x
Convex Datacenter
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 241

Tópico: SPOA em CJs

Hybrid View

Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Agradecimentos: 3

Spoa

Uma coisa que nao se pode deixar de falar... Quando se faz SPOA, o veiculo perde bastante estabilidade... Nao por causa do SPOA propriamente dito, mas sim por causa da altura extra... Eu ja andei em CJ com tudo quanto é tipo de mola ( Original, FIAT, Toyota ) e todos com SPOA, e afirmo que o custo para se ganhar altura é bem caro a ser pago com estabilidade... Acredito que barras estabilisadoras, que podem ser desacopladas, é bastante recomendavel... pelo menos vou por no meu
    Existe um tópico falando sobre as tais barras...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=253
    []'s
    Gustavo

Citação Postado originalmente por AndréSanchez
    Quanto de investimento, incuindo material e mão de obra?
    André,
    Se você não fizer nada, ou seja, pagar para fazerem tudo, não deve sair mais que R$300,00, fora os acessorios "obrigatorios-opcionais", como o Dropped Pitman Arm / barras estabilizadoras....

[]´s

Citação Postado originalmente por walter.andreis
    Se você não fizer nada, ou seja, pagar para fazerem tudo, não deve sair mais que R$300,00
    Nem em sonho, Walter...

A receita do SPOA do Bill não considera um monte de problemas, que são agravados por estarmos tratando de um CJ e não do Samurai (O lift nestes carros são bem maiores)

Vamos ver se eu me lembro dos problemas e custo na época:

Problema:Grande angulação das cruzetas.
    Solução: Torno no eixo dianteiro, terá de girar a bola do diferencial. Custouvido que algum torneiro que mereça receber esse serviço cobre menos do que R$ 400,00. Eu paguei R$ 600,00, mas nem parece que o eixo foi cortado.

Problema: Estabilidade
    Solução: Aumentar o eixo, amortecedores com regulagem, ou barras estabilizadoras. No meu caso, usei pneus de 35", rodas com off-set de -32, espaçador de rodas em aluminio e Rancho 9000
    Custo: Rodas R$ 200,00
    Espaçadores R$ 240,00
    Pneus R$ 500,00
    Amortecedores US$ 400,00

Problema: Flexiveis curtos
    Solução: Confeccionar novos.
    Custo: R$ 80,00

Agora o problema maior mesmo e que ainda não foi solucionado foi com o sistema de direção. Isso porque não existe arm dropped pitman para lift de 6" pronto no mercado. Os americanos quando fazem SPOA usam molas planas o que faz com que o lift do spoa caia para 4" e se o lift for maior do que isso eles usam outras técnicas que não o arm pitman.

Isso sem contar a confecção dos berços, nova relação de diferencial por causa dos pneus, novo suporte dos amortecedores devido ao novo curso, etc, etc, etc... Uma coisa puxa outra. Veja bem qua não estou querendo desanimar ninguém a fazer SPOA no jipe, afinal o resultado é animal!!! Tenho uma puta torção, altura, além de uma suspensão original.

[]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SPOA em CJs-img10011_155.jpg   SPOA em CJs-img10010_105.jpg  

Citação Postado originalmente por Fábio
    Solução: Aumentar o eixo, amortecedores com regulagem, ou barras estabilizadoras. No meu caso, usei pneus de 35", rodas com off-set de -32, espaçador de rodas em aluminio e Rancho 9000
    Custo: Rodas R$ 200,00
    Espaçadores R$ 240,00
    Pneus R$ 500,00
    Amortecedores US$ 400,00

Problema: Flexiveis curtos
    Solução: Confeccionar novos.
    Custo: R$ 80,00
    Fala Fabião...

Creio que aí seja uma questão de "poder ou naum poder"...
    Eu não gastei mais do que R$300,00 e estou com o SPOA (SPRING OVER AXLE), ou seja, estou com as MOLAS SOBRE O EIXO... Acho que se todo mundo que for fazer um SPOA, tiver que colocar Rodas com offset neg. / amortecedor rancho / Pneu num sei o q / espaçador / etc etc etc, aí sim vai sair uma baita facada...
    Porém pra quem quer ir aos poucos, naum se gasta quase nada para deixar o CJ SPOA... É claro que o ideal seria como você falow, para não perder estabilidade / curso de direção / etc... mas tem gente (eu por ex.) que não gasta R$2140,00 (+- seu calculo) numa paulada só, e mesmo assim pode fazer o SPOA SIM....
    "NUM EH MONGE???" 8)
    Eh soh ter a consciencia do estado atual de "estabilidade" do CJ, e dar uma maneirada em inclinações e velocidades (shimmy)...

[]´s

Usuário
    Entrada
    28/03/2003
    Agradecimentos: 0

[b]arm dropped pitman[/b]

Olá Gente!

Bom, eu estou no meio da execução de um SPOA no meu CJ, com Eixos de Rural e Molas da Toyota.

Me deparei com os problemas de suportes, angulos.....

Mas o que é esse tal de "arm dropped pitman"

Como posso resolve-lo? e é que tenho que resolver.

