
Postado originalmente por
Jéster
Cotrin,
Esse tipo de oficina é que falta na minha região.
*desculpem, preciso aprender como citar...
Olá amigos. Sei bem do que o Jéster está falando. Floripa está mal nesse quesito. Tenho uma XJ98 que já comprei com GNV (roda 120Km com 20m3), e outra 97 (sem ABS, portanto...) que é da minha mulher, e roda só na gasolina. Acontece que nossa casa fica na trilha do Sertão do Peri, então quando chove é 4x4 e reduzida pra chegar em casa.
Um dos motivos de não ter convertido a segunda XJ ainda é justamente a falta de firmeza das oficinas de gás por aqui, que nem merecem ser chamadas de especializadas. Já tive um problema bem parecido com o que o Jéster descreveu, deve ter até sido na mesma oficina (Ítalo).
Minha queixa era justamente o erro da sonda lambda que já foi descrito aqui no fórum. O cara teve a cara de pau de dizer que o defeito não apareceu. Claro, liguei o carro e ele começou, na mesma hora, a dar o já famoso chilique da gasolina: anda aos solavancos e quando parado, na marcha lenta, parece um daqueles carros preparados pra dar solavancos, dragster(?). E morre. Se você pára, a lenta oscila e morre.
Então levei em outra oficina daqui, (FloripaG) e os especialistas de lá também nunca tinham ouvido falar do problema. Depois de fuçar muito, me fizeram trocar a bomba de gasolina (que o outro mecânico, da mecânica mesmo, não Gás - Importcar) já tinha testado e dado como boa. Se é pra resolver, pensei... vamos lá. Mais R$ 900 nessa brincadeira, entre juntando novas velas e alguns etc.
Saí com o carro funcionando, mas o problema voltou a aparecer 1 ou 2 dias depois. Só nas pequenas férias entre natal e ano-novo é que pude voltar ao Fórum (que foi onde fiz as primeiras pesquisas antes de comprar a XJ) e encontrei o tópico sobre esse problema da Sonda Lambda.
Daí pensei que ia ser fácil: mandei o mecânico buscar os 2 emuladores (mais 2x R$ 120) na outra oficina, que é do gás, e instalar conforme a instrução. Peguei o carro ontem, testado, etc, mas para o meu desespero foi só abastecer o gás e voltar para a gasolina que o problema reapareceu firme e forte.
Somando que no meio desse caminho descobri um problema na bomba de água que ia acabar me deixando na mão, já foram mais R$ 600, fora os emuladores. Depois que o cara ainda achou uns selos de vedação do radiador muito oxidados, e por isso nem colocou o aditivo no radiador. Encomendou os selos, para amanhã, e já acenou com uma conta de mais uns R$ 400.
É um absurdo, mas já faz tempo que sustento essas XJs. Pior que gosto delas, por falta de outro carro melhor para desejar...
Só que eu quero, depois dessa mistura de apresentação e desabafo, é saber se algum dos amigos do fórum tem um palpite sobre o que pode ter acontecido, por que os emuladores não resolveram o problema? Preciso fazer esses caras darem um jeito...
E ainda, alguém poderia postar um esquema explicando como pode ser feita a gambi com relé e interruptor para cortar a sonda enquanto opera no GNV? Seria meu último recurso.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.