x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47
    Usuário Avatar de Mauricio Mei
    Entrada
    12/05/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Cardan dianteiro - muito inclinado

Amigos

faz tempo que nao escrevo, pois nunca mais tive problemas serioa com meu CJ, mas recentemente tenho tido problemas com o meu cardan dianteiro por causa das seguinte situacao:

Quando troquei meu motor original pelo do Opala 4c, o meu cambio foi deslocado para frente. Alem disso minha molas estao arqueadas e uso jumelos alto, fazendo o cardan trabalhar muito inclinado, quase no limite das cruzetas fazendo com que as mesmas tenham que ser trocadas com muita frequencia.

Sei que uma das opcoes seria "girar"a bola do diferencial, mas da um trabalho do KCT fora o custo.

Alguem poderia me dar alguma outra opcao ??

[]'s

Mei
    Mei
    Pajero Full HPE 5p, 3.8gas, 2008, blindada

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Acho que voltar pro Jumelo original já ajuda ...

[]s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário
    Entrada
    13/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro./RJ
    Caro Maurício, experimente colocar pequenas cunhas entre o eixo e a mola. Não é o mais correto, mas dá ótimos resultados. Talvêz seja a solução mais fácil, barata e segura, mas certamente o mais correto seria descolar os munhões e reposicioná-los no ângulo correto.
    Fiz SPOA na minha e não pude fazer o serviço como deveria, pois alterei muitas outras coisas, inclusive motor. A solução foi colocar estas cunhas de aço, que ficaram muito boas. Não tenho problemas.
    Verifique também a possibilidade de substituir as cruzetas por juntas universais tipo omocinéticas. Não sei se daria certo, mas sem dúvida elas aguêntam mais torções do que as nossas velhas cruzetas.
    Pessoal se alguém já esperimentou e possa dar uma luz, por favor...

O correto seria usar juntas tipo CV.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Aproveitando pra tirar uma dúvida, no meu CJ girei a bola do diferencial dianteiro pra diminuir a inclinação da cruzeta, girei de volta os munhões pra uma posição aproximada(feita no olhômetro) e foi soldado e montado.
    Quando mandei alinhar o cara me falou que o lado direito ficou legal "no zero" e o outro tava fora. Daí ele fez o q podia pra alinhar a direção só que o bixo puxa um pouco pra esquerda, aí eu pergunto: se eu usar cunhas pela frente do eixo diferencial poderia resolver?
    Ou terei que desmontar tudo novamente pra reposicionar os munhões no ponto correto

[]'s torcendo por uma solução mais simples

Usuário
    Entrada
    13/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro./RJ
    RR, a utilização de cunhas não irá levantar um munhão independente do outro, p/ que essa diferença fosse compensada, pois seria incapáz de fazer essa torção no eixo (que trabalha como uma peça única).
    Lamento, mas não conheço paleativo p/ isso. Talvêz algum companheiro possa dar uma saida.
    Boa sorte.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

XI!

Caro colega..........você entrou pelo cano.

Não dá para ter as comodidades dos 2 mundos ao mesmo tempo.

No eixo dianteiro, não há muita opção fora desmontar tudo e fazer de novo e bem feito.....mais ou menos bem feito é isso aí......de volta à prancheta.

Esqueçe essa de cunha pois a cunha foi feita para ser usada ao contrário do que costumam colocar na dianteira. Se você colocar as cunhas em nº ou ângulo necessário para compensar a nova altura, com certeza vai virar a roda olhando para o chão e nunca mais você conseguirá dirigir em linha reta.

No jeep, essa sempre foi a limitação dos kits de suspensão. Atrás tudo bem, mas na frente, com o problema de geometria do sistema de direção, não tem jeito.

E o outro problema é o processo envolvido no sacar e emendar de novo o eixo.....isso exige um ferramental que a maior parte (talvez TODAS) das oficinas nem sabe do que se trata. Fazem tudo no chutômetro. Isso custa muito $$$$ e algumas boas horas numa oficina de usinagem.

Não é coisa do outro mundo mas, o pessoal simplesmente não sabe fazer.

Meu conselho é: se voce não for engenheiro ou técnico mecânico, sai dessa, volta o jeep ao original. É mais barato e saudável, para o seu bolso e principalmente seu pescoço.

