Olá Alexandre, já existem essas fotos neste tópico (acho que pela página 10 ou perto), da maneira que estás falando basta colocar os diferenciais invertidos (funcionam bem, acabo de revisa-los após 5000km e estão OK) não sei se a caixa da S10 tem redução, fico pensando se não é muito grande e e pesada para uma gaiola. De repente é melhor vende-la e procurar algo mais leve! Compara o tamanho e peso com a do Niva por exemplo e avalia! às vezes aproveitar algo que a gente tem acaba complicando mais que economizando! A vant6agem da S10 é que podes desligar a tração e usar roda livre para teus deslocamentos fora da trilha, apesar que a tração permanente com a caixa do Niva nunca me atrapalhou.
Se não encontrares as fotos me avisa que posto de novo!
Abraço, Cesar
Esse diferencial ai eu gostaria de tentar colocar ele na traseiro ou seja pra não fica mais eixo rigido vai fica com homocineticas e aproposito,eu acho que e possivel instalar esse diferencial na traseira do Niva.
Você não tem nem um video dela passando em atoleiro?se Tiver posta ai fazendo favor.
me corrija se eu estiver errado, a idéia é usar o cambio do chevette com a caixa de transmissão da S10, o motor será traseiro, os diferenciais tb serão do omega, acho que da certo. Agora não sei se essa caixa de transmissão da S10 tb tem algum tipo redução. Tb tenho umas duvidas no câmbio, no caso do cambio do chevette acho que vou vou ter que montar alguma alavanca com varão. Vc montou assim ou tem outra solução? se tiver umas fotos coloca pra gente.
abraço, Alexandre.
Alexandre, eu faço as minhas palavras as do Cesar quando indicou trocar a sua T-case de S10 por outra e eu indicaria a do Niva mesmo. Por que? Porque a T-case da S10 não deve ter diferencial acoplado.
Se a S10 não tiver vai ser ruim andar rápido traçado e que na T-case do Niva não vai te dar problema nenhum e ainda vai te eliminar os problemas que poderão vir com tamanhos de pneus diferentes ( até por desgaste desigual).
Pense no caso, e ainda a T-case da S10 deve ser mais cara do que a do Niva, vai sobrar uns trocos...
Esse diferencial ai eu gostaria de tentar colocar ele na traseiro ou seja pra não fica mais eixo rigido vai fica com homocineticas e aproposito,eu acho que e possivel instalar esse diferencial na traseira do Niva.
Você não tem nem um video dela passando em atoleiro?se Tiver posta ai fazendo favor.
Col, possível é mas vai sair caro que vc mesmo não o fizer.
Col, possível é mas vai sair caro que vc mesmo não o fizer.
Caro e desnecessário, o Niva já anda muito bem como é não vejo vantagem em modificar o projeto, além do que vai passar a ter relações de diferencial dianteiro e traseiro diferentes, tá certo que o diferencial central compensa mas não há porque forçar a barra sempre.
Não vejo vantagem!
Caro e desnecessário, o Niva já anda muito bem como é não vejo vantagem em modificar o projeto, além do que vai passar a ter relações de diferencial dianteiro e traseiro diferentes, tá certo que o diferencial central compensa mas não há porque forçar a barra sempre.
Não vejo vantagem!
Cesar Fereira, estive fora fazebdo trilhas involuntárias (traduzindo: trabalhando de trator rsrs), respondendo sua pergunta sobre a configuração do motor. Eu tenho um ap1.9 diesel. peguei o bloco de um ap 2.0 alcool, pistões e demais peças internas do ap diesel (via uruguai) uma bomba com mais avanço que a original vw, uma bomba injetora de fiat 1.7 diesel e uma tampa de cilindro vw diesel, nào sei informar qual especificação do motor desta tampa (sei que alemã, nào sei se e audi, vw ou seat) pois as válvulas sào mais compridas que as originais 1.9, revirei Brasil, argentina paraguai e uruguai para acahar. Agora descobri que poderia comprar o motor ap álcool e só trocar a tampa de cilindro. Eu tinha o radiador original do motor 1.9D argentino, de pé ao lado do motor (padrão gol) Ferveu!!! quando eu tinha o 1.6D usava esse radiador e era tranquilo. Hoje eu uso um radiador do gol bola mais alto, mais largo e nào ferveu por pouco nesta semana, ainda nào acredito que a junta está inacta. Hoje eu fiz uns furos na válvula termostática, demora a esquentar e representa que a temperatura nào chega tão no máximo. meu sonho era por um blower, mas como já tenho dirç hidr e ar condicionado (tudo com uma correia só) nào tenho espaço para o blower, só se eu fizesse uma polia para duas correias. hoje eu nào tenho o radiador do ar para evitar aquecimento, estou procurando um lugar para coloca-lo sem ser na frente do outro. aceito sujestões pois acho que vou ter que fazer um scop.
