x
Convex Datacenter
Página 10 de 29 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181920 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 383

Hybrid View

Eu gostaria de tirar uma duvida.

Qual é o ponto de fixação da engrenagem no eixo, não tem rosca na extremidade do eixo???

Se for aquele rolamento que esta dentro do prolong, acho suspeito pois é um rolamento rígido de esferas e suporta muito pouca carga axial.E esta engrenagem tem que ficar muito bem fixada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor AP + caixa chevette 4m + tcase-partes_da_caixa_611.jpg  

Citação Postado originalmente por kbrito
    ...Se for aquele rolamento que esta dentro do prolong, acho suspeito pois é um rolamento rígido de esferas e suporta muito pouca carga axial.E esta engrenagem tem que ficar muito bem fixada.
    Verdade.... acho que seria viável a substituição do rolamento de esferas por rolamento de encosto (daqueles por roletes).... so complica a questão do ajuste da folga.... (jah pensou em usar lâminas de alumínio tipo junta, pra poder regular a folga???) melhor desmontar o câmbio pra pasar por uma revisão e levar logo o entalhado no torno e mandar usinar uma rosca...........

ah! afinal de contas... a flange serve ou nao em cambio cinco marchas? hehehe

grande abraço!

ah! afinal de contas... a flange serve ou nao em cambio cinco marchas? hehehe
    Grande Marcos.

Vou te responder Não serve O cambio 5 marchas é um pouco maior,teria que ser outra tampa traseira (flange).
    Grande abraço.

Fala Kbrito.... tem certeza que os câmbios são diferentes??? não medi, mas já vi os dois (4 e 5 marchas) e para mim são extamente iguais.. a mesma "rabeta", apenas o 5 marchas tem a engrenagens da 5ª junto...
    Abraço

E aí galera, blz. A flange que aparece na foto que postei (Página 3 ou 4) deste fórum não serve para o câmbio de 5M, pois a engrenagem que faz a 5ª marcha é externa à caixa, por isso que aquela capa de alumínio no câmbio de 5M (rabeta) é maior que a do câmbio de 4M. Quanto a confecção da flange de 5M, é só aumentar o comprimento do modelo de madeira que temos e fundir o novo modelo.(Estamos esperando um candidato "cobaia" hehehe!!!) É brincadeira; é por que aqui em JF existe uma lenda que o Câmbio de 5M não aguenta o tranco. (Mas sem nenhum fundamento teórico ou prático)

Fala Imatias, acho q é exatamente pcausa deste conjunto da 5ª que a flange nao cabe.... oq o Kbrito falow era exatamente oq eu nao tava querendo acreditar.... mas vam tocando a bola... pro motor q estou usando (GM151) acho que este cambio é melhor escalonado que o meu bom e velho três marchas.....

Kbrito, parece que para caber em cambio 5marchas tem q ser uma flange mais larga............ nao eh? simplesmente alongar a flange pra caber o conjunto de engrenagens da 5ª nao deve servir... (ou será q serve?)

bão, pelo menos jah temos uma boa saida para instalação do cambio do chevette...

grande [] pro 6

Srs Kbrito e Marcos ET, muito boa a sua colocação; quanto a forma de prender a engrenagem no eixo. (estou igual politico querendo ganhar votos) Esse foi um problema que detectamos logo quando demos as 1ª voltinhas de câmbio novo; percebia que a nova tampa esquentava muito. Um dos motivos foi que esqueci de colocar uma junta de papel na tampa (e a espessura dela estava prevista; então o rolamento rodou forçado) e o outro foi o motivo que o Kbrito levantou acima; a engrenagem forçava o rolamento; mas este 2º em menor escala que o 1º.
    Mas resolvemos o problema (bem pelo menos tem 2 anos que está rodando) colocando duas travas de pressão, (iguais as que prendem as engrenagem do câmbio no entalhado) uma antes do rolamento e uma depois da engrenagem (mando a foto em breve, não tenho nenhuma em mãos agora; as que postei são as que tirei na 1ª montagem)

Continuando..., confesso que não pensei no rolamento de encosto. Boa idéia.
    Quanto abrir rosca na ponta do entalhado não é legal, já vi três adaptações aqui em JF que quebrarm a ponta do entalhado (ele é fino e dessa forma só um lado está apoiado no rolamento e do outro está a engrenagem que tende a empurrá-lo proporcionando a quebra). Observa que todos os câmbios que trabalham com engrenagem na ponta tem o diâmetro bem maior.

Continuando..., confesso que não pensei no rolamento de encosto. Boa idéia.
    Caro colega Sebastião.
    O único problema com rolamento de encosto é o ajuste de pré-carga que será um saco ser feito.... já pensou ter que ir colocando e tirando calço até dar o ajuste.Quanto ao anel de trava eu havia pensado nisso mas o problema é que mesmo assim a engrenagem pode trabalhar com vai e vem no eixo, se a engrenagem tivesse dentes retos tudo bem mas os dentes são helicoidal daí o problema, ela tende a caminhar no eixo quando se traciona.

Abraço.

lmatias,

Só completando....... a respeito do cambio 4 marchas e 5 marchas o comprimento total é igual ou seja se você medir da caixa seca até a ponta do entalhado, o comprimento é o mesmo, só que no 5 marchas a parte de baixo da tampa traseira tem que ser maior pra caber a engrenagem da 5°, já observaram que no cambio 5 marchas do Chevette a ré é do lado da 5° ou seja

1°____3°____5°
    | N |
    2°__|__4°__|__Ré

Então as engrenagens da 5° e Ré ficam naquela parte traseira do cambio.
    Já no cambio 4 marchas não existe este espaço porque ele só tem Ré na parte traseira.
    Espero ter conseguido explicar, + ou - .

Até mais, grande abraço.

Falou tudo Kbrito.. o espaço eu não havia medido... mas sabia que o comprimento é igual... mas sinceramente, a tampa trazeira (o que eu chamo de rabeta) ainda assim me parece a mesma... a dúvida é se a flange feita pelo Sebastião foi considerando as medidas da tampa original ou se ignoraram a tampa e fizeram uma por conta própria.. foi isso Tião? qto à trava... eu ando paralelamente raciocinando sobre uma flange, e essa era a solução que eu havia encontrado... a luva seria "travada" via rolamento na flange, e a engrenagem com trava sendo ajustada com arruelas de aço de medidas diferentes... gostaria de ver as fotos do Tião para iluminar minhas idéias mais!!! mas, se a flange dele servir ou se ele fizer uma para o 5 marchas eu prefiro, pois fica trabalho de profissional...
    Grande Marcos... o meu está com motor 6 cil do maveco (3.0) mas minha intenção é tbm colocar o motor 151 a álcool e escolhi esse câmbio por esse motivo.. além do que dispensa flanges entre motor e câmbio e a embreagem fica a original do opala...
    Abraço a todos

Falou tudo Kbrito.. o espaço eu não havia medido... mas sabia que o comprimento é igual... mas sinceramente, a tampa trazeira (o que eu chamo de rabeta) ainda assim me parece a mesma... a dúvida é se a flange feita pelo Sebastião foi considerando as medidas da tampa original ou se ignoraram a tampa e fizeram uma por conta própria.. foi isso Tião? qto à trava... eu ando paralelamente raciocinando sobre uma flange, e essa era a solução que eu havia encontrado... a luva seria "travada" via rolamento na flange, e a engrenagem com trava sendo ajustada com arruelas de aço de medidas diferentes... gostaria de ver as fotos do Tião para iluminar minhas idéias mais!!! mas, se a flange dele servir ou se ele fizer uma para o 5 marchas eu prefiro, pois fica trabalho de profissional...
    Grande Marcos... o meu está com motor 6 cil do maveco (3.0) mas minha intenção é tbm colocar o motor 151 a álcool e escolhi esse câmbio por esse motivo.. além do que dispensa flanges entre motor e câmbio e a embreagem fica a original do opala...
    Abraço a todos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem