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Tópico: SPOA em CJs

  • #205
    Usuário Avatar de mistura
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    Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida que não ficou claro pra mim (sou leigo em assuntos de suspensão).
    Pretendo comprar uma F75 para trilhas, quero fazer SPOA nela, o eixo traseiro vou mudar a angulação para não forçar as cruzetas, e quanto ao eixo dianteiro?
    Será que vai quebrar muito se deixar a angulação original com SPOA?
    Na traseira será necessária uma barra anti torção do eixo?

    Abrass

  • #206
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Citação Postado originalmente por mistura Ver Post
    Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida que não ficou claro pra mim (sou leigo em assuntos de suspensão).
    Pretendo comprar uma F75 para trilhas, quero fazer SPOA nela, o eixo traseiro vou mudar a angulação para não forçar as cruzetas, e quanto ao eixo dianteiro?
    Será que vai quebrar muito se deixar a angulação original com SPOA?
    Na traseira será necessária uma barra anti torção do eixo?

    Abrass
    Na dianteira as vezes não precisa, pois o cardan acaba sendo maior e não estrangula a cruzeta.
    Mas se ficar muito angulado vc faz igual ao da traseira, mas tb tem que acertar o caster....tem varios exemplos disso aqui no fórum.

    A barra é mais necessária em motores com maior torque/potencia, se o motor não for muito forte e o pé leve talvez nem precise.
    Se vc ficar com duvida, nesse caso minha sugestão é vc primeiro montar o spoa, testar na trilha e ver o comportamento do eixo.

    []'s

  • #207
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    na minha opinião a resposta pras duas perguntas é SIM, lembrando também de adicionar na receita do bolo um par de high-steer.

    []'s

  • #208
    Usuário Avatar de antoniofilipi
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    alguem tem fotos de como deve ser essa barra no eixo traseiro? no meu usei a do chevette a curta, e foi soldado um cano no chassis e feito um suporte, só achei a barra muito inclinada, amanha posto fotos, pois estava estourando cruzeta direto
    Ranger XLT 4.0 V6 4x4 2000 - Lift + Pneus 35'';

    EX - Jeep Willys '74 Motor 3.0 Omega + FT450, 37'';

    Ex - Rural Willys '66 Bf161 original.

  • #209
    Usuário Avatar de william_1966
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    Pessoal, estou precisando de ajuda.

    Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
    Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
    A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
    Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

    01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

    02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

    03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

    04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

    05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

    https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk...43.11.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkh...43.17.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pf...00.20.jpg?dl=0



    Desde já agradeço!

    PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso
    4X4 Brasil
    1966 - Jeep Willys
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  • #210
    Usuário Avatar de william_1966
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    Do ponto mais alto da capota até o chão, ele tem, atualmente, 1 metro e 83 centímetros. Somente com SPOA, ele deve ficar com quanto, mais ou menos?
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  • #211
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    Bom dia!
    1° vai e aproveite e coloque barras de direção mais fortes,
    2°cruzetas doa cardans.aumente a angulação dos dif coloque junta cv nos dois cardans e aumente o caster do dif dianteiro
    3°mais duro
    4°cuidado em curvas e no off road pois como seu entre eixos é pequeno o CG vai subir muito
    5°existem outras maneiras de deixar ele monstro,coloque calços de carroceria c 3 polegadas pneus 37 e corte as partes que pegaram na carroceria que ele ficará chic,mas coloque o dif trás mais para traz pq pega muito na frente
    Espero ter ajudado
    []s
    Citação Postado originalmente por william_1966 Ver Post
    Pessoal, estou precisando de ajuda.

    Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
    Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
    A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
    Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

    01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

    02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

    03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

    04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

    05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

    https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk...43.11.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkh...43.17.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pf...00.20.jpg?dl=0



    Desde já agradeço!

    PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso

  • #212
    Usuário Avatar de william_1966
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    Então amigo, realmente ajudou, porém o problema da coluna de direção não seria resolvido!!!!
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  • #213
    Usuário Avatar de william_1966
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    Aproveitando as perguntas, alguém sabe quais (códigos) amortecedores Rancho (dianteiro e traseiro) poderia utilizar, com spoa e eixos rural?
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  • #214
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por william_1966 Ver Post
    Pessoal, estou precisando de ajuda.

    Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
    Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
    A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
    Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

    01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

    02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

    03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

    04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

    05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

    https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk...43.11.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkh...43.17.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pf...00.20.jpg?dl=0



    Desde já agradeço!

    PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso
    Meu pitaco :

    Particularmente, acho que no seu caso SPOA não seja a solução mais adequada para você,

    1- Mexer na suspensão pra acertar a direção corre o risco de ficar com uma bucha maior ainda para resolver.

    2- Pra quem anda muito mais em asfalto, pneus lisos e pequenos, estabilizadoras e etc... tudo isso vai contra a idéia de SPOA

    3- Por mais condenável que seja, arquear os feixes originais, jumelos altos e um body lift pode ser a solução mais adequada no momento.

    4- se for mexer, melhor gastar dinheiro com feixes de Band, que te aumentam a confiabilidade ao menos.

    Põe uma fotos da direção... quem sabe é mais fácil de resolver do que fazer essa bagunça toda.

    ()´s
    Denis

  • #215
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Meu pitaco :

    Particularmente, acho que no seu caso SPOA não seja a solução mais adequada para você,

    1- Mexer na suspensão pra acertar a direção corre o risco de ficar com uma bucha maior ainda para resolver.

    2- Pra quem anda muito mais em asfalto, pneus lisos e pequenos, estabilizadoras e etc... tudo isso vai contra a idéia de SPOA

    3- Por mais condenável que seja, arquear os feixes originais, jumelos altos e um body lift pode ser a solução mais adequada no momento.

    4- se for mexer, melhor gastar dinheiro com feixes de Band, que te aumentam a confiabilidade ao menos.

    Põe uma fotos da direção... quem sabe é mais fácil de resolver do que fazer essa bagunça toda.

    ()´s
    Boa Denis!
    X2!

    []'s

  • #216
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    12/10/2010
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    Pessoal, sei que SPOA deixa realmente sem muita estabilidade, mas em relação a conforto (não se pode exigir muito) ficaria melhor com molas de Toy ou esses links e molas espiral das fotos a baixo? Pois minhas molas originais estão cansadas por isso eu estava pensando em mudar para uma dessas opções.
    Eu não uso para trilhas como o amigo a cima , mas queria que ficasse com uma aparencia mais bonita e deixando mais alto da um outro estilo.

    SPOA em CJs-10390335_849516401729156_944525303378861276_n.jpg
    willys motor 4cc opala 2.4 a alcool com pequenas melhoras para dia a dia

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