Powered by vBulletin

"Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 69 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415161718192021222363 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/03/2010, 19:42
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Depois eu canso de falar que AP não é motor que preste pra jeep e eu sou chato

se fosse um supercharger no OHC ou GM151 queria ver...

Não concordo que AP nã é motor para jeep, este comentário é típico de adoradores de GM e fã de motor de opala que era bom na decada de 80, assim como AP foi exelente na década de 90 e ainda hoje temos diversos veiculos andando com ambos motores.
    Não defende nem um nem outro TUDO depende da aplicação, projeto, utilização, etc.

Citação:

Mas o problema ali é outro, primeiro pneus pequenos pro banhado, ou lamaçal num sei exato identificar, deixou a bola de diferencial muito baixa, o peso dele é grande na frente socou o diferencial dianteiro no chão e já era...

Agora o gaiola passou porque é simples... se fosse 4x4 tinha ido melhor ainda... o chão dele é RETO, não tem o que enroscar ali, ele patinou muito o tempo todo, mas foi escorregando como uma prancha de surf em cima da lama, por isso não atolou...

Agora dizer que 4x2 é melhor do que 4x4 eu acho controverso demais, pode ser que vc diga que 4x2 deixa mais leve, menos tralha embaixo rpa enroscar e etc, mas em certas situações, um belo curso de suspensão e 4x4 é bem melhor...

X2

Citação:

Por fim, essas espirradinhas de turbina é uma merda mesmo

A espirradinha da turbina não é uma merda (em partes até é) , ele espirra por não possuir uma válvula wastgate e sim possuir para fazer esta função uma válvula de prioridade pop off (o que faz emitir o espirro) só de possuir esta carcteristica ja se percebe que não foi tão elaborado assim o serviço neste jeep.

Quanto a não gostarem de carros turbo para off-road lembrem que a mairia das camionetes se não todas são turbinadas, tambem gosto do blower (supercharger) mas prefiro turbina.

E Cesar turbo não tem potência só em alta rotação, depende do foco do projeto pode se conseguir um alto torque desde baixas rotaçaões desde que utilize uma configuração correta de turbina e acerto de motor.

Abraços, Leo
  • 14/03/2010, 21:00
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Não concordo que AP nã é motor para jeep, este comentário é típico de adoradores de GM e fã de motor de opala que era bom na decada de 80, assim como AP foi exelente na década de 90 e ainda hoje temos diversos veiculos andando com ambos motores.
    Não defende nem um nem outro TUDO depende da aplicação, projeto, utilização, etc.

Leo não sou adorador da GM aliás detesto as "evoluções" da GM acho, por muitas vezes limitadas, o que me refiro é a motores SUPERQUADRADOS ou SUBQUADRADOS, e é por isso que o AP não me agrada ele tem faixa de torque mais pra fim de giro do que ao contrário.

O OHC por exemplo é igual ao AP, porém por ser 2.3 e com pistões enormes compensa esse defeito do AP

Continuo afirmando, AP é bom em caros mais leves, mas exige giros altos e só dá pra compensar com turbo (como fizeram ali), e claro como vc diz abaixo, sem wastegate e outras melhorias fica uma tranqueira, mas o pessoal usa né... aposto que é turbinado no carburador com dosador ainda... ECA

Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    A espirradinha da turbina não é uma merda (em partes até é) , ele espirra por não possuir uma válvula wastgate e sim possuir para fazer esta função uma válvula de prioridade pop off (o que faz emitir o espirro) só de possuir esta carcteristica ja se percebe que não foi tão elaborado assim o serviço neste jeep.

Quanto a não gostarem de carros turbo para off-road lembrem que a mairia das camionetes se não todas são turbinadas, tambem gosto do blower (supercharger) mas prefiro turbina.

E Cesar turbo não tem potência só em alta rotação, depende do foco do projeto pode se conseguir um alto torque desde baixas rotações desde que utilize uma configuração correta de turbina e acerto de motor.

Abraços, Leo

Problema é que ninguém procura uma turbina TGV ou mesmo uma dupla de ação separada (uma pra baixa outra pra alta).