E para de alimentar oficinas aventureiras.......bando de chupa-cabras.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2

Re: XI!

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Esqueçe essa de cunha pois a cunha foi feita para ser usada ao contrário do que costumam colocar na dianteira. Se você colocar as cunhas em nº ou ângulo necessário para compensar a nova altura, com certeza vai virar a roda olhando para o chão e nunca mais você conseguirá dirigir em linha reta.
    Grande LEOPOLDO,

podia explicar melhor

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Boa noite Sergio,

As cunhas foram originalmente feitas para corrigir as vibrações que assombram as suspensões trazeiras de pick-ups levantadas a mais que o original. Nesse caso, após o arqueamento, se o veículo apresenta vibração no eixo trazeiro, isso pode ser devido ao excesso de altura entre as luvas do diferencial e do câmbio. Nesse caso, com uma pequena correção do ângulo da luva do cardã no diferencial, pode-se diminuir ou anular a vibração. Coloca-se a cunha com a parte maior para frente, assim "apontando" a luva do diferencial para a luva do câmbio.

Mas de repente alguém descobriu que poderia se usar na frente, como no caso do jeep. Que sorte.

No caso da suspensão dianteira do jeep brasileiro, em que o jumelo é na parte de trás, quando se arqueia a mola ou quando se colocam jumelos "monstro", o pinhão se afasta verticalmente e ângularmente da luva da caixa de transferência.

Isso põe fora da especificação tanto o ângulo do king-pin quanto o comprimento do eixo cardã, fora o ângulo de trabalho da cruzeta.

Para corrigir o ângulo da luva com jumelo monstro, pode-se colocar a cunha de forma a voltar o ângulo de trabalho para perto do original, assim colocando-se a cunha com o lado maior atrás, corrige-se em parte o ângulo do conjunto cardã-cruzeta.

MAS

A distância vertical das luvas é outra história se coloca-se jumelo+ arqueamento. Dependendo do arqueamento também.

O ângulo fica tão fora que para corrigir precisa-se colocar uma cunha com rampa muito inclinada o que faz com que para corrigir o ângulo da cruzeta-cardã, compromete-se o do king-pin.

Se o king-pin ficasse um pouco mais "apontado" para frente na sua projeção ao solo, poderia-se ganhar um pouco em estabilidade direcional já que para esterçar esquerda-direita teria-se que vencer a força "peso" do jeep, levantando o bichinho. Assim o jeep teria uma estabilidade direcional natural de projeto e + um pouco. O ruim é o gasto do pneu.

No caso do nosso colega....e de tantos outros, se o king pin fica ao contrário para corrigir o ângulo do cardã, o cáster está ao contrário e o eixo de esterçamento fica tentando "SENTAR" para a esquerda e para a direita indefinidamente e com isso o jeep fica tremendamente instável.

A solução para isso é sacar os tubos e refazer a geometria do eixo, que é um pepino como eu já disse. Acho que muita gente nem tem idéia do ferramental necessário para essa tarefa, que é o ferramental tipo DANA para desmontar e montar o eixo, fora o ferramental de modificação do eixo, para não destruir a carcaça.

Capiche?

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Mestre Leopoldo, obrigado pelo esclarecimento.

Desculpe o comentário mas acho um exagero quando vc fala em "ferramental tipo DANA"...
    Eu tenho o ferramental adequado pra fazer o serviço, mas falhei na execução.

1[].

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

ferramental

Para fazer isso:

Jogo de ferramentas básico +
    torquímetros Lb-in e Lb-Ft +
    expansor de carcaça +
    relógio comparador com capacidade de leitura de milésimos de polegada +
    pinhão falso +
    medidor de profundidade de pinhão +
    suporte para trabalho no eixo dana 44 +
    dispositivo para evitar o esmagamento da caixa na prensagem dos tubos +
    dispositivo de alinhamento da carcaça e dos munhões.

e eventualmente o dispositivo para a remoção dos rolamentos cônicos de pinhão e coroa.

Coloca-se a cunha com a parte maior para frente, assim "apontando" a luva do diferencial para a luva do câmbio.
    Cuidado... você está falando de SPUA certo.
    No SPOA é o inverso.
    Ou não?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem