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"Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral

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  • 21/03/2010, 00:12
    Flávio Cadore
    Citação:

    Postado originalmente por cesarferreira Ver Post
    Olá Flavio, sempre achei que os todos radiadores eram assim!! Se tu olhares o desenho dos radiadores eles são uma serpentina com aletas onde passa o ar frio para esfriar! Não entendo que existam radiadores onde a água passe reto teriam que ser muito longos, já vi em barcos um longo cano por fora do casco e que vai da popa a proa e volta ao motor e faz o esfriamento pelo contato com água do mar! mas em geral tem mais de dez metros para ir e vir ao motor! Já pensou o tamanho que teria que ter a gaiola! RSRSRSRS!
    Abraço, Cesar

    Não existe radiador em que a água "passeie" por dentro dele, todos passam reto, desde motos, carros, tratores e caminões. Já abri vários e ví outros de outros anos e modelos.
  • 21/03/2010, 01:14
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    As kombi novas também dão problema de aquecimento...um amigo meu disse que resolveu o problema, ele alterou o caminho da água dentro do radiador. O normal é entrar de um lado e sair do outro e com a alteração ele faz a água percorrer um caminho em "S" dentro do radiador assim a água percorre um caminho maior sendo resfriada pelo vento.
    É uma boa idéia ou não????

    Eu não acho boa idéia, pois se no modelo original a água circulava apenas de um lado para o outro, foi porque no projeto foi considerado assim, afinal água quente sobe devido a densidade ser menor, por isso no radiador a água passa apenas de um lado para o outro, por tanto sub entende-se que a água puxada pela bomba na parte inferior do radiador tem temp. inferior, já quando se modifica para o circuito fazer um "S" tem-se muito mais perda de carga ou seja perde-se rendimento do fluxo de água, ainda mais passando por curvas de 180° onde se tem uma grande restrição ao fluxo e demanda uma bomba maior para se obter o mesmo fluxo do modelo anterior sem as curvas.

    Acho melhor redimensionar a ventuinha que modificar o radiador neste caso.

    Abraços, Leo
  • 21/03/2010, 12:52
    Flávio Cadore
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Eu não acho boa idéia, pois se no modelo original a água circulava apenas de um lado para o outro, foi porque no projeto foi considerado assim, afinal água quente sobe devido a densidade ser menor, por isso no radiador a água passa apenas de um lado para o outro, por tanto sub entende-se que a água puxada pela bomba na parte inferior do radiador tem temp. inferior, já quando se modifica para o circuito fazer um "S" tem-se muito mais perda de carga ou seja perde-se rendimento do fluxo de água, ainda mais passando por curvas de 180° onde se tem uma grande restrição ao fluxo e demanda uma bomba maior para se obter o mesmo fluxo do modelo anterior sem as curvas.

    Acho melhor redimensionar a ventuinha que modificar o radiador neste caso.

    Abraços, Leo

    "A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein

    Leo, as vezes a verdade que se apresenta não é a verdade absoluta.
    Se eu pensasse diferente não teria usado na minha gaiola o radiador deitado, em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água). E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.

    Os radiadores de carros são como são porque funcionam desta maneira ( atendem a necessidade). Nos radiadores de carros os canimhos são de alumínio e redondos e sabe-se que o mais eficiente são caninhos de cobre e oblongos ( achatados). Tem muitos exemplos disto por aí....
    Espero contribuir com o forum...hehehehehe
  • 21/03/2010, 17:47
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Se eu pensasse diferente não teria usado na minha gaiola o radiador deitado, em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água). E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.

    Não endenti o que quis dizer, na sua gaiola o radiador esta deitado e você prefere usar a gravidade que a termodinamica ???

    Citação:

    Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Os radiadores de carros são como são porque funcionam desta maneira ( atendem a necessidade). Nos radiadores de carros os canimhos são de alumínio e redondos e sabe-se que o mais eficiente são caninhos de cobre e oblongos ( achatados). Tem muitos exemplos disto por aí....

    Mas aí tem a questão dos custos, se fosse assim todo material empregado, nos veiculos seriam os melhores possiveis, assim como suas formas, mas aí entra uma questão $$$ que muda tudo.

    Abraços, Leo
  • 21/03/2010, 18:32
    Flávio Cadore
    Para finalizar, cada um deve fazer o que achar necessário.
  • 21/03/2010, 18:58
    leobnaval
    X2, Flávio.

    Mas me explica o que você quis dizer: "em usar o radiador deitado em cima do motor e a água quente entra na parte mais alta do radiador ( prefiro usar a gravidade do que a termodinâmica da água)"

    Abraços
  • 21/03/2010, 20:14
    cesarferreira
    Olá amigos, aqui na cidade tem uma fábrica de radiadores, esta semana se der tempo vou ver se vou até lá e ver se consigo fotografar todas as etapas da construção de um radiador e quais as modificações que são possíveis e que poderão melhorar nosso arrefecimento!!!!
    Mas realmente o melhor será a solução que proteja nossos motores!!
    Abraços, Cesar
  • 21/03/2010, 20:17
    Flávio Cadore
    Citação:

    Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    E funciona que é uma beleza, não tenho problema de aquecimento da água.

    Leo, só não vai me perguntar se o motor está esquentando ou não!!!!!

    O radiador está com uma inclinação de 20 graus, estava me esquecendo que eu tenho que dizer que o radiador está "instalado" com uma inclinação de 20 graus com a linha horizontal. Sendo assim a gravidade atua e a água desce para a parte mais baixa do radiador. Já a outra coisa é que a água quente tem a tendência a subir e a água fria descer, só que isto não é mais usado desde que inventaram a bomba d'água nos motores.
    Leo, vc tá de brincadeira????????????? O forum não é para isto!
  • 21/03/2010, 20:48
    Flávio Cadore
    Hoje Ayrton Senna completaria 50 anos!
    "Senna para Sempre".
  • 21/03/2010, 22:24
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Leo, só não vai me perguntar se o motor está esquentando ou não!!!!!

    O radiador está com uma inclinação de 20 graus, estava me esquecendo que eu tenho que dizer que o radiador está "instalado" com uma inclinação de 20 graus com a linha horizontal. Sendo assim a gravidade atua e a água desce para a parte mais baixa do radiador. Já a outra coisa é que a água quente tem a tendência a subir e a água fria descer, só que isto não é mais usado desde que inventaram a bomba d'água nos motores.
    Leo, vc tá de brincadeira????????????? O forum não é para isto!

    Agora entendi hehehehe
    Sabe como que é depois que você começa a estudar eng.:shock::shock::shock: hehehe

    Não quero levar este assunto adiante, mas a questão da densidade água quente subir, água fria descer não tem como não ser usada é uma lei da natureza, isso vai existir independente da bomba que for utilizada ainda mais se o radiador tiver sua tubulação indo apenas de um lado ao outro e todos se unindo nas extremidades, sem fazer um circuito em "S".

    http://www.envenenado.com.br/manuten...adiador_01.jpg
    Fonte: http://www.envenenado.com.br/manuten...adiador_01.jpg

    http://www.oficinaecia.com.br/biblia...agens/a103.jpg

    Fonte: http://www.oficinaecia.com.br/biblia...agens/a103.jpg

    Cesar seria muito interessante ver o processo de fabricação de radiadores.

    Flávio, esquenta não hehehehe, radiador só resfria hahahaha.
    Senna nossos domingos nunca mais foram os mesmos.

    Abraços, Leo
  • 21/03/2010, 23:23
    Troller-a-vista
    Amigo, nao sei se te ajuda ou atrapalha ou se ja conhece ou nao, mas olhando teu machina blue, lembrei desse chetah que esta no planetabuggy.com.br

    segue o link

    http://www.planetabuggy.com.br/prototipos/cheetah.htm

    la tem o e-mail do construtor, as vezes um bom papo ajuda para ambos !

    abraco
  • 21/03/2010, 23:35
    cesarferreira
    Citação:

    Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Amigo, nao sei se te ajuda ou atrapalha ou se ja conhece ou nao, mas olhando teu machina blue, lembrei desse chetah que esta no planetabuggy.com.br

    segue o link

    http://www.planetabuggy.com.br/prototipos/cheetah.htm

    la tem o e-mail do construtor, as vezes um bom papo ajuda para ambos !

    abraco

    Olá amigo Troller-a-vista, claro, quando estava construindo o projeto da Maquina, encontrei na globo o Chetah!!E o fato foi que achei muito longa e com algumas especificações que não eram o que pensava para minhas trilhas, se precisares algumas fotos tenho todas!! Outra coisa, o Beko que publica o planetabuggy é aqui de Pelotas, minha cidade, meu amigo, parceiro que divide a mesma oficina! Que aliás a tempos vem me pedindo fotas da máquina para publicar no site do Planeta Buggy .
    Se desejares ver alguns projetos legais vai a www.confrariadobuggy.com.br e vai até projetos especiais, verás a Maquina e outros ótimos projetos 4x4 e 4x2 com Aps e até com Omega seis cilindros!!! Vai lá!! Encontrarás coisas bem interessantes!!!
    Grande abraço, Cesar.
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