Sobre diesel precisa de turbina pra compressão melhorar, mas o motor diesel tem torque em baixo giro logo a turbina compensa na alta... Em ciclo otto a coisa é diferente e sem uma boa ignição e sem injeção é muito dificil ter um boma aproveitamento...
    Acho até que se tive rum comando variável seria mais interessante

Sobre porjetar motor turbo em baixa vc sacrifica a alta e é uma escala de uma linha só, não tem como ter torque em baixa sem sacrificar a alta e vice-versa, talvez um sistema twin-turbo (supercharger + turbina) resolva mas precisaria de gerenciamento eletronico muito eficiente

Por fim nos EUA o pessoal faz umas gaiolas tipo moonbuggy com motores dos civic antigos, é caro pra nós, mas o motor é muito elastico e possui "dois motores" um até 4.800 giros antes do VTEC com bom torque na baixa e outro de 4.801 até 9 mil giros de alto desempenho...

compensa muito, inclusive com cambio de CRV e etc

abraços
  • 17/03/2010, 14:18
    RodrigoFagundes
    Dr., vai postar o projeto em sketchup???
    :mrgreen:
  • 18/03/2010, 00:52
    leobnaval
    Citação:

Problema é que ninguém procura uma turbina TGV ou mesmo uma dupla de ação separada (uma pra baixa outra pra alta).

Sobre porjetar motor turbo em baixa vc sacrifica a alta e é uma escala de uma linha só, não tem como ter torque em baixa sem sacrificar a alta e vice-versa, talvez um sistema twin-turbo (supercharger + turbina) resolva mas precisaria de gerenciamento eletronico muito eficiente

X2, mas é possivel fazer um bom projeto com apenas uma turbina pequena e pulsativa para despejar torque em baixas rotações, mas é claro que perderia rendimento em alta além de limitar a faixa de giro do motor que ficaria como estes motores a diesel de alta rotação, porém esta alta rotação iria esbarrar próximo dos 4.500 RPM

Citação:

Por fim nos EUA o pessoal faz umas gaiolas tipo moonbuggy com motores dos civic antigos, é caro pra nós, mas o motor é muito elastico e possui "dois motores" um até 4.800 giros antes do VTEC com bom torque na baixa e outro de 4.801 até 9 mil giros de alto desempenho...

compensa muito, inclusive com cambio de CRV e etc

abraços

Conheço estes projetos e motores simplesmente são show de bola, praticamente perfeitos para este tipo de veiculo motor forte e muito elástico...

Abraços, Leo
  • 19/03/2010, 15:24
    Belchior Belmonte
    Blue
    Gostaria de saber como vc fez o arrefecimento, que ventuinha e motor elétrico utilizou? Os motores VW trabalham muito quentes, isso te deixa sem cc (coeficiente de cagaço rsrs). Se o motor trabalha sempre em alta temperatura quando alguma coisa está errada e ele começa a apresentar um problema ,na verdade o problema está do meio para o fim e já era. Vc anda em baixas velocidades e com motor traseiro e radiador dianteiro, como conseguiu sanar esse problema? Pergunto isso pq utilizo o ap 1.9 diesel (mas nào em gaiola) e padeço com esse problema, se vc anda em condições extremas sem problema isso pode ser minha salvação. Nào quero andar com motor frio, mas quero poder salvar o motor em caso de aquecimento. Quando eu usava o 1.6 diesel tinha o radiador do 1.9, ele nunca chegava ao meio do marcador (trabalhava um pouo frio) quando ele atigia o máximo da temperatura ideal era encostar e salvar o motor. hoje se ocorrer isso nào salvo muita coisa. Já estou usando o maior radiador possível para o carro, e retirei o ar cond.
  • 19/03/2010, 17:53
    Flávio Cadore
    Citação:

Postado originalmente por Belchior Belmonte Ver Post
    Gostaria de saber como vc fez o arrefecimento, que ventuinha e motor elétrico utilizou? Os motores VW trabalham muito quentes, isso te deixa sem cc (coeficiente de cagaço rsrs). Se o motor trabalha sempre em alta temperatura quando alguma coisa está errada e ele começa a apresentar um problema ,na verdade o problema está do meio para o fim e já era. Vc anda em baixas velocidades e com motor traseiro e radiador dianteiro, como conseguiu sanar esse problema? Pergunto isso pq utilizo o ap 1.9 diesel (mas nào em gaiola) e padeço com esse problema, se vc anda em condições extremas sem problema isso pode ser minha salvação. Nào quero andar com motor frio, mas quero poder salvar o motor em caso de aquecimento. Quando eu usava o 1.6 diesel tinha o radiador do 1.9, ele nunca chegava ao meio do marcador (trabalhava um pouo frio) quando ele atigia o máximo da temperatura ideal era encostar e salvar o motor. hoje se ocorrer isso nào salvo muita coisa. Já estou usando o maior radiador possível para o carro, e retirei o ar cond.

As kombi novas também dão problema de aquecimento...um amigo meu disse que resolveu o problema, ele alterou o caminho da água dentro do radiador. O normal é entrar de um lado e sair do outro e com a alteração ele faz a água percorrer um caminho em "S" dentro do radiador assim a água percorre um caminho maior sendo resfriada pelo vento.
    É uma boa idéia ou não????
  • 20/03/2010, 11:32
    Belchior Belmonte
    arrefecimento
    bom mas aí tem que fazer um radiador do zero, é um trabalho cirurgico. Vejamos como a máquina Blue sanou este problema, uma vez que é vw e o radiador fica distante.
  • 20/03/2010, 13:14
    Flávio Cadore
    1 Anexo(s)
    Citação:

bom mas aí tem que fazer um radiador do zero, é um trabalho cirurgico. Vejamos como a máquina Blue sanou este problema, uma vez que é vw e o radiador fica distante.

Não é fazer o radiador do zero, o cara colocou umas aletas para direcionar a água, mais ou menos como no desenho.
  • 20/03/2010, 14:22
    Belchior Belmonte
    arrefecimento
    quando vc falou em passar por todo radiador eu pensei em algo mais intenso. Mas eu sempre pensei que na kombi fosse assim como no desenho, por isso que dá problema. aliás tod radiador deitado eu pensava que rera assim. Mas meu radiador é em pé (saveiro) fica complicado fazer a água subir. Acho que nào tem jeito. mas a idéia é ótima. se pudesse fazer isso eu faria. já havia pensado em colocar outra ventuinha na frente do radiador, mas nào sei se o meu sistema elétrico aguentaria e se resolveria o problema. Obrigado pela dica.
  • 20/03/2010, 23:26
    cesarferreira
    Citação:

Olá Belchior, quando construí a Maquina Blue essa era uma das maiores preocupações que resolvia da seguinte maneira: procurrei o maior radiador que servia no espaço que eu tinha disponível na frente e usei o radiador do Monza com ar, e uma ventoinha não muito grande para não esfriar demasiado porém coloquei uma chave no painel para ligada fora do automático e sempre que entrava na trilha a ventoinha era ligada independente da temperatura e sempre andou bem, no entanto na última trilha e rebocando uma F75 durante muitos kilometros aqueceu mais do o normal, abria a bomba de água para revisar e olha a surpresa que está em foto anexa, mesmo assim não ferveu apenas notei que estava aquecendo desengatei a camionete deixei esfriar e continuei a viajem sem problemas!
    Troquei a bomba a cebola de temperatura era 88º e passei para 82º e também passei para a ventoinha da Senic que tem 39cm de diametro é grande para cacete!! acho que assim vou aumentar meu coeficiente de cagaço!!!
    Outra coisa boa e que um parceiro que fez uma viajem de Fotaleza a a São Luis e de lá até Salvador com Ap traseiro e radiador do gol dianteiro no pau! e sem problemas de aquecimento foi o uso de aditivo puro no sistema (ele usou Rad Cool) é um pouco caro mas proteje o motor que custa ainda mais caro!!
    Acredito que uma boa bomba dágua, e um grande radiador são um bom começo para solucionar o problema, no entanto é preciso também dimensionar adequadamente as mangueiras dágua bem como cuidar para que não existam muitas curvas apertadas para não dificultar a passagem da água, se esfriava com essa bomba da foto imagina com um bomba boa!
    Abraço, Cesar
  • 20/03/2010, 23:36
    cesarferreira
    Citação:

Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Não é fazer o radiador do zero, o cara colocou umas aletas para direcionar a água, mais ou menos como no desenho.

Olá Flavio, sempre achei que os todos radiadores eram assim!! Se tu olhares o desenho dos radiadores eles são uma serpentina com aletas onde passa o ar frio para esfriar! Não entendo que existam radiadores onde a água passe reto teriam que ser muito longos, já vi em barcos um longo cano por fora do casco e que vai da popa a proa e volta ao motor e faz o esfriamento pelo contato com água do mar! mas em geral tem mais de dez metros para ir e vir ao motor! Já pensou o tamanho que teria que ter a gaiola! RSRSRSRS!
    Abraço, Cesar
  • 20/03/2010, 23:48
    cesarferreira
    2 Anexo(s)
    Agora sim vão as fotos da bomba dágua! vejam que estão faltando tres aletas e parte das que restaram, tudo corroído pela eletrólise, se esfriava assim imagina como será com a nova!!! vale a pena revisar a bomba quando começa a aquecer demais!
    Abraço, Cesar
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 69 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415161718192021222363 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:02.