Obrigado Vavá pela codolência....
Você também está passando por um aperto com a capota né mesmo? Acontece!
Com calma eu chego lá!!!
Pablo
Versão Imprimível
Sei que mutos não estão ligados, mas lá atrás eu fiz a "propaganda" de um cantor nosso (Cearense) e que ele também é amante de veículos Willys... hoje por coincidência ele foi matéria no jornal local, divulgando seu novo trabalho.
Quem quiser conferir a matéria!
Com força total - Zoeira - Diário do Nordeste
Abraços!
Pablo
Pessoal que acompanha o tópico...
Dúvidas crueis... espero ajuda dos sábios!!!
Cabeçote já retificado, bloco brunido, hoje mandei embuchar o pistão na troca da biela danificada...
Amanhã se tudo der certo, vou à procura de um eixo de virabrequim... só que vou levar dois eixos, o que estava rodando 1.8 e um outro que tinha 1.6, quem sabe diminui o valor na volta!!!
E já pensando na montagem, me veio à cabeça aquela velha dúvida... trocar ou não os parafusos do cabeçote... a fábrica manda trocar toda vez que abrir, assim como os do volante... e passei na autorizada para saber do preço, e pasmem o do cabeçote custa 19,80 cada um... e o do volante custa 11,5 cada um... é claro que no mercado livre encontra-se mais em conta... e dizendo serem originais e novos... cabe a gente acreditar...
Mas vale a pena investir nisso?
Quando pintei o motor e tirei o volante, pra quem não lembra, tive problemas com os parafusos e acabei colocando dois originais com aço 12.9 e 4 comprados no mercado comum de aço 8.8, dei aperto igual em todos de 8 kgf e quando fui retirar agora não vi problema com eles, em relação a afrouxar, mas é claro que parafuso não serve só pra prender, eles podem quebrar por cisalhamento... então diante disso, troco ou não? até agora resistiram bem (os 4 de aço 8.8), é claro que se for colocar novamente de aço 8.8 vou comprar mais 4 e trocar.
Abraços!
Pablo
Pablo dando pitaco sem fundamento teórico ou prático, mas se é pra gastar, gasta com pistao e biela. Tenho um amigo que tem uma oficina bem movimentada, ele nao dá conta da clientela, e até digo que vou abrir uma e ele manda o excesso de clientes pra mim, e nunca vi ele fazer esse procedimento.
É Vavá... é o que todos dizem... que não trocam... vou fazer o seguinte... vou medir com um paquímetro se der maior que o tamanho orginal vou trocar, senão vou deixar como está...
Listando os serviços que farei no motor:
- retífica do cabeçote, 4 furos, enchidos e plainado;
- retífica do bloco, brunido os 4 cilindros;
- eixo do vira brequim, substituir por outro (o meu já estava em 0,75 e o corte iria para 1,50, o que é abominável);
- jogo de anéis de segmento (diz o cara da retífica que existe um bem reforçado próprio pra quem brune);
- jogo de bronzinas na medida do futuro eixo;
- jogo de chumaceiras;
- jogo de juntas;
- bomba de óleo;
- substituição de uma biela, somente a que danificou.
Acho que é só isso (tudo)... ou seja, uma revisão completa...
Não troquei os pistões e nem elevei a medida do bloco porque os pistões ainda estão novos, como falei, esse motor foi feito a uns 4 anos (se me lembro) e se for levar em conta a quilometragem... não andou 5 mil quilômetros... e isso pra um motor AP é inadimissível... ou seja, fizeram um serviço meia boca no meu motor... tanto que os cilindros 2 e 3 estavam como novos, todo o conjunto de brozinas e chumaceiras... eu acho que as peças que colocaram não foi de qualidade, sendo que paguei como tal.
Dizem também que foi falta de óleo no primeiro cilindro... como que isso aconteceu é que eu não sei... porque nunca trabalhei sem óleo e a bomba está com pressão, digo isso porque tenho o manômetro... Como diz o Vavá... "Mistérios da meia noite"!!!
Abraços!
Pablo
Ontem consegui comprar um eixo de vira brequim, que segundo o cara é Standart... vou levar na retífica agora a pouco pra conferir se é mesmo... e aproveitar e pegar o pistão que foi trocado a biela... e assim fica faltando só as peças a comprar para poder começar a montar...
Final de semana estive em Recife e me deparei com um veículo que é muito comum por aquela região...
Alguns gostam da curta, outros da longa e esse daí gostam mesmo é de "limusine"... eles esticam até não poder mais... tinha de 4 portas e de seis...
Esse ainda atolou de propósito que é pra "esnobar" dos outros!!!!
Pablo
Fui na retífica agora de manhã e realmente o eixo é STD e está aprovado... valeu cada centavo gasto... e peguei o pistão com a "nova" biela... agora só falta comprar as peças e começar a montar!!!
Pablo
Coragem, cálculos, paciência e boa sorte. AVANTE!!!!!
Vavá ou alguém... alguém sabe me dizer como faço para colocar os pistões nos cilindros sem comprar a ferramenta? Algum bizu especial?
Abraços!
Pablo
Nao sou mecanico mas pelo que vi ate hoje para os pistoes de carros nao se consegue colocar dentro dos cilindros sema a ferramenta pois os aneis sao mais "duros" e fica dificil aperta-los e empurrar o pistao dentro do cilindro ao mesmo tempo.
Outra coisa eh tomar muito cuidado com a ordem e posicao dos aneis.
boa sorte.
Pablo...
Tem um jeito.
lata de óleo, de enlatado... abre o fundo e a tampa, dá uma volta no pistão. e tá feito a ferramenta.... mais
duas braçadeiras destas de rosca.. e tá armado a ferramenta...
se isto não der certo.....
Vou em oficinas de amigos e peço emprestado...(ferramentas de pouco uso),,
Uso, coloco os pistões. e devolvo....... assim fica mais fácil.
Um abraço....
Toma emprestado, e cuidado com a ordem e os ângulos entre as aberturas deles, me parece que são 120º entre um em outro para nao vazar compressão. Essa ferramenta é muito simples sendo eu eu tentaria fazer uma com garrafa pet de guaraná antártica ou de refrigereco, e duas abraçadeiras..... Que tal???