Teoriamente, a original da Cherokee Sport Automática é a NP242. Disse teoricamente, pq existem Cherokees com a sua configuração, montadas na fábrica, mas a marcação da alavanca no console não mostra o full time, como é o meu caso.
A sua deve ter quebrado e, por preço ou por unica opção, foi trocada a CT por uma 231.
Hoje eu estive no Reinaldo e ele falou do seu caso. Ele disse que aparenta ter sido trocada, mas o serviço não foi mal feito.
A não ser que você tenha como cobrar isso de quem te vendeu, desencane. Você tem um excelente carro nas mãos. A full time nunca me fez falta, e olhe que piloto uma Cherokee com 8" de lift e pneus 33 MUD.
A minha é americana 97/98, automática, com NP 231, alavanca sem full-time, adesivo acima do pestana indicando o uso da "command-trac" ou seja, NP 231...
Ou seja: ORIGINAL E RARA....
É a única que conheço com NP231 + automática em terras brasileiras e importação oficial (ainda tenho o selo da importação no parabrisas)...
Toda lacrada embaixo... ninguém mexeu em nada.
Faz o seguinte: troca aquela escala do seletor e vc vai ficar tranqüilo!
Cotrim,
Quer dizer que a tua também é original NP 231 e automática???
A agencia troca, foi colocado no contrato, mas eles devem estar procurando uma usasada, é logico. Meu, ja que entende de cherokee, eu nao sei nada, é a primeira que peguei, a minha ta fazendo um barulho estranho, quando passo nas lombadas, tenho a impressão que é amortecedor, ela faz um barulho como se vc fosse um sopro, mas assim bem grosso entende. Outra coisa, coloquei peneu da Hillux nela, meu amigo tinha um jogo quase novo, será que fiz bem?? Sao 255 / 70 R15
Barulho ao passar em lombadas o mais fácil é ser nos amortecedores, buchas dos braços da suspensão, buchas das barras estabilzadora ou as bieletas. Buchas das suspensão dianteira da XJ se não forem de marca boa não duram, então na hora de trocar cuidado com essas buchas baratas que tem a venda por aí.
Pneu original da XJ é 235x75x15, se colocou um 255x70x15 a diferença é minima então não tem problemas, no máximo por ser mais largo pode pegar um pouco no braço da suspensão quando esterça tudo mas acho dificil. Uma dica, nunca coloque pneus de tamanhos diferentes em um 4x4, os 4 pneus tem que ser sempre do mesmo tamanho.
Estou pretendendo comprar uma Cherokee Sport.... +- 97 a 98 para uso misto em trilhas e de vez em quando na rua....
Objetivo: Deixar ela alta (pneus 33" pelo menos) será que gasto qto de Suspensão, Pneus e que tipo de adaptações precisa?);
1º Pergunta: Fazer trilhas com os Willis será que ela vai bem?;
2º Pergunta: Fui ver algumas ontem e hoje, ainda estão originais, porém vi as seguintes diferenças iniciais:
=> a 98 tinha ABS e um cambio automático e a alavanca lateral com 02 (acho que) posições 4x2 e 4x4... no painel só acendia uma opção de 4x4....
=> a 97/98 tinha ABS e um cambio automático e a alavanca lateral com 03 ou 04 posições 4x2 e 4x4 part time, 4x4 full time... no painel acendia a iluminação de duas opções 4x4 verde e 4x4 vermelha (um desenho de um chassi com 04 pneus)....
3º Pergunta: A Cherokee Sport tem bloqueio de Diferencial?;
Gostaria de ajuda de vocês, pois não tenho muito conhecimento deste veiculo... será que esta seria uma boa opção de compra... tendo em vista que um Willis pelado hj esta sendo anunciado na faixa de 14 a 20 mil... e uma Cherokee Sport (com vários itens de um 4x4) se encontra entre 18 a 24 mil.... claro de ano 97 a 98.... sei que são carros totalmente diferentes, porém um Willis para se deixar similar a uma Cherokee precisa de muitas adaptações e varios $$$$$, então penso será que já não vale pagar um carro mais moderno..... tive um Willis por varios anos e acabei vendendo e agora quero ter um 4x4 novamente....
Abraços e agradeço o pessoal que puder me ajudar....
Objetivo: Deixar ela alta (pneus 33" pelo menos) será que gasto qto de Suspensão,
Pneus e que tipo de adaptações precisa?);
Porque vc quer usar pneus 33" ???
XJ é totalmente diferente de um CJ, não tem como fazer bodylift ou SPOA para caber pneus maiores, tem que fazer lift na suspensão e quanto maior os pneus, maior o lift e aí que começam os problemas, ou faz barato ou faz bem feito. Dá uma pesquisada aqui no fórum que vc vai encontrar vários tópicos explicando como fazer um lift na suspensão da XJ e aí vc vai entender o que eu tô falando.
1º Pergunta: Fazer trilhas com os Willis será que ela vai bem?;
Depende da trilha e depende do CJ que vc está comparando, pode ser que sim ou não.
2º Pergunta: Fui ver algumas ontem e hoje, ainda estão originais, porém vi as
seguintes diferenças iniciais:
=> a 98 tinha ABS e um cambio automático e a alavanca lateral com 02 (acho
que) posições 4x2 e 4x4... no painel só acendia uma opção de 4x4....
=> a 97/98 tinha ABS e um cambio automático e a alavanca lateral com 03 ou
04 posições 4x2 e 4x4 part time, 4x4 full time... no painel acendia a
iluminação de duas opções 4x4 verde e 4x4 vermelha (um desenho de um
chassi com 04 pneus)....
XJ pode ser equipada com T-case NP231 ou NP242, a diferença é que a NP231 não tem 4x4Fulltime, quando vc aciona o 4x4Fulltime acende uma luz verde no painel, quando seleciona 4x4Partime ou 4x4Low acende uma luz amarela no painel, 4x4partime e 4x4low não devem ser usados no asfalto, 4x4 Fulltime pode ser usado em qualquer situação sem problemas. XJ 97 não tem ABS, somente as modelo 98 sairam com ABS.
3º Pergunta: A Cherokee Sport tem bloqueio de Diferencial?;
Originalmente algumas XJ tem bloqueio LSD no diferencial traseiro, mas não são todas.
Como vc mesmo disse, CJ e XJ são carros totalmente diferentes, começando pela tecnologia e eletrônica embarcada que na XJ tem muita e no CJ não tem nada. COm isso vc tem melhor performace em algumas situações, porém tem um custo de manutenção e complexidade de diagnostico muito superiores.
Resumindo, define qual vai ser o tipo de trilha que vc vai fazer e aí vc vai conseguir definir o que vai ser necessário mudar na sua XJ, com isso é possivel começar a definir uma estimativa de custos. De cara posso te dizer que prá usar até pneu 31" não é dificil, a partir dai começa a complicar um pouco e quanto maior o pneu mais coisa tem que mudar na XJ.
Vai pensando, pesquisando e se tiver dúvida, é só perguntar ...
Uma XJ acompanha qualquer Wyllis, só depende do QUANTO você quer gastar. De cara te digo que os eixos originais não aguentam um pneu 33 em uma situação um pouco mais radical. Vai ter que trocar os semi-eixos, os diferenciais ou... todo o eixo.
O kit de suspensão procomp de 3", que servirá para você colocar pneus 31" custa R$ 4.000, só as peças. Um de 6" Short Arm (não indico) custa 6.000,00 mais R$ 1.500 do kit de eliminação de vibração na T-CASE + 600 do Pitman alongado.
Sem contar com o custo de mão de obra, por aí, você pode ter uma base de preços.
Lembre-se que se quebrar algo nela, terá que comprar uma peça importada, o que representa mais $$. Dá pra fazer adaptações??? Dá, mas nem sempre é possível.
Se quiser um serviço bem feito, pode conversar com o Bill e esperar uns 20 anos até ele ter vaga na Spider4x4 para fazer o seu carro.
Valeu pelas dicas.... os preços são bem diferente de um Willis é ou não é... rs... , porém tb é outro carro..... hj fui olha mais uma... já li algumas dicas do pessoal aqui do Fórum e foram bastante importantes para mim que não tem muito conhecimento em Cherokee´s.. porém tb sempre informo os vendedores que no caso de o negócio prolongar, eu gostaria de levar o meu mecânico e fazer mais uns testes.. não sei se é ético porém... são negócios... e é muita grana envolvida... não quero ter dor de cabeça desnecessária tb não quero ficar brigando com ninguém depois de efetivar a compra....
Bom a que fui ver hoje, andei um pouco nela.... engatei todas as marchas, e acionei a 4x4 part, 4x4 Lo e nestas duas na qdo andei e fiz curvas com o veiculo ela pulou um pouco... parecia que a roda da frente estava travada.... depois deu um trabalhinho para desengatar... ela tb tinha kit gás e morria bastante... o vendedor falou que precisava realizar um novo ponto no motor para trabalhar com gasolina (não sei), tb a luz de Check Engine não apagava, o vendedor diz ser porque ela tem gás GNV, a pressão do motor estava acima de 03 bar... o atual dono fez varias manutenções e me levou algumas notas (1 mil, 2, e uma de 4,5 mil R$) a caixa de transmissão e tração estava com um pouco de óleo em volta... alguns fios do motor estavam desencapados.... não sei até onde isto é importante ou não.... mas talvez mostre que ela já foi muito mexida e os donos anteriores eram descuidados... não sei... mas.... Bom ainda continuo na procura... acho que para compra de um veiculo destes não podemos ter pressa....
Ainda estou com duvidas em relação a T-case:
XJ pode ser equipada com T-case a NP231 não tem 4x4 Fulltime mas ela é melhor ou não tem nada a ver?;
Como vejo se uma XJ tem bloqueio LSD no diferencial traseiro? Dá pra identificar olhando?
Amanha vou olhar uma 98 o atual proprietário diz que o veiculo vem equipado com: Computador de bordo, Controle de tração (???), Freio ABS, Controle automático de velocidade (Piloto Automático?) e outros itens com Air Bags, etc...
Um grande abraço e fico no aguardo de mais dicas...