
Postado originalmente por
Leonardo L.
Ou seja, uns
15% de diferença a mais para o turbocompressor.
Sobre a temperatura do ar, é só calcular: se você tem um supercharger comprimindo com eficiência de 60%, com o motor girando a uns 2000rpm e ele a uns ~6000rpm - o que dá um gasto de cerca de uns 12cv de potência para o M45 - 40% da energia está virando calor...
Ou seja, você tem
um chuveiro de 3500W na admissão!
Dá pra usar os índices de calor específico e a densidade do ar para calcular o quanto que esta energia influencia na temperatura final... mas já tem alguma fórmulas prontas, e um cálculo aproximado chegaria perto de
120 a 150 graus celcius de temperatura final.
Com certeza, um intercooler vai muito bem, até num supercharger!
No caso do Thiago, como ele está usando álcool, o combustível em si acaba absorvendo uma parte deste calor para vaporização (já que precisa do dobro ao triplo de energia da gasolina para vaporizar) e para a própria ignição do mesmo (cuja temperatura é mais ou menos o dobro da gasolina).
Aliás, coisa importante é que a temperatura do ar de admissão influencia na potência final do veículo: existem inclusive algumas regras que dizem que se você decrescer em 12 graus celcius a temperatura do ar admitido, você aumenta um 1% a potência e o torque final do motor. Claro que isso é aproximado, mas já dá pra ter uma idéia...
Se você considerar um intercooler bem eficiente, onde o o ar está entrando a uns 150 graus dele e saindo a uns ~55 graus, reduzindo uns 96 graus - e você multiplicar estes 1% sucessivamente a cada 12 graus reduzidos - você chega na conta de que um motor de 70cv pode chegar a 75cv - ou seja, 5cv a mais de potência - só com esta redução de temperatura de admissão.
