O OHC por exemplo é igual ao AP, porém por ser 2.3 e com pistões enormes compensa esse defeito do AP
Continuo afirmando, AP é bom em caros mais leves, mas exige giros altos e só dá pra compensar com turbo (como fizeram ali), e claro como vc diz abaixo, sem wastegate e outras melhorias fica uma tranqueira, mas o pessoal usa né... aposto que é turbinado no carburador com dosador ainda... ECA
Problema é que ninguém procura uma turbina TGV ou mesmo uma dupla de ação separada (uma pra baixa outra pra alta).
Sobre diesel precisa de turbina pra compressão melhorar, mas o motor diesel tem torque em baixo giro logo a turbina compensa na alta... Em ciclo otto a coisa é diferente e sem uma boa ignição e sem injeção é muito dificil ter um boma aproveitamento...
Acho até que se tive rum comando variável seria mais interessante
Sobre porjetar motor turbo em baixa vc sacrifica a alta e é uma escala de uma linha só, não tem como ter torque em baixa sem sacrificar a alta e vice-versa, talvez um sistema twin-turbo (supercharger + turbina) resolva mas precisaria de gerenciamento eletronico muito eficiente
Por fim nos EUA o pessoal faz umas gaiolas tipo moonbuggy com motores dos civic antigos, é caro pra nós, mas o motor é muito elastico e possui "dois motores" um até 4.800 giros antes do VTEC com bom torque na baixa e outro de 4.801 até 9 mil giros de alto desempenho...
compensa muito, inclusive com cambio de CRV e etc
abraços