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  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Trocando os Eixos




    Agora sim, finalmente depois de mais de 1 ano, com os eixos de Rural encostados, chegou a hora de trocar.8-)

    Bom, o eixo é praticamente tudo novo, retentores, juntas, rolamentos, alguns parafusos, o freio a disco foi revisado, tubulação de freio nova, além do kit Flutuante T-Rex Bone e as porcas de engenharia Ensimec. Protetor de diferencial e relação 5,38

    Mantendo o critério, básico de todo jipeiro, "Já que..." estava trocando o eixo traseiro, decidi aumentar mais ainda o entre-eixos, algo em torno de 4 a 5 polegadas só no eixo traseiro. E com isso novos problemas, flexivel curto, amortecedor curto, o cardan nem dá pra dizer q ficou curto Nem chega na T-Case E o pior agora é meter a faca na caixa de roda

    Segundo meu pai completamente desproporcinal

    O dianteiro tá na montagem ainda, espero semana q vem ele esteja no esquema pra colocar na viatura

    Algumas fotos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-dsc01784.jpg   Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-dsc01785.jpg   Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-86.jpg   Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-87.jpg   Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-dsc01788.jpg  
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #2
    E ai thiago, tudo bem.

    Me ajuda ai, estou querendo montar um conjunto de direção = o seu n meu cj, porem mecanica, o que vc acha, e dificil colocar bomba hidraulica no bf 161? vale a pena ou a diração mecanica e leve da pra guiar belz?
    sera que vc poderia me mandar fotos mais detalhadas das suas adaptaçoes, como os suportes que vc fes na caixa, e fixações da coluna?

    Se puder fico muito agradecido.

    Abracos.

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por DJLOPES Ver Post
    E ai thiago, tudo bem.

    Me ajuda ai, estou querendo montar um conjunto de direção = o seu n meu cj, porem mecanica, o que vc acha, e dificil colocar bomba hidraulica no bf 161? vale a pena ou a diração mecanica e leve da pra guiar belz?
    sera que vc poderia me mandar fotos mais detalhadas das suas adaptaçoes, como os suportes que vc fes na caixa, e fixações da coluna?

    Se puder fico muito agradecido.

    Abracos.
    Bomba hidráulica no BF não é coisa de outro mundo, tem muitos tópicos com fotos e informações sobre essa adaptação, eu já instalei em vários aqui na oficina.

    []'s

  • #4
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Fala Leo blz???
    Opa, beleza!

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Discordo..
    Olha.. não me entenda mal, mas infelizmente não tem como discordar de um fato: compressores comprimem ar, e nenhum destes que usamos (turbina, roots, etc) possui eficiência de 100% para pressões maiores que a atmosférica.

    Se não existe eficiência 100%, existe aquecimento... e ponto!

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    simples, onde é ligado uma turbina?? na saida de escapamento certo? que é mais quente que a admissão correto? a parte quente é ligada diretamente por um eixo na impeller de uma turbina que SIM aquece mais que um supercharger....
    Este "calor" não faz diferença prática, ainda mais se você considerar que o eixo da turbina normalmente recebe óleo e/ou água do motor, que realizam uma boa refrigeração também. A única coisa que é forçada contra o ar são as pás, que até onde sei, não trocam tanto calor assim com o sistema.

    Se a dissipação de calor fosse tão grande quanto você coloca, não precisaríamos de intercooler, nem de radiador, nem de colméias, nem de cobre ou alumínio: bastaria um tubo de aço reto na frente do veículo para trocar calor do sistema de refrigeração com o ar.. não concorda?

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    nào é calculo, nem matemática, é fisica e é simples, dirige por 2 horas um carro turbinado e ponha a mào na parte fria da turbina ....
    Bom, pra começo de conversa, a matemática é um dos pilares da física..