Belchior, só por curiosidade, o pistão do AP diesel tem a "cabeça" mais espessa.
É possível transformar um AP à gasolina para diesel, um parente meu fez e andou um tempão fazendo 22 km/l.
Belchior, quueeee engenharia!!!! Já que a coisa vai no nível de toda essa obra, vc tem a chance de utilisar um radiador maior (no caso da máquina eu usei o radiador do Monza com ar e hoje estou com ventoinha da Senic), ou fabricar um com uma colmeia mais espessa (grossa) e colocar duas ventoinhas, uma esaustando e outra ventilando!! Pode funcionar e desta maneira poderia fabricar do tamanho exato da disponibilidade de espaço.
No meu caso ainda não testeia configuração com ventoinha maior (Senic) antes usava a do gol, mas acho que vai sobrar capacidade de resfriamento.
HOje de manhã sobrou um tempo e fui até a fabrica de radiadores mas estava fechada, vou tentar achar um tempinho semana que vem para as fotografias prometidas e vou falar no teu caso.
Cara manda umas fotos para a gente se entender melhor.
Abç, Cesar.
vou ficar devendo a informação pq nunca lidei com motor a gasolina. A gasolina pra mim só motoserra e por causa do óleo 2 tempos que vai junto rsrsrs. Mas eu nào sei a medida, mas um ap álcool pode ser transformado em diesel sim. Já foi feito, conheço vários carros no Uruguai (gasolina) e Brasil assim. Tem um niva daquí da minha cidade com motor ap 2.0 álcool tampa comando e bomba do 1.6 e está muito bem, e com radiador do niva trabalha até gelado. Sei que deve ser álcool pq esse motor aguenta a potência maior que gasolina. De dado técnico posso dizer que se usar o pistão do álcool o motor não fica com uma taxa tão elevada, característica dos ap diesel. A câmara do älcool é maior. e com taxa menor fica um pouco mais chocho mas mais durável. Pode ser feita muita miscelênia, bloco ap 2.0 bomba bosh 1.6 mexida e tampa 1.6 com comando 1.6 e junta 1.9. tudo isso com tampa 1.6 e comando 1.9. igual ao meu, bloco 2.0, tampa 1.9 e bomba lucas fiat 1.7. já usei esse motr com tampa 1.6 e comando 1.9 e vai bem. minha saveiro com direção hidrúlica e ar (desligado)e diferencial mais longo do santana está fazendo 17,5 km/l andando a 100km/h. com motr 1.6 fazia 14 a 15.
cesar, me explica o que seria "colocar duas ventoinhas, uma exaustando e outra ventilando!!". seria uma atrás como original e outra na frente? E tb quando vc fala em vantuinha maior vc fala de tamanho físico, maior rotação ou maior capacidade de ventilação (vazão de vento). dois motores de ventuinha não seriam demais para o sistema elétrico e principalmente bateria. Quanto a fotos posso até enviar (vou ter que descobrir como anexar) mas é o básico do gol sem nada excepcional aparente, motor e o radiador ao lado esquerdo do mesmo.
Venho acompanhando esse site a vários anos para fazer uma gaiola, mas decidi montar um quadriciclo 4x2 tendo como base uma cg125, pneus aro 13 de carro. Isto devido a problemas de deslocamento que uma gaiola apresenta (documentos e reboque) e a ausência de trilhas na minha cidade. Mas se fosse montar, depois de ler todos os tópicos de gaiola, atualmente prefiro soldar duas dianteiras de gol Bx uma seria a traseira da outra e teria uma gaiola 4x4 com motor trasiero.
É isso mesmo, um ventilador na frente e outro atráz girando em sentidos contrários ampliando assim a quantidade de ar que passa pela colméia para esfriar, e a ventoinha maior é maior mesmo em tamanho e capacidade de ventilar (no caso da Maquina escolhi o da Renault por serem muito grandes 39cm de diametro e o da Senic é mais potente com duas velocidades e maior passe na hélice), acredito que com o altenador funcionando bem os dois motores não são demais em consumo, já vi isso sem problemas com motores de ventoinha mais antigos a mais gastadores, funciona bem.
Aqui mesmo no tópico o Nil lá de Fortaleza que fabrica o Buggy Catuype, postou uma foto do buggy com radiador traseiro com duas ventoinhas.
No entanto colmeias mais grossas esfriam mais só precisam de boas ventoinhas.
Abç, Cesar