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Tópico: SPOA em CJs

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  • #1
    Usuário Avatar de william_1966
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    Pessoal, estou precisando de ajuda.

    Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
    Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
    A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
    Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

    01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

    02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

    03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

    04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

    05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

    https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk...43.11.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkh...43.17.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pf...00.20.jpg?dl=0



    Desde já agradeço!

    PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso
    4X4 Brasil
    1966 - Jeep Willys
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  • #2
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
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    Bom dia!
    1° vai e aproveite e coloque barras de direção mais fortes,
    2°cruzetas doa cardans.aumente a angulação dos dif coloque junta cv nos dois cardans e aumente o caster do dif dianteiro
    3°mais duro
    4°cuidado em curvas e no off road pois como seu entre eixos é pequeno o CG vai subir muito
    5°existem outras maneiras de deixar ele monstro,coloque calços de carroceria c 3 polegadas pneus 37 e corte as partes que pegaram na carroceria que ele ficará chic,mas coloque o dif trás mais para traz pq pega muito na frente
    Espero ter ajudado
    []s
    Citação Postado originalmente por william_1966 Ver Post
    Pessoal, estou precisando de ajuda.

    Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
    Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
    A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
    Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

    01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

    02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

    03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

    04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

    05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

    https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk...43.11.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkh...43.17.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pf...00.20.jpg?dl=0



    Desde já agradeço!

    PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso

  • #3
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por william_1966 Ver Post
    Pessoal, estou precisando de ajuda.

    Meu cj-5 está com DH, acho que é kit do santana, com coluna da zafira/astra (com regulagem de altura), tenho eixos da rural, freio a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa, pneus 245/70/15 com rodas "kombat", barras estailisadoras.
    Acontece que o mecanico que adaptou minha DH passou uma das barras errado, aí para o eixo não bater nelas, colocou "limitadores". Por causa disso, qualquer passada em lombada, descida de meio fio, buraco, os eixos batem nesse "limitador".
    A solução apresentada pelo atual mecânico foi a de fazer SPOA. Para isso, me apresentou o orçamento de R$1.000,00. Vou aproveitar e trocar os calços de carroceria, que estão gastos/ausentes, e vou trocar por um pouco maior.
    Apesar de confiar totalmente no trabalho dele, lendo esse tópico, fiquei em dúvida:

    01) Com essa minha configuração, e pelo fato de não fazer trilhas, meu uso "off road" é de apenas 05% do tempo, preciso de "hi-steer" e outras coisas?

    02) Quais peças aumentarão o risco de quebra? O que fazer?

    03) O jeep tende a ficar mais duro/macio?

    04) Quais cuidados adicionais devo tomar?

    05) Queria fazer o SPOA pra deixar o cj com o visual mais "mostro", pois atualmente não gosto muito da altura dele, olhem:

    https://www.dropbox.com/s/c8zfwbtqvk...43.11.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/u4jfvthbkh...43.17.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/lpq0qfy1pf...00.20.jpg?dl=0



    Desde já agradeço!

    PS: Já fiz a leitura do tópico, mas ainda fiquei em dúvida, visto que é meu primeiro jeep e não entendo muita coisa disso
    Meu pitaco :

    Particularmente, acho que no seu caso SPOA não seja a solução mais adequada para você,

    1- Mexer na suspensão pra acertar a direção corre o risco de ficar com uma bucha maior ainda para resolver.

    2- Pra quem anda muito mais em asfalto, pneus lisos e pequenos, estabilizadoras e etc... tudo isso vai contra a idéia de SPOA

    3- Por mais condenável que seja, arquear os feixes originais, jumelos altos e um body lift pode ser a solução mais adequada no momento.

    4- se for mexer, melhor gastar dinheiro com feixes de Band, que te aumentam a confiabilidade ao menos.

    Põe uma fotos da direção... quem sabe é mais fácil de resolver do que fazer essa bagunça toda.

    ()´s
    Denis

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Meu pitaco :

    Particularmente, acho que no seu caso SPOA não seja a solução mais adequada para você,

    1- Mexer na suspensão pra acertar a direção corre o risco de ficar com uma bucha maior ainda para resolver.

    2- Pra quem anda muito mais em asfalto, pneus lisos e pequenos, estabilizadoras e etc... tudo isso vai contra a idéia de SPOA

    3- Por mais condenável que seja, arquear os feixes originais, jumelos altos e um body lift pode ser a solução mais adequada no momento.

    4- se for mexer, melhor gastar dinheiro com feixes de Band, que te aumentam a confiabilidade ao menos.

    Põe uma fotos da direção... quem sabe é mais fácil de resolver do que fazer essa bagunça toda.

    ()´s
    Boa Denis!
    X2!

    []'s

  • #5
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    Pessoal, sei que SPOA deixa realmente sem muita estabilidade, mas em relação a conforto (não se pode exigir muito) ficaria melhor com molas de Toy ou esses links e molas espiral das fotos a baixo? Pois minhas molas originais estão cansadas por isso eu estava pensando em mudar para uma dessas opções.
    Eu não uso para trilhas como o amigo a cima , mas queria que ficasse com uma aparencia mais bonita e deixando mais alto da um outro estilo.

    SPOA em CJs-10390335_849516401729156_944525303378861276_n.jpg
    willys motor 4cc opala 2.4 a alcool com pequenas melhoras para dia a dia

  • #6
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por douglasfrener Ver Post
    Pessoal, sei que SPOA deixa realmente sem muita estabilidade, mas em relação a conforto (não se pode exigir muito) ficaria melhor com molas de Toy ou esses links e molas espiral das fotos a baixo? Pois minhas molas originais estão cansadas por isso eu estava pensando em mudar para uma dessas opções.
    Eu não uso para trilhas como o amigo a cima , mas queria que ficasse com uma aparencia mais bonita e deixando mais alto da um outro estilo.

    SPOA em CJs-10390335_849516401729156_944525303378861276_n.jpg
    Vamo lá...

    Quando se pensa em suspensão, não é somente mola+amortecedor que se leva em conta, o negócio é muito mais delicado.

    Sem aquele papo " mas o engenheiro passa tantos anos projetando..." , mas a conversa sempre volta a este ponto.

    1- Além da parte dinâmica, como Squat, Dive, Bumpsteer, constantes de mola e amortecedor e etc, tem a parte da resistencia dos materiais envolvida, pois as cargas mudam de lugar ( A longarina não foi feita para suportar uma torção nesse suporte de mola ) , ou será que o tirante vai aguentar uma pancada mais forte ?? e esse suporte da panhard feito de tubo soldado e ferro chato, sem nenhuma triangulação aparentemente ???

    2- As molas de Toyota são uma adaptação também, porém utiliza peças que já são consagradas por sua robustez, então cada parafuso já se sabe que foi mais do que testado nas bands durantes esses anos todos, além do mais, não se muda os locais onde se concentram as cargas ou a geometria de trabalho do eixo.

    As molas de band não deixam de ser uma adaptação/ gambiarra perante os aspectos de engenharia, porém são menos invasivas do que uma suspensão helicoidal.

    Agora, se procura conforto, ele não vai andar junto do preço baixo não...

    ()´s
    Denis

  • #7
    Usuário Avatar de william_1966
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    Do ponto mais alto da capota até o chão, ele tem, atualmente, 1 metro e 83 centímetros. Somente com SPOA, ele deve ficar com quanto, mais ou menos?
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  • #8
    Usuário Avatar de william_1966
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    Então amigo, realmente ajudou, porém o problema da coluna de direção não seria resolvido!!!!
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  • #9
    Usuário Avatar de william_1966
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    Aproveitando as perguntas, alguém sabe quais (códigos) amortecedores Rancho (dianteiro e traseiro) poderia utilizar, com spoa e eixos rural?
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  • #10
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    Molas de Toy custam por volta de 1400 e para fazer esses lift um amigo que só trabalha com isso cobra o preço de 1500 para os dois eixos prontos.
    willys motor 4cc opala 2.4 a alcool com pequenas melhoras para dia a dia

  • #11
    Usuário Avatar de william_1966
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    E só com amortecedores Rancho já não levantaria pelo menos uns 3-5 centímetros? Se levantasse pelo menos isso, mais uns calços de carroceria de 2,5 pol já conseguiria uns 8cm, não? Aí já resolveria meu problema
    1966 - Jeep Willys
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  • #12
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por william_1966 Ver Post
    E só com amortecedores Rancho já não levantaria pelo menos uns 3-5 centímetros? Se levantasse pelo menos isso, mais uns calços de carroceria de 2,5 pol já conseguiria uns 8cm, não? Aí já resolveria meu problema
    Willian,

    Os amortecedores por si só não levantam o carro, a função deles é dar estabilidade e não ter papel " estrutural", que é função das molas. O que um amortecedor maior pode possibilitar é levantar o carro e por ter mais curso de amortecedor não ter de alterar suportes e etc..

    NMHO, o que vc gastaria com os ranchos dá pra usar um amortecedor mais simples e gastar em algo mais eficaz para resolver seu problema.

    ()´s
    Denis

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