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  • #1
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Pessoal que acompanha o tópico...

    Dúvidas crueis... espero ajuda dos sábios!!!

    Cabeçote já retificado, bloco brunido, hoje mandei embuchar o pistão na troca da biela danificada...
    Amanhã se tudo der certo, vou à procura de um eixo de virabrequim... só que vou levar dois eixos, o que estava rodando 1.8 e um outro que tinha 1.6, quem sabe diminui o valor na volta!!!

    E já pensando na montagem, me veio à cabeça aquela velha dúvida... trocar ou não os parafusos do cabeçote... a fábrica manda trocar toda vez que abrir, assim como os do volante... e passei na autorizada para saber do preço, e pasmem o do cabeçote custa 19,80 cada um... e o do volante custa 11,5 cada um... é claro que no mercado livre encontra-se mais em conta... e dizendo serem originais e novos... cabe a gente acreditar...
    Mas vale a pena investir nisso?
    Quando pintei o motor e tirei o volante, pra quem não lembra, tive problemas com os parafusos e acabei colocando dois originais com aço 12.9 e 4 comprados no mercado comum de aço 8.8, dei aperto igual em todos de 8 kgf e quando fui retirar agora não vi problema com eles, em relação a afrouxar, mas é claro que parafuso não serve só pra prender, eles podem quebrar por cisalhamento... então diante disso, troco ou não? até agora resistiram bem (os 4 de aço 8.8), é claro que se for colocar novamente de aço 8.8 vou comprar mais 4 e trocar.

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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  • #2
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    Pablo dando pitaco sem fundamento teórico ou prático, mas se é pra gastar, gasta com pistao e biela. Tenho um amigo que tem uma oficina bem movimentada, ele nao dá conta da clientela, e até digo que vou abrir uma e ele manda o excesso de clientes pra mim, e nunca vi ele fazer esse procedimento.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pablo dando pitaco sem fundamento teórico ou prático, mas se é pra gastar, gasta com pistao e biela. Tenho um amigo que tem uma oficina bem movimentada, ele nao dá conta da clientela, e até digo que vou abrir uma e ele manda o excesso de clientes pra mim, e nunca vi ele fazer esse procedimento.
    É Vavá... é o que todos dizem... que não trocam... vou fazer o seguinte... vou medir com um paquímetro se der maior que o tamanho orginal vou trocar, senão vou deixar como está...

    Listando os serviços que farei no motor:
    - retífica do cabeçote, 4 furos, enchidos e plainado;
    - retífica do bloco, brunido os 4 cilindros;
    - eixo do vira brequim, substituir por outro (o meu já estava em 0,75 e o corte iria para 1,50, o que é abominável);
    - jogo de anéis de segmento (diz o cara da retífica que existe um bem reforçado próprio pra quem brune);
    - jogo de bronzinas na medida do futuro eixo;
    - jogo de chumaceiras;
    - jogo de juntas;
    - bomba de óleo;
    - substituição de uma biela, somente a que danificou.

    Acho que é só isso (tudo)... ou seja, uma revisão completa...
    Não troquei os pistões e nem elevei a medida do bloco porque os pistões ainda estão novos, como falei, esse motor foi feito a uns 4 anos (se me lembro) e se for levar em conta a quilometragem... não andou 5 mil quilômetros... e isso pra um motor AP é inadimissível... ou seja, fizeram um serviço meia boca no meu motor... tanto que os cilindros 2 e 3 estavam como novos, todo o conjunto de brozinas e chumaceiras... eu acho que as peças que colocaram não foi de qualidade, sendo que paguei como tal.

    Dizem também que foi falta de óleo no primeiro cilindro... como que isso aconteceu é que eu não sei... porque nunca trabalhei sem óleo e a bomba está com pressão, digo isso porque tenho o manômetro... Como diz o Vavá... "Mistérios da meia noite"!!!

    Abraços!

    Pablo
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  • #4
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    Ontem consegui comprar um eixo de vira brequim, que segundo o cara é Standart... vou levar na retífica agora a pouco pra conferir se é mesmo... e aproveitar e pegar o pistão que foi trocado a biela... e assim fica faltando só as peças a comprar para poder começar a montar...

    Final de semana estive em Recife e me deparei com um veículo que é muito comum por aquela região...

    Alguns gostam da curta, outros da longa e esse daí gostam mesmo é de "limusine"... eles esticam até não poder mais... tinha de 4 portas e de seis...

    Esse ainda atolou de propósito que é pra "esnobar" dos outros!!!!

    Pablo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_2646.jpg  
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  • #5
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    Fui na retífica agora de manhã e realmente o eixo é STD e está aprovado... valeu cada centavo gasto... e peguei o pistão com a "nova" biela... agora só falta comprar as peças e começar a montar!!!

    Pablo
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  • #6
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Coragem, cálculos, paciência e boa sorte. AVANTE!!!!!

  • #7
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    Vavá ou alguém... alguém sabe me dizer como faço para colocar os pistões nos cilindros sem comprar a ferramenta? Algum bizu especial?

    Abraços!

    Pablo
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  • #8
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    Nao sou mecanico mas pelo que vi ate hoje para os pistoes de carros nao se consegue colocar dentro dos cilindros sema a ferramenta pois os aneis sao mais "duros" e fica dificil aperta-los e empurrar o pistao dentro do cilindro ao mesmo tempo.
    Outra coisa eh tomar muito cuidado com a ordem e posicao dos aneis.

    boa sorte.


    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Vavá ou alguém... alguém sabe me dizer como faço para colocar os pistões nos cilindros sem comprar a ferramenta? Algum bizu especial?

    Abraços!

    Pablo
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  • #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Pablo...
    Tem um jeito.

    lata de óleo, de enlatado... abre o fundo e a tampa, dá uma volta no pistão. e tá feito a ferramenta.... mais
    duas braçadeiras destas de rosca.. e tá armado a ferramenta...
    se isto não der certo.....

    Vou em oficinas de amigos e peço emprestado...(ferramentas de pouco uso),,

    Uso, coloco os pistões. e devolvo....... assim fica mais fácil.

    Um abraço....
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #10
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Toma emprestado, e cuidado com a ordem e os ângulos entre as aberturas deles, me parece que são 120º entre um em outro para nao vazar compressão. Essa ferramenta é muito simples sendo eu eu tentaria fazer uma com garrafa pet de guaraná antártica ou de refrigereco, e duas abraçadeiras..... Que tal???

  • #11
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Parece mentira, mas tive todas essas idéias também... uma lata metálica... e a famigerada garrafa PET... só fiquei imaginando em relação ao plástico se seria firme o suficiente, porém seria ideal por que conseguimos visualizar (por ser transparente)...

    A posição dos anéis eu não sabia disso, porém sabia que não podiam ficar emparelhados... se bem que acho que eles "se mexem" depois e correm esse risco um dia, ou não.

    Valeu pelas dicas! Abraço!!!

    Pablo
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  • #12
    Usuário Avatar de m0r473n53
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    Franco da Rocha/SP
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    Quando coloquei os pistões no motor, utilizei um cano de PVC serrado para formar uma abraçadeira e um cadarço úmido (para não arrebentar). torci o cadarço com uma chave de fenda e coloquei os quatro pistões no lugar, obs.: coloque algumas gotas de óleo para motor no bloco e na abraçadeira de pvc para facilitar o serviço.

    abraço t+

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