Postado originalmente por
pcavarzan
bruno , bom dia.
primeiramente quero registrar que o melhor carro que tive ate hj foi o Grand Vitara . Digo isso apenas para deixar claro que não ha como falar mal do GV , quem tem ou conhece quem tem sabe do que estou falando.... e comprar e fazer revisao.. nada mais ! o renegade ainda tem que me provar muito.
entretanto o tempo passa, qdo comprei meu gv tinha um filho de 1 ano, hj ele tem 6 anos, ia para estrada de terra e trilhas leves apenas umas 3 vezes ao ano e no ultimo 1 ano e meio passei a ir pelo menos 1 x mes. Ou seja , precisava de muito porta malas e pegava pouca estrada..
O gv , como todo carro tem seus defeitos. E na minha visão tinha 2 que no cenário que expus me atrapalhavam muito
1- alto consumo
2 - falta de motor
nesses aspectos e que digo que o rengade não se compara, o motor parece que sai de um suv para um carro de passeio, anda e muito. Tem ótimas retomadas, ultrapassagens em pista simples , etc.. coisas que o gv deixavam a desejar.
no uso off road eu fiz apenas e experiencia de 5 dias como postei nos vídeos. e na parte de terra, buracos entendo que se equivalem, mas nas subidas íngremes pelo motor que tem não da pra comparar. ele subiu a serra branca da canastra simplesmente ignorando-a.
um ponto que ainda não tenho segurança nenhuma no renegade esta relacionado a travessias de agua, pelo histórico de casos que ja vimos e nunca saberemos a real verdade de quem foi o maior culpado o motorista ou o carro.
Por isso, nas travessias que fiz , medi (de verdade com metro e tudo) todos os pontos que passei, e o mais profundo foram 42cm. No GV eu nunca parei pra pensar nisso, via outros carros passando e ia em frente.. talvez ate uma irresponsabilidade minha mas como nunca vi e nunca soube de um problema de passagem do GV na agua também não tinha essa preocupação.
QUanto a reduzida eu usei nas subidas fortes, a diferença entre reduzida e sem reduzida fica mais nítido no GV , mas não sei se de fato isso e um problema ou percepção minha , pois como o gv não tinha tanto troque e tanto motor qdo colocava a reduzida ele mudava muito , no TH não sinto tanto essa mudança.
em todas as trilhas que fiz, que repito são leves/medias, não senti falta alguma de ter mais motor ou torque , o carro não patinou , derrapou , senti apenas em um trecho da serra branca que ele fez certinho a parada de uma roda jogando forca em outra pois era o que tenha que ocorrer pra subir uma subida bem forte.
em resumo :
estrada - ponto pro TH (mais arranque, fácil de ultrapassar, boa dirigibilidade )
porta malas e conforto interno - ponto pro GV
tecnolgia embarcada - pronto pro TH
consumo : ponto pro TH (estou fazendo 10 na cidade e entre 13 e 15,5 na estreada dependendo do pe)
off road seco - ponto pro TH , tudo indica que ele me levara a lugares que o gV não conseguiria
off road molhado - ???? nap sei,.... tenho minhas duvidas com o TH , por isso vou creditar ponto pro GV
dirigibilidade : ponto pro TH
confianca, manutenção etc : ponto pro GV , o TH ainda tem que provar muuuuuiito pra bater meu finado GV !
bruno, fique a vontade para perguntar mais e mais... como disse em algum post ai atras o fórum 4x4 me ajudou muito na compra do meu gv e no th também... embora tenha assumido o risco de comprar o carro em lançamento !
abc