Não existe radiador em que a água "passeie" por dentro dele, todos passam reto, desde motos, carros, tratores e caminões. Já abri vários e ví outros de outros anos e modelos.
Versão Imprimível
Eu não acho boa idéia, pois se no modelo original a água circulava apenas de um lado para o outro, foi porque no projeto foi considerado assim, afinal água quente sobe devido a densidade ser menor, por isso no radiador a água passa apenas de um lado para o outro, por tanto sub entende-se que a água puxada pela bomba na parte inferior do radiador tem temp. inferior, já quando se modifica para o circuito fazer um "S" tem-se muito mais perda de carga ou seja perde-se rendimento do fluxo de água, ainda mais passando por curvas de 180° onde se tem uma grande restrição ao fluxo e demanda uma bomba maior para se obter o mesmo fluxo do modelo anterior sem as curvas.
Acho melhor redimensionar a ventuinha que modificar o radiador neste caso.
Abraços, Leo
"A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein
Leo, as vezes a verdade que se apresenta não é a verdade absoluta.
Se eu pensasse diferente não teria usado na minha gaiola o radiador deitado, em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água). E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.
Os radiadores de carros são como são porque funcionam desta maneira ( atendem a necessidade). Nos radiadores de carros os canimhos são de alumínio e redondos e sabe-se que o mais eficiente são caninhos de cobre e oblongos ( achatados). Tem muitos exemplos disto por aí....
Espero contribuir com o forum...hehehehehe
Não endenti o que quis dizer, na sua gaiola o radiador esta deitado e você prefere usar a gravidade que a termodinamica ???
Mas aí tem a questão dos custos, se fosse assim todo material empregado, nos veiculos seriam os melhores possiveis, assim como suas formas, mas aí entra uma questão $$$ que muda tudo.
Abraços, Leo
Para finalizar, cada um deve fazer o que achar necessário.
X2, Flávio.
Mas me explica o que você quis dizer: "em usar o radiador deitado em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água)"
Abraços
Olá amigos, aqui na cidade tem uma fábrica de radiadores, esta semana se der tempo vou ver se vou até lá e ver se consigo fotografar todas as etapas da construção de um radiador e quais as modificações que são possíveis e que poderão melhorar nosso arrefecimento!!!!
Mas realmente o melhor será a solução que proteja nossos motores!!
Abraços, Cesar
Leo, só não vai me perguntar se o motor está esquentando ou não!!!!!
O radiador está com uma inclinação de 20 graus, estava me esquecendo que eu tenho que dizer que o radiador está "instalado" com uma inclinação de 20 graus com a linha horizontal. Sendo assim a gravidade atua e a água desce para a parte mais baixa do radiador. Já a outra coisa é que a água quente tem a tendência a subir e a água fria descer, só que isto não é mais usado desde que inventaram a bomba d'água nos motores.
Leo, vc tá de brincadeira????????????? O forum não é para isto!
Hoje Ayrton Senna completaria 50 anos!
"Senna para Sempre".
Agora entendi hehehehe
Sabe como que é depois que você começa a estudar eng.:shock::shock::shock: hehehe
Não quero levar este assunto adiante, mas a questão da densidade água quente subir, água fria descer não tem como não ser usada é uma lei da natureza, isso vai existir independente da bomba que for utilizada ainda mais se o radiador tiver sua tubulação indo apenas de um lado ao outro e todos se unindo nas extremidades, sem fazer um circuito em "S".
http://www.envenenado.com.br/manuten...adiador_01.jpg
Fonte: http://www.envenenado.com.br/manuten...adiador_01.jpg
http://www.oficinaecia.com.br/biblia...agens/a103.jpg
Fonte: http://www.oficinaecia.com.br/biblia...agens/a103.jpg
Cesar seria muito interessante ver o processo de fabricação de radiadores.
Flávio, esquenta não hehehehe, radiador só resfria hahahaha.
Senna nossos domingos nunca mais foram os mesmos.
Abraços, Leo
Amigo, nao sei se te ajuda ou atrapalha ou se ja conhece ou nao, mas olhando teu machina blue, lembrei desse chetah que esta no planetabuggy.com.br
segue o link
http://www.planetabuggy.com.br/prototipos/cheetah.htm
la tem o e-mail do construtor, as vezes um bom papo ajuda para ambos !
abraco
Olá amigo Troller-a-vista, claro, quando estava construindo o projeto da Maquina, encontrei na globo o Chetah!!E o fato foi que achei muito longa e com algumas especificações que não eram o que pensava para minhas trilhas, se precisares algumas fotos tenho todas!! Outra coisa, o Beko que publica o planetabuggy é aqui de Pelotas, minha cidade, meu amigo, parceiro que divide a mesma oficina! Que aliás a tempos vem me pedindo fotas da máquina para publicar no site do Planeta Buggy .
Se desejares ver alguns projetos legais vai a www.confrariadobuggy.com.br e vai até projetos especiais, verás a Maquina e outros ótimos projetos 4x4 e 4x2 com Aps e até com Omega seis cilindros!!! Vai lá!! Encontrarás coisas bem interessantes!!!
Grande abraço, Cesar.