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Tópico: SPOA em CJs

Hybrid View

  • #1

    SPOA em CJs




    Monge,
    O que necessita para tornar o jeep SPOA?
    Quanto de investimento, incuindo material e mão de obra?




    André
    Quase cj-5

  • #2
    Usuário Avatar de monge
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    spoa

    Andre, tem SPOA e SPOA

    no meu caso, não troquei pneus, nào passei meu jeep pra freios a disco, então saiu relativamente barato.

    no caso do fábio, (diz æ fábio) que fez isso tudo e mais algumas coisas, saiu relativamente caro.

    Creio que tem tópicos aqui no fórum falando do SPOA, não estou me lembrando no momento.
    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #3
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por monge Ver Post
    Andre, tem SPOA e SPOA

    no meu caso, não troquei pneus, nào passei meu jeep pra freios a disco, então saiu relativamente barato.

    no caso do fábio, (diz æ fábio) que fez isso tudo e mais algumas coisas, saiu relativamente caro.

    Creio que tem tópicos aqui no fórum falando do SPOA, não estou me lembrando no momento. agora no meu site tem o passo-a-passo:
    www.furreca4x4... (editado por Moderador)

    []'s

    Eugênio



    PESSOAL TOMEM CUIDADO,ESSE SITE DA FURRECA4X4 ESTÁ COM VIRUS ,QUANDO TECLEI NELE EU PEGUEI VIRUS.

  • #4
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Tentando saber mais sobre SPOA...
    Eu quero spoar meu Quindim mas queria manter os munhões na posição original...poderia ser usado algum tipo de adendo para os eixos cardãs que mantivessem os mesmos no mesmo plano sem ter que mexe na angulação do diferencial e nos munhões?

    Aos mestres com carinho...hehehe...por favor respondam.

  • #5

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Milton

    Encontrei tópicos que envolvem o assunto, de uma lida e veja o que deve ser feito.

    Aulas do Mestre Leopoldo
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=22105
    e
    http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30979

    Aulas do Mr William http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...7424#post87424

    Aqui tem mais conteúdo também, foi onde esbarrei nesse tipo de problema logo que entrei pro fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4934

    []'s

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    Tentando saber mais sobre SPOA...
    Eu quero spoar meu Quindim mas queria manter os munhões na posição original...poderia ser usado algum tipo de adendo para os eixos cardãs que mantivessem os mesmos no mesmo plano sem ter que mexe na angulação do diferencial e nos munhões?

    Aos mestres com carinho...hehehe...por favor respondam.
    Se não mexer na angulação vai correr um sério risco de acidentes, principalmente ao fazer curvas...

  • #8
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    PESSOAL TOMEM CUIDADO,ESSE SITE DA FURRECA4X4 ESTÁ COM VIRUS ,QUANDO TECLEI NELE EU PEGUEI VIRUS.
    UÉ NINGUEM FALA NADA?
    SERÁ QUE FOI SÓ EU QUE PEGUEI VIRUS?:

  • #9
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    VALDIR

    Vc alertou , prá que q eu ia duvidar??? Nem chego perto...KKKK

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por valdir rainer Ver Post
    UÉ NINGUEM FALA NADA?
    SERÁ QUE FOI SÓ EU QUE PEGUEI VIRUS?:
    Valdir, por precaução eu editei as mensagens que tinham o endereço do furreca4x4.

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de Milton Quindim
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    Valeu Elmer...jah li e desisti...hehehe

  • #12
    Usuário Avatar de monge
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    Oi André,

    Abaixo a receita do Bill:

    OK,vamos lá...

    O detalhes desta receita são do Samurai, mas os conceitos se aplicam ao
    qualquer jipe ou Jeep com feixes de mola... O que descrevo é a maneira em que EU faria o trabalho, tendo meus equipamentos, minha garagem e a minha experiência. Obviamente, quem não tiver os equipamentos e experiência deveria recorrer aos serviços de um mexánico. ESCOLHE BEM pois têm muito cara ruim por aí!!!!

    Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:

    1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre ospontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
    2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
    3) É bem mais estável que um "jumelado e arqueado" da mesma altura.
    4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dosfeixes.
    5) Dá uma aparéncia super-legal ao jipinho!!

    E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
    seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
    1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
    nenhuma circumstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o feixe!!!

    ========================

    A Receita:

    Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
    - 04 berços de mola, comprados dos $tates ou fabricados por aquele cara da esquinas que faz portões de ferro. O Régis tem um desenho do berço para o Samuca.
    - 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
    - 04 jogos de jumelo originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
    - se você já f$d#u os feixes com muito arqueamanto, então pau no c*, terá que substituí-los
    - 01 caixa de ferramentas, razoávelmente equipada com tudo que tem direito
    - 04 cavaletes
    - 01 macaco hidráulico
    - 01 máquina de solda decente
    - 01 lata spray de tinta preta

    Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que vale a pena...

    DESMONTAGEM

    1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos cavaletes.

    2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais. Retirar a barra de direção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA pois não voltará!!!

    3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levantá-lo. Retirar os parafusos daqueles jumelos estupidamente compridos. Soltar os parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.

    4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.

    MODIFICAÇÃO

    5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e pintar as soldas.

    6) Aqui tem duas opções:
    a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
    cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos os pinos do amortecedor.
    b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
    amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos compridos. Para mim, esta é a melhor opção.

    REMONTAGEM

    7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os jumelos originais. Apoiar
    o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
    Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
    passar e apertar os grampos (ou parafusos).

    8) Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.

    9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
    (esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
    pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!

    10) É provável que o volante seja torto. Alinhá-lo o melhor possível e
    guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.

    11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
    passa pelo portão. Se não, dançou!!....

    11) Testar o bichinho!!

    Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
    pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo SPOA.

    O pitman origina é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
    calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam....

    Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de fixação...

    Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.

    HTH

    OBS: O Spider ainda não está pronto, mas já modifiquei a minha asssinatura em baixo. Não faz mal em sonhar com o futuro próximo, né?!?!?....

    Abraços,

    Bill
    Riberão Pires, SP, Brasil
    1998 Samurai "Spider"
    1994 Niva "Parmesão"


    Eu segui mais ou menos esta receita... porém com algumas modificações

    []'s

    Eugênio
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