Postado originalmente por
leobnaval
Sim, desde que não possua LSD e/ou bloqueio tanto no diferencial central como nos diant. e tras.
Cesar concerteza você rodou porque não possue ou não estava acionado o bloqueio neste eixo.
A função do diferencial é enviar o torque a roda com menor atrito ou seja para a aplicação no asfalto isso é perfeito pois se uma roda patinar o diferencial envia mais torque à ela, e assim é posivel fazer curvas com facilidade e sem prejudicar a dirigibilidade.
Mas para o off-road é tudo o que não queremos afinal se uma roda patinar é porque ela esta sem atrito se esta sem atrito dificilmente ela coseguirá girar com força suficiente para deslocar o veículo e nesse caso seu veiculo fica atolado, por isso existem os LSD (bloqueio de deslizamento limitado) ou bloqueios, assim o torque é dividido (parcialmente no LSD) ou dividido totalmente no bloqueio (sendo 50% do torque para cada um)
Eu aprovo o uso dos diferenciais incluindo o central, desde que se tenha um dispositivo para bloqueá-lo, assim consegue-se ter melhor controle de tração em diversos tipos de terrenos.
Abraços, Leo