Olá amigos, vamos tentar concentrar por aqui a discussão sobre minha gaiola e as características que poderão auxiliar a vcs, e as idéias de vcs que poderão me ajudar a aperfeiçoá-la.
Para os que não conhecem a Maquina Blue, é um buggy engaiolado ou uma gaiola com cara de buggy com tração integral e motor do Audi A3 que começei a montar há 5 anos e já estou rodando há 3 anos, e que coloquei a mostra no forum há poucos dias e despertou curiosidade de vários companheiros construtores e amantes de uma boa trilha, postarei algumas fotos para despertar a curiosidade dos interessados e estou a disposição dos amigos!
Máquina Blue: Motor Audi A3 carburado, diferenciais de omega 2.0, caixa de transmissão do Niva, caixa de marchas Chevette, pneus BFGodrich Mud Terrain 31X10,5.
Aguardo sua opiniões seja apoiando ou mentendo o pau!!
Cesar
Olá, parabéns pelo projeto e criatividade, ficou 10, admiro quando se cria algo novo, show de bola, Abraço
Olá, parabéns pelo projeto e criatividade, ficou 10, admiro quando se cria algo novo, show de bola, Abraço
Obrigado por admirar a máquina, realmente tenho muito orgulho dela, neste momento estou em fase de manutenção, vou trocar amortecedores e colocar uma mola mais dura na traseira sem mudar o projeto vou colocar um disco de embreagem com o miolo da S10 e a fibra do Golf, trocar os rolamentos da traseira que sofrem muito com a água, revisar a direção hidráulica que está fazendo barulho. Tudo preparação para as trilhas de outono e barro do inverno aqui do sul, postarei as fotos por aqui.
Abç
Cesar
po, ela tem até direção hidraulica?? ai sim hein...
Bruno,
Direção do Santana!!! É que os pneus grandes dão trabalho com baixa pressão, uso 12 libras, e no piso duro fica pesada com o volante bem pequeno! Além disso mecanismos hidráulicos são bem mais fáceis de adaptar!!
Aqui descobri uma dificuldade, como o motor é traseiro a bomba fica lá atráz e as mangueiras que eram do diámetro original causaram um grande problema, a resistência da mangueira fina com grande comprimento é demais para as bombas comuns, estourei tres até descobrir que necessitava de mangueiras com diametro bem maior para não fazer tanta resistência e proteger a bomba hidráulica!!!! Solução para quem vier atráz!!!!
Abraço
Cesar
Olá Nil,
O GOR sumiu e eu ando bem atrapalhado, mas ontem o Oliveira Ideal, pediu ajuda para um projeto baseado no "Warthoh" que tem chances de ficar bem interessante, no fim de semana vou tentar ajuda-lo.
ABÇ
Cesar
O Warthog, ou até mesmo o Hoggar (concept car) da peugeot, são possibilidades.. Comprei, como já conversei com o nosso amigo Nil por telefone, dois diferenciais e uma caixa de transferencia.. a parte mais "complicada" vai ser o dimensionamento de suspensão, esterçamento de rodas, raio de curva, curso da suspensão e tamanho dos pneus.. O Nil iria me visitar hoje pela manhã, só que eu estava tomando café da manhã e não vi a chamada.. quando liguei ele não atendeu mas quando for a tarde eu vou dar uma ligada pra ele! abração Cesar! e o próximo projeto vai ser em paralelo com um do Nil, quem sabe! Abraços!
Olá Oliveira,
Estive pensando na beleza do projeto da sua gaiola, e na simplicidade do projeto da máquina e cheguei a conclusão de que sua primeira grande decisão é a proporção exata entre a distancia entre eixos e entre rodas!! Isso é fundamental para uma boa dirigibilidade e eficiencia em ultrapassar os obstáculos que vierem pela frente!! Conselho avalia uma boa escolha, talvez o Nil possa ajudar, um carro com boa dirigibilidade ou uma proporção exata maior ou menor de uma plataforma existente e provada, no meu caso escolhi o Ford EX e calculei as dimensões dentro desta proporcionalidade a partir da distância entre eixos de meu buggy, ficou maravilhosa!!! Já vi projetos irem por água a baixo por erros de dimensôes (muito longos ou curtos, muito largos ou estreitos) o que fazem com que se tornem impossíveis de dirigir!!! Suspenções e transmissôes serão sempre secundárias a estas decisões!
Abraço, e bola prá frente.
Cesar