    Segundo: carro parado, tudo pára de circular: água, oleo, e ar. A carcaça fria, fica em contato direto com a quente, e aí a boa e velha condutividade térmica faz com que a temperatura da parte fria suba vertiginosamente. Mas nada de anormal: é uma característica do sistema. Com o carro andando, mesmo se a parte fria estiver quente, voltamos ao item anterior: a troca de calor com o ar deveria ser ínfima e/ou desprezível.

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    o SC do Thiago é do tipo Lysholm, diferente dos roots (vc se referia aos antigos roots detroit?)
    Os compressores Eaton M24, M45, e M62 são variações do roots - com diversas melhorias, MAS não deixam de ser compressores roots...

    Isso está nas informacoes técnicas deles, inclusive.

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    no caso o centrífugo tem muito menor aquecimento ainda, pois ele nào tem sequer ligação com o motor a nào ser pelo oleo que inclusive passa por um radiador de oleo, mais eficiente ainda
    Compressores centrífugos são aquecem menos o ar que os superchargers porque compressores centrífugos (assim como no caso do turbo) são mais eficientes para algumas faixas de pressão que os do tipo roots. Mas isso não tem a ver com a fonte que impulsiona o sistema (carcaça quente, acionamento mecânico, elétrico, etc..).

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Mas dependendo da temperatura do ar admitido que noc aso dele usa snorkel já, eu nào vejo tanto "lucro" no intercooler [...] o ganho seria terrivel comparado com o espaço que vc tem para o ar preencher e o tmepo que o susperchager levaria pra pressurizar todo o sistema
    Nananinanão!!

    Consulte as tabelas dos compressores! Nenhum tem eficiência de 100% para qualquer pressao acima da atmosférica. Aliás, quanto maior a compressão, maior a temperatura.. quanto maior a temperatura, pior para a eficiencia térmica do motor, e pior para a performance.

    Sobre essa questão de "espaço para o ar preencher" e tempo de pressurização, me parece muito mais coisas que aconteceriam se tivesse um erro de projeto na instalação ou no dimensionamento do intercooler de que problemas propriamente ditos.

    Aliás, o meu jipe tem um supercharger e um intercooler, e os ponteiros de rotação e pressurização às vezes parecem que estão conectados no mesmo sensor: subiu a rotação, a pressurização acompanha. Isso porque eu liguei o sensor depois do intercooler, para medir a pressão que chega no motor de fato - então é a pressão real, já descontando eventuais perdas pelo intercooler.

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Existe alguns ganhos, principalmente se falando de superchargers que nàov alem o esforço e pdoe até criar algo que é indesejável como o "turbo lag" num supercharger! Por isso algumas receitas aplicadas a turbinas, par aum supercharger Lysholm ou centrifugo são completmaente dispensáveis e algumas outras que no turbo é prejudicial, nos SC são muito úteis.
    Turbo lag eh impossível num supercharger, porque ele está sempre operando em conjunto com o motor... o que pode acontecer são comportamentos não esperados de acordo com o posicionamento da borboleta, mas isso já são questões específicas de motores a gasolina/álcool.

    O que voce deve estar falando é do pressure drop - que existe sim, em qualquer cenário que use intercooler. Mas justo por isso que é importante escolher um intercooler adequado ao cenário em questão (deslocamento volumétrico, eficiência do compressor, entre outros).

    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Logo muito do que é aplicado a turbina ou nào se aplica ou difere um pocuo pra um SC [..]
    É bom lembrar que os dois sistemas lidam com compressão de ar. Logo, estão sujeitos às mesmas regras da física, onde a teoria é sempre a mesma. Por isso mesmo, ela não pode ser negligenciada.

    E é isso! 8-)

  • #5
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por DJLOPES Ver Post
    E ai thiago, tudo bem.

    Me ajuda ai, estou querendo montar um conjunto de direção = o seu n meu cj, porem mecanica, o que vc acha, e dificil colocar bomba hidraulica no bf 161? vale a pena ou a diração mecanica e leve da pra guiar belz?
    sera que vc poderia me mandar fotos mais detalhadas das suas adaptaçoes, como os suportes que vc fes na caixa, e fixações da coluna?

    Se puder fico muito agradecido.

    Abracos.
    Ptz, eu particularmente iria de hidraulica... Dificil não é tanto, requer um pouco de habilidade com solda, esmerilhadeira e furadeira...rsrs... E uma boa dose de paciencia pra alinhar a polia no motor.

    Então a bomba, dá pra usar a do Santana, é bem pequena, fácil de achar e barata. Vc compra a bomba e o suporte original dela, do motor AP. Tbm o reservatorio vc vai precisar. Apartir desse suporte original, dá pra bolar um suporte, usando pedaços de chapa, pra montar um suporte no motor original do Jeep.

    Todas as fotos q tenho, da caixa instalada são as que estão aqui nesse tópico mesmo...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #6
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Prévia... do que está por vir...
    Iluminação da cronomac, é horrivel lampadas com tonalidades diferentes... detalhe são novas!!!

    Ele já funciona, essa semana vai pro autoeletrico terminar a parte básica do Jeep...

    E Reservatório de partida a Frio em aluminio, ...

    [s]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-cid_4d209d6794db4921baa48168559eb94e-mvs.jpg   Jeep CJ5 1957 agora Powerstroke 2.8TD-cid_a1ad8cab824f4dc69b52ed8ec1f56fbe-mvs.jpg  
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Prévia... do que está por vir...
    Iluminação da cronomac, é horrivel lampadas com tonalidades diferentes... detalhe são novas!!!

    Ele já funciona, essa semana vai pro autoeletrico terminar a parte básica do Jeep...

    E Reservatório de partida a Frio em aluminio, ...

    [s]
    Tá ficando dukarai!!!!

    Sobre a iluminação da Cronomac, é phoda né!!!

    Tenho 7 no meu Jeep, a tonalidade varia também, mas não tanto como esse seu. Achei estranho aí pq tem uns que são amarelos, outros sao verdes...

    Aqui no meu todos puxam para a tonalidade do seu contagiros, meio amarelado.

    O que o pessoal tem feito é retirar a "tinta" verde das lâmpadas, aí a iluminação passa a ser branca.


    T+
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Tá ficando dukarai!!!!

    Sobre a iluminação da Cronomac, é phoda né!!!

    Tenho 7 no meu Jeep, a tonalidade varia também, mas não tanto como esse seu. Achei estranho aí pq tem uns que são amarelos, outros sao verdes...

    Aqui no meu todos puxam para a tonalidade do seu contagiros, meio amarelado.

    O que o pessoal tem feito é retirar a "tinta" verde das lâmpadas, aí a iluminação passa a ser branca.


    T+
    O meu variou mais pq comprei de lotes diferentes, em lojas diferentes... Aí variou mais ainda...

    Vou fazer o seguinte no meu, ou compro um breaklight tiro os leds pra colocar no lugar das lampadas, fica o tom amarelado, ou compro led azul pra combinar com o modulo da injeção, q tem o display azul.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #9
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    Thiagão essa capota ficou gringa hein...
    mas e as portas tbem são da atlantida? só elas devem ter influenciado bastante no preço né....

    parabéns! abraços
    Jubileu - CJ5 1972 - Vortec V6 4.3L - Clark 260T+Dana18 - Eixos Dana 60 - Pneus 40" ignorante - Em construção!
    Equipe Jeep&cia

  • #10
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    Citação Postado originalmente por xicoffck Ver Post
    Thiagão essa capota ficou gringa hein...
    mas e as portas tbem são da atlantida? só elas devem ter influenciado bastante no preço né....

    parabéns! abraços
    Opa!!!

    Não, as portas são da Fiber 4x4. A Atlandida só fez a outra metade da porta (janelas)...
    Paguei na época, as portas 500,00 o par!

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11
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    Parabéns!
    O Jeep está lindo

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Obrigado Jessica

    Segue a ultima foto...

    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

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