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  • #445
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pablo fiquei triste com o acontecido, até comentei aqui em casa. Mas, bola pra frente, dá para fazer no cpricho sem gastar "os olhos da cara"
    Obrigado Vavá pela codolência....

    Você também está passando por um aperto com a capota né mesmo? Acontece!

    Com calma eu chego lá!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #446
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    Sei que mutos não estão ligados, mas lá atrás eu fiz a "propaganda" de um cantor nosso (Cearense) e que ele também é amante de veículos Willys... hoje por coincidência ele foi matéria no jornal local, divulgando seu novo trabalho.
    Quem quiser conferir a matéria!
    Com força total - Zoeira - Diário do Nordeste

    Abraços!

    Pablo
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  • #447
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    Pessoal que acompanha o tópico...

    Dúvidas crueis... espero ajuda dos sábios!!!

    Cabeçote já retificado, bloco brunido, hoje mandei embuchar o pistão na troca da biela danificada...
    Amanhã se tudo der certo, vou à procura de um eixo de virabrequim... só que vou levar dois eixos, o que estava rodando 1.8 e um outro que tinha 1.6, quem sabe diminui o valor na volta!!!

    E já pensando na montagem, me veio à cabeça aquela velha dúvida... trocar ou não os parafusos do cabeçote... a fábrica manda trocar toda vez que abrir, assim como os do volante... e passei na autorizada para saber do preço, e pasmem o do cabeçote custa 19,80 cada um... e o do volante custa 11,5 cada um... é claro que no mercado livre encontra-se mais em conta... e dizendo serem originais e novos... cabe a gente acreditar...
    Mas vale a pena investir nisso?
    Quando pintei o motor e tirei o volante, pra quem não lembra, tive problemas com os parafusos e acabei colocando dois originais com aço 12.9 e 4 comprados no mercado comum de aço 8.8, dei aperto igual em todos de 8 kgf e quando fui retirar agora não vi problema com eles, em relação a afrouxar, mas é claro que parafuso não serve só pra prender, eles podem quebrar por cisalhamento... então diante disso, troco ou não? até agora resistiram bem (os 4 de aço 8.8), é claro que se for colocar novamente de aço 8.8 vou comprar mais 4 e trocar.

    Abraços!

    Pablo
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  • #448
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    Pablo dando pitaco sem fundamento teórico ou prático, mas se é pra gastar, gasta com pistao e biela. Tenho um amigo que tem uma oficina bem movimentada, ele nao dá conta da clientela, e até digo que vou abrir uma e ele manda o excesso de clientes pra mim, e nunca vi ele fazer esse procedimento.

  • #449
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    Citação Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pablo dando pitaco sem fundamento teórico ou prático, mas se é pra gastar, gasta com pistao e biela. Tenho um amigo que tem uma oficina bem movimentada, ele nao dá conta da clientela, e até digo que vou abrir uma e ele manda o excesso de clientes pra mim, e nunca vi ele fazer esse procedimento.
    É Vavá... é o que todos dizem... que não trocam... vou fazer o seguinte... vou medir com um paquímetro se der maior que o tamanho orginal vou trocar, senão vou deixar como está...

    Listando os serviços que farei no motor:
    - retífica do cabeçote, 4 furos, enchidos e plainado;
    - retífica do bloco, brunido os 4 cilindros;
    - eixo do vira brequim, substituir por outro (o meu já estava em 0,75 e o corte iria para 1,50, o que é abominável);
    - jogo de anéis de segmento (diz o cara da retífica que existe um bem reforçado próprio pra quem brune);
    - jogo de bronzinas na medida do futuro eixo;
    - jogo de chumaceiras;
    - jogo de juntas;
    - bomba de óleo;
    - substituição de uma biela, somente a que danificou.

    Acho que é só isso (tudo)... ou seja, uma revisão completa...
    Não troquei os pistões e nem elevei a medida do bloco porque os pistões ainda estão novos, como falei, esse motor foi feito a uns 4 anos (se me lembro) e se for levar em conta a quilometragem... não andou 5 mil quilômetros... e isso pra um motor AP é inadimissível... ou seja, fizeram um serviço meia boca no meu motor... tanto que os cilindros 2 e 3 estavam como novos, todo o conjunto de brozinas e chumaceiras... eu acho que as peças que colocaram não foi de qualidade, sendo que paguei como tal.

    Dizem também que foi falta de óleo no primeiro cilindro... como que isso aconteceu é que eu não sei... porque nunca trabalhei sem óleo e a bomba está com pressão, digo isso porque tenho o manômetro... Como diz o Vavá... "Mistérios da meia noite"!!!

    Abraços!

    Pablo
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  • #450
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    Ontem consegui comprar um eixo de vira brequim, que segundo o cara é Standart... vou levar na retífica agora a pouco pra conferir se é mesmo... e aproveitar e pegar o pistão que foi trocado a biela... e assim fica faltando só as peças a comprar para poder começar a montar...

    Final de semana estive em Recife e me deparei com um veículo que é muito comum por aquela região...

    Alguns gostam da curta, outros da longa e esse daí gostam mesmo é de "limusine"... eles esticam até não poder mais... tinha de 4 portas e de seis...

    Esse ainda atolou de propósito que é pra "esnobar" dos outros!!!!

    Pablo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!-img_2646.jpg  
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  • #451
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    Fui na retífica agora de manhã e realmente o eixo é STD e está aprovado... valeu cada centavo gasto... e peguei o pistão com a "nova" biela... agora só falta comprar as peças e começar a montar!!!

    Pablo
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  • #452
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    Coragem, cálculos, paciência e boa sorte. AVANTE!!!!!

  • #453
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    Vavá ou alguém... alguém sabe me dizer como faço para colocar os pistões nos cilindros sem comprar a ferramenta? Algum bizu especial?

    Abraços!

    Pablo
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  • #454
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    Nao sou mecanico mas pelo que vi ate hoje para os pistoes de carros nao se consegue colocar dentro dos cilindros sema a ferramenta pois os aneis sao mais "duros" e fica dificil aperta-los e empurrar o pistao dentro do cilindro ao mesmo tempo.
    Outra coisa eh tomar muito cuidado com a ordem e posicao dos aneis.

    boa sorte.


    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Vavá ou alguém... alguém sabe me dizer como faço para colocar os pistões nos cilindros sem comprar a ferramenta? Algum bizu especial?

    Abraços!

    Pablo
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  • #455
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Pablo...
    Tem um jeito.

    lata de óleo, de enlatado... abre o fundo e a tampa, dá uma volta no pistão. e tá feito a ferramenta.... mais
    duas braçadeiras destas de rosca.. e tá armado a ferramenta...
    se isto não der certo.....

    Vou em oficinas de amigos e peço emprestado...(ferramentas de pouco uso),,

    Uso, coloco os pistões. e devolvo....... assim fica mais fácil.

    Um abraço....
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #456
    Usuário Avatar de vavarusso
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    Toma emprestado, e cuidado com a ordem e os ângulos entre as aberturas deles, me parece que são 120º entre um em outro para nao vazar compressão. Essa ferramenta é muito simples sendo eu eu tentaria fazer uma com garrafa pet de guaraná antártica ou de refrigereco, e duas abraçadeiras..... Que tal???

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