Valeu

Guto
    CJ 66 - 4.1 - SPOA a caminho

Citação Postado originalmente por Guto
    Me deparei com os problemas de suportes, angulos.....
    Mas o que é esse tal de "arm dropped pitman"
    Como posso resolve-lo? e é que tenho que resolver.
    Fala Guto,
    Excelente escolha de eixo para o SPOA!
    Quanto a problemas de suporte, seriam os "berços" das molas que vão presos sobre o eixo, ou os suportes para as molas da toyota no chassis?
    Caso seja a primeira opção, é muito fácil de se resolver, qualquer torneiro ou metalúrgico faz para você, é soh levar o exemplo (berço antigo) pra eles, ou então apenas explicar o q vc está querendo fazer. Ja se for o suporte das molas no chassis, você pode ter um pouco mais de trabalho, pois os suportes dos dois lados (dir. e esq.) devem ter a mesma distância para que o CJ não fique torto, o recomendável seria levar o CJ a uma casa de molas ou oficina "especializada em adaptações".
    Quanto ao angulo de cruzeta trazeiro, é só você dar uma "girada" no diferencial trazeiro, de modo a deixar a saida do diferencial "alinhada" com a saida da caixa de transferencia, aí então você solda os "berços" com o alinhamento desejado... no diferencial dianteiro a coisa já péga um pouco mais, pois você precisa separar a bola do diferencial dos tubos dos eixos, para alinhar a "bola" (hhehehee) com a saida da cx. de transferência... tem gente que ao invés de separar assim, prefere "cortar" as pontas do tubo e soldar novamente com o alinhamento... aí é questão de escolha.... a primeira opção creio que é mais aconselhavel, porém pode sair meio $$$algadinho (neh fabio!? )
    O Dropped Pitman Arm ou Dropped Arm Pitman, sei lah, é nada mais do que o "braço pitman" que está localizado na saída da caixa de direção, só que com um tamanho / angulação maiores, para trabalhar melhor com o SPOA...

Qualquer coisa estamos ae...

[]´s

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Alinhamento do diferencial!

no diferencial dianteiro a coisa já péga um pouco mais, pois você precisa separar a bola do diferencial dos tubos dos eixos, para alinhar a "bola" (hhehehee) com a saida da cx. de transferência... tem gente que ao invés de separar assim, prefere "cortar" as pontas do tubo e soldar novamente com o alinhamento... aí é questão de escolha.... a primeira opção creio que é mais aconselhavel, porém pode sair meio $$$algadinho (neh fabio!? )
    []´s
    Grande Walter!

Lamento discordar, mas a segunda opção é melhor. Existe uma solda original na ponta do tubo do eixo, que fixa a "bola" do munhão. É só cortar essa solda, alinhar e soldar novamente. Nem se percebe que o serviço foi feito. Por aqui, levando a carcaça do eixo já demontada, um torneiro cobra uns 100 paus... E já acho caro, pois o serviço é feito em menos de 1 hora... E não é gambiarra, coisa bem feita sim senhor!
    Quanto à cortar perto da bola do diferencial, é o seguinte: primeiro será um corte e solda que não existem originalmente ali. Se optar por remover as soldas que prendem o tubo na "Bola", vc nunca mais acerta a posição correta... Além de ser um serviço "monstruoso" e desnecessário...

Spoa é ótimo

Já se passou 4 anos que eu ja fiz spoa no meu cj-5, fiz todos os tipos de trilhas, asfalto e etc... o SPOA é ótimo, o jeep fica muuuito mais macio e melhora muito nas trilhas, meu cj-5 estar com SPOA, os 4 feixo de molas estar arqueado no maximo, calços PU 2,5 polegadas e pneus 265/75/16. tive que botar mas amortecedores pq ele tinha ficado sem estabilidade, botei os amortecedores da ranger cofapTurboGás, indico a todos o SPOA

Oloco..

acho que o principal objetivo da SPOA é deixar o Jeep alto sem arquear muito os feixes, se deve ficar muuito ruim pra dirigir..Além do feixe arqueado, estão por cima, o angulo do Jeep muda muito...

Sobre os amortecedores da ranger, eu acho bons, porém, para SPOA e jumelos revolvers, fica muito curto....

abraços!

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    eu vou ganhar pedradas, mas já que tow grogue ainda da endoscopia...

SPOA só serve pra 35" pra cima o resto é completamente desnecessário e só pra fazer pressão...

Gosto é gosto, mas que é desncessário pra nego que usa 33" ou as vezes 35 (com alterações) num tenha duvidas...

Fora o centro de gravidade que vai pra casa do C$%$lho...

Aqui no forum tem alguns SPOADOS bem feitos, mas ao vivo aqui em sampa 90% dos casos é PURA PRESSÃO... FANTA LARANJA = Só fazem pressão e é 100% laranja ahuauauha

SPOA = highsteer, molas retas, eixos de rural + correção de caster e cardans... o resto é FANTA
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Se tiver dúvidas sobre SPOA, pergunta pro Bill que ele manja tudo

[]'s

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    SPOA = highsteer, molas retas, eixos de rural + correção de caster e cardans... o resto é FANTA
    X2 + amortecedores pressurizados e reposicionados

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Revolver ou SPOA
      Por Marcio Vargas no fórum Jeep Willys
      Respostas: 126
      Última resposta: 06/09/2010, 12:28
    2. Ajuda - SPOA, manter ou não?
      Por TiagoMax no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/05/2009, 12:54
    3. spoa f-75 com pneus 31
      Por Amauri Marques Farias no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 9