestrutível. Quando se prepara um Wrangler ou uma Cherokee para trilhas, essa é a caixa escolhida.

    Algumas Cherokees com câmbio automático vieram para o Brasil com com esta TC.

    No console da alavanca tem a posição Full Time?

    No painel a luz do full time acende?

    A minha tem a 231 e não tenho do que reclamar.




    "The NP231 has turned out to be one of the great Jeep transfer cases. They are tough, well-supported in parts and information and can be built for great strength. They run efficiently and may go many miles between rebuilds."

    Veja mais em

    NP 231: http://www.novak-adapt.com/knowledge/np231.htm

    NP 242: http://www.novak-adapt.com/knowledge/np242.htm

    []'s

  • #4564
    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post

    Não fique desesperado. Se for a 231, você tem uma caixa de transferência, praticamente, indestrutível. Quando se prepara um Wrangler ou uma Cherokee para trilhas, essa é a caixa escolhida.
    Mazomeno.... Tanto a 231 quanto a 242 estão muito próximas em resistência, sendo que pra 231 realmente virar uma caixa de transferência "boa" ela tem que receber o kit de engrenagens. Fora isso a vantagem pra mim entre as duas é que a 242 te permite rodar no asfalto em 4x4.

    Abs

  • #4565
    Rodriguinho dos Faróis ,

    Segundo o pessoal do NAXJA (www.naxja.org), a 242 dá problema no diferencial interno dela (full time) quando muito utilizado, o que reduz o intervalo das manutenções. Já a 231, existem casos de de XJs pra trilha com mais de 300.000 milhas só trocando o óleo, sem nenhuma necessidade de manutenção.

    Quando instalar a Kit Feliz Natal no Caveirão, posta as fotos aqui

    []'s

  • #4566
    Usuário
    Entrada
    21/05/2009
    Idade
    56
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    Na alvanca, tem Full Time, e como foi trocado alguma coisa que nao sei ainda o que foi, as luzes do painel nao acendem, em nenhum dos estagios, pq foi trocado a transferencia, acredito. O Reinaldo mecanico, falou que falta um estagio na peça que colocaram, e justamente o full time, os demais tudo OK.

  • #4567
    Usuário
    Entrada
    21/05/2009
    Idade
    56
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    Pra vc ter uma ideia, nem o Reinaldo la da Lodge nao soube dizer o que fizeram, que adapatação foi colocada, só se sabe que foi de uma que nao tem full time. É uma caixinha de supresa , todo dia aparece uma coisa, ontem foi a vez de esquentar, andei 5 km, a temperatura foi la em 110, coisa que nunca tinha acontecido. Hoje cedo fui logo tratar de ver o que poderia ter sido, liguei e andei uns 40km, e tudo normal, então mandei fazer uma manutenção no sistema de arrefecimento, tu nao acredita, mas tinha até tijolo de barro, nunca vi tanta sugeira. Agora, a temperatura nao passa dos 85 a 90, primeiro acionava toda hora a ventuinha, agora com o ar ligado, ela nao aciona a ventuinha. Ventuinha que eu falo, é aquela que fica no lado esquerdo, do ar condicionado, a minha nao ta ligada no ar, só aciona quando esquenta acima de 95 graus. Ela ta quebradinha, desbalanceada, entã fica vibrando cada vez que aciona, preciso encontrar uma usada, ou adapatar uma no lugar.

  • #4568
    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    Rodriguinho dos Faróis ,

    Segundo o pessoal do NAXJA (www.naxja.org), a 242 dá problema no diferencial interno dela (full time) quando muito utilizado, o que reduz o intervalo das manutenções. Já a 231, existem casos de de XJs pra trilha com mais de 300.000 milhas só trocando o óleo, sem nenhuma necessidade de manutenção.

    Quando instalar a Kit Feliz Natal no Caveirão, posta as fotos aqui

    []'s
    Bão... o pessoal do naxja.... Lá o pessoal chuta muito e geralmente isola. Esquece esse fórum que vc vai "emburrecer".

    O diferencial interno dela (Praticamente a mesma coisa que se encontra nas np249) não é o ponto fraco dela. Se dá problema ali foi falta de lubrificação ou andou muito tempo com a corrente frouxa. Na verdade o único ponto fraco dela é ter o eixo primário da mesma espessura da 231, porque o resto é muito mais forte.

    A NP 242 é muito mais forte que a NP231. Começando pela estrutura e acabando pelas peças internas. A flange de saída (yoke) é tão mais grossa que da np231 que nem parece da mesma família. Inclusive tem umas 5 estrias a mais.

    O torque load é maior tb.

    A corrente afrouxa com menos facilidade.

    O problema que os trilheiros mais hardcore não gostam da 242 é porque ela é complicada de mexer. Precisa saber mais pra trocar peças e a negada só gosta de 2 eixinhos internos e apertar meia dúzia de parafusos. Não tem kit de engrenagens por causa do diferencial e o SYE é uma fortuna. Por isso a 242 foi esquecida.

    A NP 242 tem muito mais uso que a 231. O full vc pode usar numa chuva, estrada seca etc... Pode sair de casa com o 4x4 ligado que o diferencial faz o trabalho pra vc, ou seja, vc sai de casa com o 4x4 ligado no seco, entra na chuva, passa pela neve, estrada de chão etc... e quem faz todo o trabalho é a ct, sem precisar tocar nela. Já na 231 não. Parece uma caixa arcaica de picape vendida no brasil...

    Lançaram uma versão HD da 231, na qual colocaram uma corrente mais grossa e reforçaram as partes internas. Essa sim é a usada pro kit 4:1 e é a barata nos eua, mas não veio nenhuma nos jeeps. Um bom kit pra fazer uma double. Pessoal quer pelo preço e pelo kit que pode ser instalada nela.

    Se vc não vai colocar pneus 39, eixos de caminhão e nem radicalizar, a caixa certa é a 242 (Senão seria uma atlas). Se vc anda muito por estradas chuvosas, terra e paralelepípedos, 242! Se reboca, nenhuma te atenderá a não ser a 242...

    Pra mim foi a melhor caixa que veio nos jeeps dos anos 90 e até mais pra frente. Uma pena que foi descontinuada para a entrada dos carros AWD.

    Só troco ela por uma atlas. Nem por uma d300 eu trocaria se for a mesma redução

    Abs

    Edit:

    Achei uma foto da flange: a da esquerda é da np242. Direita 231.



    Essa é uma foto de np231 com o eixo quebrado. Indestrutível?

    4X4 Brasil

  • #4569
    Usuário
    Entrada
    21/05/2009
    Idade
    56
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    Hoje foi dia de testar ela pra valer, pra ver o desempenho. Não sou trilheiro, embora goste muito, mas me falta experiencia, só tenho andado mesmo no asfalto com minha cheroka. Como ela deu uma esquentada no sabado, e fiz a manutençao no arrefecimento, desci pro litoral pela Mogi-bertioga, e subi pela Imigrantes. Soquei a bota até o bucho, ar ligado, e só ouvia o chiado do motor, fazendo as troca de marcha, e a temperatura nao passou dos 85 o tempo todo, com 4 pessoas dentro e andando com ela no limite. Agora só falta resolver este full time, pra fica chique mesmo, nao vejo a hora.

  • #4570
    Guiomar,

    Verifique a plaqueta que mostrei na outra mensagem. Por ela vc vai saber qual é a sua transferencia

    []'s

  • #4571
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Bão... o pessoal do naxja.... Lá o pessoal chuta muito e geralmente isola. Esquece esse fórum que vc vai "emburrecer".

    O diferencial interno dela (Praticamente a mesma coisa que se encontra nas np249) não é o ponto fraco dela. Se dá problema ali foi falta de lubrificação ou andou muito tempo com a corrente frouxa. Na verdade o único ponto fraco dela é ter o eixo primário da mesma espessura da 231, porque o resto é muito mais forte.

    A NP 242 é muito mais forte que a NP231. Começando pela estrutura e acabando pelas peças internas. A flange de saída (yoke) é tão mais grossa que da np231 que nem parece da mesma família. Inclusive tem umas 5 estrias a mais.

    O torque load é maior tb.

    A corrente afrouxa com menos facilidade.

    O problema que os trilheiros mais hardcore não gostam da 242 é porque ela é complicada de mexer. Precisa saber mais pra trocar peças e a negada só gosta de 2 eixinhos internos e apertar meia dúzia de parafusos. Não tem kit de engrenagens por causa do diferencial e o SYE é uma fortuna. Por isso a 242 foi esquecida.

    A NP 242 tem muito mais uso que a 231. O full vc pode usar numa chuva, estrada seca etc... Pode sair de casa com o 4x4 ligado que o diferencial faz o trabalho pra vc, ou seja, vc sai de casa com o 4x4 ligado no seco, entra na chuva, passa pela neve, estrada de chão etc... e quem faz todo o trabalho é a ct, sem precisar tocar nela. Já na 231 não. Parece uma caixa arcaica de picape vendida no brasil...

    Lançaram uma versão HD da 231, na qual colocaram uma corrente mais grossa e reforçaram as partes internas. Essa sim é a usada pro kit 4:1 e é a barata nos eua, mas não veio nenhuma nos jeeps. Um bom kit pra fazer uma double. Pessoal quer pelo preço e pelo kit que pode ser instalada nela.

    Se vc não vai colocar pneus 39, eixos de caminhão e nem radicalizar, a caixa certa é a 242 (Senão seria uma atlas). Se vc anda muito por estradas chuvosas, terra e paralelepípedos, 242! Se reboca, nenhuma te atenderá a não ser a 242...

    Pra mim foi a melhor caixa que veio nos jeeps dos anos 90 e até mais pra frente. Uma pena que foi descontinuada para a entrada dos carros AWD.

    Só troco ela por uma atlas. Nem por uma d300 eu trocaria se for a mesma redução

    Abs

    Edit:

    Achei uma foto da flange: a da esquerda é da np242. Direita 231.



    Essa é uma foto de np231 com o eixo quebrado. Indestrutível?

    Vc não entende de Cherokees



    []'s

  • #4572
    Usuário
    Entrada
    21/05/2009
    Idade
    56
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cotrim Ver Post
    guiomar,

    verifique a plaqueta que mostrei na outra mensagem. Por ela vc vai saber qual é a sua transferencia

    []'s

    amanha vou colocar ela na rampa, para ver isso, tirar umas fotos, aí vou postar aqui, pra vc ver oque foi feito.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cherokee Sport 91 - Caveirão
      Por samukanvas no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 86
      Última resposta: 13/09/2010, 14:26
    2. Pra quem quer comprar cherokee sport usada
      Por wagner4wd no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/10/2009, 19:42
    3. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34
    4. Cherokee Sport 98/98 4.0 Auto
      Por bioranieri no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 28
      Última resposta: 31/10/2008, 10:24
    5. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade