Elmer...eles estão na posição original do CJ...não mudei a posição...
Vou colocar mola da band pra ver como fica...vou deixar reta e com SPOA...
Abs!
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Elmer...eles estão na posição original do CJ...não mudei a posição...
Vou colocar mola da band pra ver como fica...vou deixar reta e com SPOA...
Abs!
A receita está certa.Por que será que o bolo ficou ruim ?
Será que vc está impressionado e na verdade está normal ? Spoa faz o jeep inclinar bem mais que Spua.:pensativo:
Para um carro dessa altura ( spoa+35) eu usaria amortecedores mais duros, acho os de ranger muito bons para jeeps Spua, como no meu caso.
O Elmer usou essa sua configuração e gostava.
Se puder experimenta amortecedores mais duros.Senão só vai restar uma barra estabilizadora.
[]´
Na minha opinião os amortecedores trazeiros estão na posição errada, se colocar na vertical vai mudar o comportamento.
Se tá pulando muito é porque os amortecedores não estão retardando a reação das molas aí a tendencia é quicar mesmo como se tivesse sem amortecedor.
Se está bobão nas curvas é porque os amortecedores também não estão ajudando.
Já usei barra estabilizadora e vou dizer, é um item desnecessário, se tiver tudo certo(wms, caster, feixes, buchas, comprimento e inclinação de jumelos, amortecedores pressurizados e na vertical) não tem porque dar problema na dirigibilidade.
Já que ta mexendo na viatura e buscando solução eu faria essa mudança no posicionamento dos amortecedores antes de trocar os feixes.
[]'s
Sérgio, não está um Jeep bom de andar...além de pular bastante, nas curvas ele está bem molão...bobão!
Creio que os feixes não devem estar lá aquelas coisas....por isso vou colocar os feixes da toyota.
Elmer, eu ouvi falar que amortecedores na vertical tem menos ação do que se ele estivesse inclinado, tanto que estava pensando em inclinar os dianteiros, que estão na vertical atualmente.
Oque eu percebi, é que aumentou e bastante o curso da suspesão...Meus amortecedores estão mais fechados do que aberto, ou seja, o eixo desce bastaante e sobe o necessário...
Creio que meus feixes não estão tão bons...acho a melhor opção colocar os da toyota, sendo que deixa o Jeep mais estável nas curvas!
[]´s
Cara, te passaram informação errada, veja o gráfico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1285939082
[]'s
Elmer, agora entendi sobre os amortecedores....vou procurar deixa-los retos na traseira...junto com os feixes da toyota e SPOA....se não ficar bom, tiro a SPOA.
[]´s
Dae PessoALL...
Tenho em meu jeep molas de Toy Band, e hoje na dianteira os jumelos estão na frente do eixo...
Bem, pretendo modificar a adaptação e passa o jumelo para trás do eixo, como era original...
De quebra, penso em fazer SPOA....
A duvida é, os eixos do meu jeep são originais, mas com alargador de roda de 6cm...
Será que fica bom??? pois já li aqui no fórum que pra fazer SPOA teria que ter eixos de rural ou f75...
Ah um detalhe, fazendo SPOA terei de deixar as molas quase retas né????
Segue umas fotos do jeep de frente para ter noção da largura do eixo, se é suficiente para o jeep não ficar vira-vira....
É um trampo bastante complexo, antes de mais nada comece lendo este tópico:
Erro ao colocar molas da Band
Vc leu o certo de se fazer pois o ideal é utilizar eixos com wms maior(toyota, troller, rural, F75) e não apenas aumentar o wms com recursos tipo espaçadores ou rodas com off-set negativo.
Se vai ficar bom não posso te garantir, tem gente aqui pelo fórum que usa dessa forma e nao teve problema mas a maioria procura seguir a recomendação certa.
Lembrando que se for fazer spoa vai ter que mudar a configuração das barras de direção e isso envolve mais dinheiro e atenção de quem for projetar o novo sistema.
[]'s
O eixo de rural é 20 cm mais largo do que o do jeep.
[]´
Gente, to com o CJ5 desmontadissimo, longe de qualquer mecanico ou retifica, e pretendo montar ele SPOA, com eixos mais largos.
Hoje fui para cidade "grande", Itapipoca, cidade onde nasceu o Tiririca........ e visitei o unico "cara que entende de jeep" para tentar resolver meu problema :
1/ Eixos de rural, é quase impossivel arrumar na regiao... os pau-de-arara (muitos sao rural o F75) nunca morrem, tudo é aproveitado até o fim ! Talvez em Fortaleza, mas por um preço que nao cabe no meu bolso...
2/ Ele me fez uma proposta que me asustou : alargar os meus proprios eixos !! Ele me mostrou o jeep dele com os dois eixos alargados na retifica, so foram trocados os semi eixos. Nao da nem para perceber e perece ter resistido ao anos sem mexer... Sei que alguns vao querer mandar pedras, mas afinal, se for muito bem feito, sera que nao vale arriscar ? :pensativo:
Talvez para maior segurança, mandar soldar um reforço em U como no eixo dessa foto :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/076.jpg
3/ Para reduzir o angulo nas cruzetas, tem que girar as bolas de diferential... certo. Sera que alguem que fez SPOA num jeep BF161 + Feixes originais se lembra dos angulos ? Senao vou ter que montar tudo de novo, merdir, desmontar, .... OOOO preguiça !! :lol:
Qualquer ajuda, agradeço :concordo:
PS : Sem acentuaçao, escrevo com um teclado françês