Postado originalmente por
neilsonhenriques
Não sei se você está a par das últimas notícias do mercado automotivo, mas financeiramente, a coisa vai de mal a pior e com tendência de degringolar de vez a qualquer momento, dependendo do que a Dilma fizer com a economia.
Na minha opinião, tudo é uma questão de movimento de mercado e bastante previsível pro segmento de manufatura.
Ainda há uma parcela da população com capacidade de compra e endividamento, mas é pequena e não está na faixa de consumo de um carro de ~ R$ 100 mil porque esse valor médio foi (provavelmente) o estabelecido pela FIAT pra ter o retorno dos seus investimentos.
Nesse meio tempo, veio o HRV (mais barato e carregando o símbolo da Honda) e lambeu todas as vendas dos modelos mais baratos, que são os que chamam o cliente até a concessionária, onde o engambelador (ou vendedor) terá a oportunidade de enfiar o maior nabo possível.
Tudo isso vai fazer com que a FIAT reavalie o que oferece porque não é só o custo de produção, mas de logística e manutenção (problemas em garantia, acidentes de trânsito, etc).
Fazendo uma analogia simples: quando um restaurante passa por dificuldades financeiras, as primeiras medidas são reduzir o número de itens no cardápio (facilitar a logística, diminuir estoque e simplificar a produção) e passar a oferecer pratos com ingredientes mais baratos (baixar o custo e tentar ganhar no volume). No caso da FIAT, os pratos mais baratos são os Renegade 4x2 que enfrentam forte concorrência tanto da Honda quanto da Ford e Renault que baixaram (e muito) os preços do Ecosport e do Duster.