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Motor AP + caixa chevette 4m + tcase

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  • 05/05/2005, 08:50
    Arp Kconde
    Fala pessoal.

    Estou acompanhando de fora tuda a engenharia para projetar a construção desse kit.

    DIAS

    Tenho interesse nesse kit tbm só que estava a fim de colocar um 5m e tbm vamos ver se esse preço cai um pouco afinal de ciontas ta um pouco salgado.

    SEBASTIÃO

    Acredito que quando projetarão o cambio com o uso desse rolamento eles calcularam a carga axial sofrida por ele, é lógico que com o passar do tempo surgiram rolamentos mais modernos e melhores que este mais acho que esse que é usado vai guenta o tranco sim(na minha opnião) :roll:

    Na espera pra tornar meu jipe 5m.

    Abraços.
  • 05/05/2005, 09:30
    kbrito
    Citação:

    Será que quando projetaram o bicho pensaram nisso ou essa carga está dentro dos padrões que o rolamento suporta. O que vocês acham ??? (Imatias e Kbrito)
    E ai Sebastião beleza?
    Bom vamos ser sincero se existe um projeto ruim é do cambio Willys,mas quanto a sua pergunta o rolamento em questão esta bem dimensionado pelo menos para carga axial em questão, pois com o funcionamento do cambio+t-case as cargas se anulam no cambio a carga é em um sentido e na t-case é em outro não se anulam por inteiro é claro mas existe um fator compensação .

    Abraço.
  • 05/05/2005, 11:24
    kbrito
    A todos interessados na compra do kit.




    Sem querer defender nosso colega Sebastião, o preço não esta ruim, eu trabalho com usinagem,projetos e ferramentaria, e sei do custo da fabricação de um kit destes é por isso que eu disse logo no inicio que não havia interesse de minha parte em produzi-lo, pois os custos e a responsabilidade é muito grande, eu defendo a tese de que é inviável a produção de um kit para tal finalidade, não pela deficiência do cambio em questão mas sim pelo grau de dificuldade na produção e ajuste do mesmo, afinal de contas é uma adaptação e toda adaptação requer algum ajuste.Existe toda uma engenharia desde, o projeto até a construção de um kit destes, e isso não se faz de um dia para outro.
    Quem vai arriscar???
    Colocar uma porcaria no mercado!Eu não dou minha cara a tapa, para o desenvolvimento de um kit destes, porque no final a montagem será feita por quem???Terá uma mão de obra qualificada para isso???

    Abraços.
  • 05/05/2005, 14:07
    lmatias
    Sebastião...embora não seja especialista em câmbios, sem dúvida o rolamento aguentará a carga axial, pois, em todos os câmbios danificados raramente o problema tem ocorrido nesse rolamento.

    Dias.. já sabe que pode contar comigo qto ao interesse no kit, preciso apenas da certeza de que serviria no 5 marchas ou de que o Tião e seu irmão consigam fazê-lo para o 5 marchas... e qto ao envio, para a galera de são paulo (capital) e região, caso seja mais fácil e bareteie a entrega serem enviados todos ao mesmo endereço acho que apenas uma pessoa poderia recebê-los e todos irem buscar.. desde que seja um local de fácil acesso... eu moro nas proximidades do Aeroporto de Congonhas...
    Espero que consigamos fazer esse preço cair!!
    Abraço a todos
  • 05/05/2005, 16:10
    hugo.morais
    All,

    Muito interessante essa opção de adaptação. Os câmbios do chevette, com já foi falado, são clark's e ainda existe flange para adaptar esse câmbio no motor AP, o que torna um conjunto muito bom e leve. Acho que para não haver problemas com aquisição do Kit seria bom especificarmos qual é o câmbio do Chevette que o Kit se adapta, por exemplo: Câmbio 4 marchas do Chevette de 86 até 90, ai fica mais fácil de procurar no desmanche ;)

    [ ]s,
  • 05/05/2005, 16:38
    Marcos ET
    Dias e All, blz?

    Tbem tou nessa do Kit... DESDE que seja para o cambio de 5m...... tava leddo uma mensagem deste mesmo tópico onde o Giovani falou que existem flanges para o cambio do opala.... bom, nao sei se estou "chovendo no molhado" pois nao sei se é o mesmo cambio do chevette.... mas se nao for... serah muito diferente?

    quanto ao cambio do chevette com esta "nossa" :lol: :lol: flange... nao consigo ver alternativa melhor que usar o terrível rolamento de encosto..... so nao tenho ideia de como regular a folga dele, pois o rolamento vai ficar dentro da t-case então.... tá complicado.... quem sabe usando um parafuso compensador no centro da tampa onde o rolamento vai ficar???

    []'s dando idéia.... e querendo um jeep "51" com 5 marchas! hehe
  • 05/05/2005, 18:59
    Dias
    1 Anexo(s)
    All, mesmo já quase fechando com o Tião o kit para meu 4m, eu e um amigo estamos bolando uma flange quase igual a do kbrito, bem mais barata que a do Tião, só que tem o detalhe de ter de soldar uma ponta no entalhado. . . isso é que tá pegando.
    Como todos devem saber, o entalhado do câmbio do chevette (tanto 4 como 5 marchas) é estria fina e a engrenagem da tcase é estria grossa. Vi que no sul tem uma loja que vende a ponta de entalhado grossa com rosca na ponta (foto em anexo).
    Ontem corri em ferro velhos e comprei um pedaço de chapa 10 mm de ferro para fazer a flange. Fiz um molde em MDF de um espelho com a furação da tcase e o rebaixo para o rolamento e hoje fui atrás de bons torneiros (o que é difícil por aqui). Dos 4 lugares que fui (eram 16 h) apenas 1 estava aberto e o Sr. me pareceu gente boa, gostava de um bom papo (heehehe). Fui ver com ele se ele teria como fazer, prazo e o mais importante , o custo. Ele me disse que só pode fazer a flange na segunda, pois está cheio de serviço e que cobrará R$ 60,00. Achei o preço até que razoável, mas mesmo assim vou chorar pra baixar (hehehe). Comentei com ele a respeito de soldar o entalhado e ele me disse que não tem problema, pois ele vai ter que fazer uma espécie de luva, que não é difícil, que tem que tomar cuidado na hora de centralizar. . de resto ele disse que fazia isso direto em SP. . . Agora amanhã vou comprar essa ponta de entalhado e aguardar a semana que vem para poder tentar desmontar o entalhado (coisa que nem sei como fazer ainda) para poder levar para ele soldar com a ponta. . . a única coisa que acho que terei de tomar cuidado vai ser na hora de medir o ponto exato onde deve ser feito o corte, para ficar bem encaixado. . .
    O melhor dessa solução é que, apesar de ter esse detalhe do entalhado, de resto é plug & play e serve tanto para o 4 como para o 5 marchas . . .

    PS : Se alguém souber como faço para retirar o entalhado do câmbio, agradeço . . . .


    [ ]´s
    Dias
  • 05/05/2005, 23:27
    lmatias
    Fala Dias!! beleza?? cara.. pra tirar o entalhado vc terá que desmontar o câmbio inteiro... eu tenho uma solução para o problema da estria sem soldar o entalhado... o problema é que a minha T CASE está no carro e ele está andando!! precisava ter uma T CASE na mão para poder tirar as medidas e providenciar um torneiro para mandar fazer... aí sim ficaria totalmente plug´n play... o único inconveniente é que todo o conjunto ficaria muito para trás, tendo que encurtar uns 20 cm no cardan... pelos preços que tenho pago a um torneiro que tem feito muito serviço pra mim, acho que faria isso por uns 150,00 no máximo...
    Abraço
  • 06/05/2005, 13:41
    kbrito
    Citação:

    PS : Se alguém souber como faço para retirar o entalhado do câmbio, agradeço . . . .
    Dias não precisa desmontar o entalhado.
    Use a luva do cardam do chevette,e solde o novo entalhado nela.Pois se você desmontar o cambio vai ser um saco montar......eo entalhado da engraenagem da t-case é de maior diametro que do cambio não tem como montar no cambio novamente,pois existe um casquilho na rabeta do cambio onde trabalha a luva.
    Até mais.
  • 06/05/2005, 15:49
    Dias
    Fala kbrito, eu acabei indo num desmanche hoje e comprei a luva do cardã . . . agora falta comprar a ponteira que falei. . .poderia até cortar o entalhado do câmbio do jeep, mas depois eu perco o câmbio. . . ninguém sabe o dia de amanhã. . . na segunda ou terça eu terei a flange e poderei medir a distância que ficará. . .daí posto as fotos p todos. . .

    [ ]´s
    Dias
  • 06/05/2005, 15:56
    Wilson Lavado
    olá DIAS...

    Seguinte:

    quando for desmontar o entalhado, preste atenção de que lado são montadas as engrenagens no mesmo.
    Em alguns câmbios ele é feita pela parte de tras, como no CL2205-A (da A/C 20) a engrenagem da 3ª é pela frente (do lado do eixo piloto) e as demais 1ª, 2ª e 5ª. pelo lado posterior do eixo entalhado. Sendo assim se voce soldar outra ponta de diametro maior (como é o caso do wyllis), não conseguirá monta-lo, ou pelo contrário se CONSEGUIR soldar a ponta com o eiso entalhado montado, não terá condiçao de fazer qualquer reparo no mesmo.

    Abraços

    Wilson
  • 06/05/2005, 20:30
    Marcos ET
    Citação:

    Postado originalmente por Dias
    ...comprei a luva do cardã . . . agora falta comprar a ponteira que falei. . .poderia até cortar o entalhado do câmbio do jeep, mas depois eu perco o câmbio. . .
    [ ]´s Dias

    Faaala Dias! blz? tbem nao larguei o osso! encontrei um cambio chevette 4marchas por R$ 200,00 (4x de 50,00 hehe) mas queria mesmo o de 5marchas... que ainda nao apareceu na minha frente....

    Cara! pq vc nao compra somente aquela luva que o Sebastião tem?? cara! muito melhor q este trabalho todo no estriado........ ele falou q jah resolveu o problema do "passeio" da engrenagem pelo entalhado do cambio.... quem sabe nao é por aih que as coisas se resolvem???

    por falar nisso....

    SEBASTIÃO, blz?

    cara, como vc resolveu mesmo o problema de fixar a engrenagem da T-case no entalhado????? queria saber se, caso nao dê certo de eu comprar a flange toda (pois tou procurando um 5 marchas), tem como ver quanto fica somente a luva pra colocar a engrenagem da T-Case no cambio do chevette? (esta luva serve tanto no entalhado do 4marchas quanto no de 5marchas nao eh? serve tbem perfeitamente na engrenagem original que uso atualmente nao eh?) fala pra mim quanto custaria... pelo menos vou comprando o "kit" aos poucos... hehehehe

    espero tua resposta ok? grande abraço!
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