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  • #1
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    Kit de adaptação




    João,

    Já fechou o preço do kit ou dá para enxugar um pouco mais? Como faço para entrar nesse grupo de compra do kit? Como será o pagamento e o frete?

    Estou esperando por essa soluçõa pois meu CJ está meio largado por causa do câmbio ruim (bem que a mulher está adorando isso mas eu preferiria estar com ele ok).

    Posso comprar a caixa do Chevette 4 marchas?

  • #2
    Fala Imatias, blz. As medidas da flange foram tiradas da tampa original de 4M; pois existem algumas medidas que devem ser preservadas, por exemplo, a engranagem que faz a ré, faz batente no fundo da tampa de alumínio (agora no fundo da flange) Colocarei as fotos assim que meu irmão terminar uma caixa que irá montar.
    Para pensarmos; No câmbio original (conjunto) o rolamento que entra entre o câmbio e a t-case fica sujeito a uma carga axial alta, pois o conjunto engrenagem e entalhado é mantido na posição pelo tal rolamento; Será que quando projetaram o bicho pensaram nisso ou essa carga está dentro dos padrões que o rolamento suporta. O que vocês acham ??? (Imatias e Kbrito)

  • #3
    All, estou pegando o nome dos interessados, para podermos ver a quantidade exata, para vermos se baixa um pouco. Quem tiver real interesse, envie um e-mail para anibaldiasjr@hotmail.com .
    Com a quantidade exata, teremos os custos de transportes e prazo de entrega já determinados.

    [ ]´s
    Dias

  • #4
    Usuário Avatar de Arp Kconde
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    Fala pessoal.

    Estou acompanhando de fora tuda a engenharia para projetar a construção desse kit.

    DIAS

    Tenho interesse nesse kit tbm só que estava a fim de colocar um 5m e tbm vamos ver se esse preço cai um pouco afinal de ciontas ta um pouco salgado.

    SEBASTIÃO

    Acredito que quando projetarão o cambio com o uso desse rolamento eles calcularam a carga axial sofrida por ele, é lógico que com o passar do tempo surgiram rolamentos mais modernos e melhores que este mais acho que esse que é usado vai guenta o tranco sim(na minha opnião)

    Na espera pra tornar meu jipe 5m.

    Abraços.

  • #5
    Será que quando projetaram o bicho pensaram nisso ou essa carga está dentro dos padrões que o rolamento suporta. O que vocês acham ??? (Imatias e Kbrito)
    E ai Sebastião beleza?
    Bom vamos ser sincero se existe um projeto ruim é do cambio Willys,mas quanto a sua pergunta o rolamento em questão esta bem dimensionado pelo menos para carga axial em questão, pois com o funcionamento do cambio+t-case as cargas se anulam no cambio a carga é em um sentido e na t-case é em outro não se anulam por inteiro é claro mas existe um fator compensação .

    Abraço.

  • #6
    A todos interessados na compra do kit.




    Sem querer defender nosso colega Sebastião, o preço não esta ruim, eu trabalho com usinagem,projetos e ferramentaria, e sei do custo da fabricação de um kit destes é por isso que eu disse logo no inicio que não havia interesse de minha parte em produzi-lo, pois os custos e a responsabilidade é muito grande, eu defendo a tese de que é inviável a produção de um kit para tal finalidade, não pela deficiência do cambio em questão mas sim pelo grau de dificuldade na produção e ajuste do mesmo, afinal de contas é uma adaptação e toda adaptação requer algum ajuste.Existe toda uma engenharia desde, o projeto até a construção de um kit destes, e isso não se faz de um dia para outro.
    Quem vai arriscar???
    Colocar uma porcaria no mercado!Eu não dou minha cara a tapa, para o desenvolvimento de um kit destes, porque no final a montagem será feita por quem???Terá uma mão de obra qualificada para isso???

    Abraços.

  • #7
    Sebastião...embora não seja especialista em câmbios, sem dúvida o rolamento aguentará a carga axial, pois, em todos os câmbios danificados raramente o problema tem ocorrido nesse rolamento.

    Dias.. já sabe que pode contar comigo qto ao interesse no kit, preciso apenas da certeza de que serviria no 5 marchas ou de que o Tião e seu irmão consigam fazê-lo para o 5 marchas... e qto ao envio, para a galera de são paulo (capital) e região, caso seja mais fácil e bareteie a entrega serem enviados todos ao mesmo endereço acho que apenas uma pessoa poderia recebê-los e todos irem buscar.. desde que seja um local de fácil acesso... eu moro nas proximidades do Aeroporto de Congonhas...
    Espero que consigamos fazer esse preço cair!!
    Abraço a todos

  • #8
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    All,

    Muito interessante essa opção de adaptação. Os câmbios do chevette, com já foi falado, são clark's e ainda existe flange para adaptar esse câmbio no motor AP, o que torna um conjunto muito bom e leve. Acho que para não haver problemas com aquisição do Kit seria bom especificarmos qual é o câmbio do Chevette que o Kit se adapta, por exemplo: Câmbio 4 marchas do Chevette de 86 até 90, ai fica mais fácil de procurar no desmanche

    [ ]s,

  • #9
    Dias e All, blz?

    Tbem tou nessa do Kit... DESDE que seja para o cambio de 5m...... tava leddo uma mensagem deste mesmo tópico onde o Giovani falou que existem flanges para o cambio do opala.... bom, nao sei se estou "chovendo no molhado" pois nao sei se é o mesmo cambio do chevette.... mas se nao for... serah muito diferente?

    quanto ao cambio do chevette com esta "nossa" flange... nao consigo ver alternativa melhor que usar o terrível rolamento de encosto..... so nao tenho ideia de como regular a folga dele, pois o rolamento vai ficar dentro da t-case então.... tá complicado.... quem sabe usando um parafuso compensador no centro da tampa onde o rolamento vai ficar???

    []'s dando idéia.... e querendo um jeep "51" com 5 marchas! hehe

  • #10
    All, mesmo já quase fechando com o Tião o kit para meu 4m, eu e um amigo estamos bolando uma flange quase igual a do kbrito, bem mais barata que a do Tião, só que tem o detalhe de ter de soldar uma ponta no entalhado. . . isso é que tá pegando.
    Como todos devem saber, o entalhado do câmbio do chevette (tanto 4 como 5 marchas) é estria fina e a engrenagem da tcase é estria grossa. Vi que no sul tem uma loja que vende a ponta de entalhado grossa com rosca na ponta (foto em anexo).
    Ontem corri em ferro velhos e comprei um pedaço de chapa 10 mm de ferro para fazer a flange. Fiz um molde em MDF de um espelho com a furação da tcase e o rebaixo para o rolamento e hoje fui atrás de bons torneiros (o que é difícil por aqui). Dos 4 lugares que fui (eram 16 h) apenas 1 estava aberto e o Sr. me pareceu gente boa, gostava de um bom papo (heehehe). Fui ver com ele se ele teria como fazer, prazo e o mais importante , o custo. Ele me disse que só pode fazer a flange na segunda, pois está cheio de serviço e que cobrará R$ 60,00. Achei o preço até que razoável, mas mesmo assim vou chorar pra baixar (hehehe). Comentei com ele a respeito de soldar o entalhado e ele me disse que não tem problema, pois ele vai ter que fazer uma espécie de luva, que não é difícil, que tem que tomar cuidado na hora de centralizar. . de resto ele disse que fazia isso direto em SP. . . Agora amanhã vou comprar essa ponta de entalhado e aguardar a semana que vem para poder tentar desmontar o entalhado (coisa que nem sei como fazer ainda) para poder levar para ele soldar com a ponta. . . a única coisa que acho que terei de tomar cuidado vai ser na hora de medir o ponto exato onde deve ser feito o corte, para ficar bem encaixado. . .
    O melhor dessa solução é que, apesar de ter esse detalhe do entalhado, de resto é plug & play e serve tanto para o 4 como para o 5 marchas . . .

    PS : Se alguém souber como faço para retirar o entalhado do câmbio, agradeço . . . .


    [ ]´s
    Dias
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor AP + caixa chevette 4m + tcase-ponta_entalhado_152.jpg  

  • #11
    Fala Dias!! beleza?? cara.. pra tirar o entalhado vc terá que desmontar o câmbio inteiro... eu tenho uma solução para o problema da estria sem soldar o entalhado... o problema é que a minha T CASE está no carro e ele está andando!! precisava ter uma T CASE na mão para poder tirar as medidas e providenciar um torneiro para mandar fazer... aí sim ficaria totalmente plug´n play... o único inconveniente é que todo o conjunto ficaria muito para trás, tendo que encurtar uns 20 cm no cardan... pelos preços que tenho pago a um torneiro que tem feito muito serviço pra mim, acho que faria isso por uns 150,00 no máximo...
    Abraço

  • #12
    PS : Se alguém souber como faço para retirar o entalhado do câmbio, agradeço . . . .
    Dias não precisa desmontar o entalhado.
    Use a luva do cardam do chevette,e solde o novo entalhado nela.Pois se você desmontar o cambio vai ser um saco montar......eo entalhado da engraenagem da t-case é de maior diametro que do cambio não tem como montar no cambio novamente,pois existe um casquilho na rabeta do cambio onde trabalha a luva.
    Até mais.

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