Foi mais ou menos o que eu disse, o upstream (que é a sonda do coletor) é a que controla e corrige a mistura. A do downstream (no catalizador) é indicativa apenas da qualidade dos gases de saída (emissão de poluentes) e uma das indicaçõe de falha é mesmo o catalizador ruim. Eu já tive indicação de downstream mas era o filtro de ar. Descobri isso porque a sonda upstream, apesar de não ter acusado falha, estava perto do limite superior.
O código 55 não é nada, ele sempre irá aparecer pois indica o final dos códigos de errro (end of code), ou seja, se o carro não tiver nada ele terá somente o código 55.
Já o 51 indica mistura rica que foi detectada pela sonda lâmbda. Isso pode ser mesmo a sonda ruim, mas pode ser que a mistura estaja mesmo rica e a sonda esteja fazendo o papel dela. Exemplo, se o sensor MAP tiver um erro que ainda não foi detectado pelo módulo a mistura pode estar incorreta, tornando a mistura rica e que foi detectada pela sonda lâmbda, sacou ? Essa falha requer uma análisa muito criteriosa da situação para se determinar a causa efetiva sem sair trocando peças a toa....mas dependendo da Kmetragem do carro e se a sonda for original, seria a suspeita número um com certeza.
Abs.