Postado originalmente por
Haron
Para ver o amortecedor certo para a suspensão de cada Jeep, tem que fazer o seguinte:
EX: Amortecedor da ranger : 58cm aberto.... 35cm fechado... curso: 23cm(58-35=23)
Divide o diametro do curso por dois: 11,5cm. Ok, esse numero vai ser o quanto o amortecedor pode abrir e pode fechar num curso de suspensão.
Para fazer os suportes, você terá que subtrair o diametro do amortecedor ABERTO com o diametro de 11,5cm: 58-11,5 = 46.95cm, mas vamos arredondar para 47cm.
O suporte de ponta á ponta terá que ter 47cm. Pois assim, com a suspensão no neutro o amortecedor terá 47cm, podendo abrir mais 11,5 cm, ficando com 58cm(o máximo) e podendo fechar 11,5cm, ficando com 35cm(o mínimo).
Entenderam???
É simples, mas tem que ter todo esse cálculo para o amortecedor poder abrir tanto quanto fechar....Não adianta o amortecedor poder abrir mais do que pode fechar, nem fechar mais do que pode abrir....Um lado limita o outro...
E eu acho que tem que ter sim o limitador/batente da suspenção, pois se o limitador for o amortecedor, acaba forçando muito, fazendo alavanca e danificando o amortecedor...
[]´s:mrgreen: