Molas de Toy custam por volta de 1400 e para fazer esses lift um amigo que só trabalha com isso cobra o preço de 1500 para os dois eixos prontos.
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Molas de Toy custam por volta de 1400 e para fazer esses lift um amigo que só trabalha com isso cobra o preço de 1500 para os dois eixos prontos.
E só com amortecedores Rancho já não levantaria pelo menos uns 3-5 centímetros? Se levantasse pelo menos isso, mais uns calços de carroceria de 2,5 pol já conseguiria uns 8cm, não? Aí já resolveria meu problema
Willian,
Os amortecedores por si só não levantam o carro, a função deles é dar estabilidade e não ter papel " estrutural", que é função das molas. O que um amortecedor maior pode possibilitar é levantar o carro e por ter mais curso de amortecedor não ter de alterar suportes e etc..
NMHO, o que vc gastaria com os ranchos dá pra usar um amortecedor mais simples e gastar em algo mais eficaz para resolver seu problema.
()´s
Vamo lá...
Quando se pensa em suspensão, não é somente mola+amortecedor que se leva em conta, o negócio é muito mais delicado.
Sem aquele papo " mas o engenheiro passa tantos anos projetando..." , mas a conversa sempre volta a este ponto.
1- Além da parte dinâmica, como Squat, Dive, Bumpsteer, constantes de mola e amortecedor e etc, tem a parte da resistencia dos materiais envolvida, pois as cargas mudam de lugar ( A longarina não foi feita para suportar uma torção nesse suporte de mola ) , ou será que o tirante vai aguentar uma pancada mais forte ?? e esse suporte da panhard feito de tubo soldado e ferro chato, sem nenhuma triangulação aparentemente ???
2- As molas de Toyota são uma adaptação também, porém utiliza peças que já são consagradas por sua robustez, então cada parafuso já se sabe que foi mais do que testado nas bands durantes esses anos todos, além do mais, não se muda os locais onde se concentram as cargas ou a geometria de trabalho do eixo.
As molas de band não deixam de ser uma adaptação/ gambiarra perante os aspectos de engenharia, porém são menos invasivas do que uma suspensão helicoidal.
Agora, se procura conforto, ele não vai andar junto do preço baixo não...
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Muito obrigado (novamente) Denis!!!
Quando falei que os amortecedores iriam "levantar o carro", falei justamente pensando em colocar um mais comprido.
Para o Spoa, levantando 12 cm, que é a estimativa do mecânico, gastaria 1100reais.
Se comprar 4 Ranchos #7425 (Amortecedor Rancho Dianteiro / Traseiro p/ Willys, Rural e F-75) gastaria um total de 1400. Não muito diferente
Se os amortecedores derem uma levantada em 4 cm, com calços de 2,5 consigo mais 5 cm (300 reais, instalado), o que resolve tanto o problema da direção COMO UM QUE ESQUECI DE MENCIONAR: As rodas traseiras, ao fazer curva, raspam na borda do "alargador"...
PS: Uso os amortecedores da Ranger atualmente...
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William Pussi
Denis, e se fosse você ou qualquer outro amigo do fórum, o que fariam? Colocaria molas originais e fazia SPOA, deixava com originais sem SPOA ou partia para umas molas de Toy com ou sem SPOA?
Como é dificil quando se trata de modificações heim... hehe
Eu estou terminando a adaptação de motor ap com caixa de chevette.
Aproveitei e fiz o SPOA com as molas originais.
Virei o offset das rodas(eixo original do CJ)
Rodei pouco, mas gostei do resultado.
Agora está terminando a parte elétrica.
Todo serviço foi executado por mecânico de confiança e credibilidade aqui em BH.
Bom,
A questão que nada para só nesses valores :
Se trocar para os ranchos, inevitavelmente vai ter que arquear feixe de mola, buchas, alguma mola que esteja quebrada ou que se julgue necessário reforçar, pois com um carro mais alto uma suspensão um pouco mais rígida ajuda a diminuir a rolagem.
Outra coisa é ver se os ranchos tem realmente mais curso do que os da ranger....
O SPOA não fica só nisso de preço : High steer é quase que de lei, senão a barra fica exposta a impacto... depois vem o acerto do caster ( muito dificil de fugir da obrigação de soldar os munhões), acerto do comprimento dos cardãs, flexíveis novos e etc....
tem que ver onde pega a roda também ... na pior das hipóteses não é crime cortar um pedaço da carroceria ou fazer um body lift, usar alargador e etc :mrgreen:
Deixava SPUA com molas de Band de boa qualidade... esses kits baratinhos de mola só vão piorar sua situação... Se você não vai malhar em trilha, usar pneuzão ou coisa do tipo, não vejo a necessidade de SPOA, ou existe alguma ??
Mola original com SPOA é perder serviço... vc arruma, faz tudo no jeito fica 100%... aí vc quebra umas molas mestras, troca 10 jogos de buchas, perde meia duzia de cueca com o body roll, " ganha " umas 2 pol de lift desnecessário por causa do pacote de molas e depois de tudo isso vc resolve usar feixe de band e perde boa parte do que tinha feito com os feixes originais....
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E pior que é verdade.
Basta vc olhar que no CJ é facil adaptar qq motor e cambio, a reduzida nunca dá interferencia no chassis, sobra até um espaço.
Agora, vamos supor um Engesa : normalmente tem que fazer uma cirurgia no chassis para adaptar a t case da band.
Oh, mas o papo aqui não era suspensão ??
Sim, justamente por isso : o CJ nasceu para ter feixes, as longarinas são espaçadas entre si para aumentar a ação do feixe de molas - Por isso quando se coloca helicoidal no CJ é um parto : O chassis não dá espaço para a mola, o munhão dá interferencia ou vc faz aquela torre no eixo para apoiar a mola e se arrepender a cada manutenção no munhão ou perde os pudores e faz um serviço no chassis.
A engesa previu isso e pos as longarinas mais próximas entre si, tem espaço para a mola, o eixo é mais largo e etc...
Outra coisa que já vi algumas vezes é fazerem um 3 link sem usar um truss.... a carcaça do dana não aguenta torque na emenda do globo com a tubeira e o resultado é a quebra...
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Posso usar os mesmos 10mm nos feixes da Toyota no CJ5?
Quando o Giovanni explica para fazer uma linha no munhão para girar para Spoa.