Postado originalmente por
Carlos A. C. Azevedo
Isso mesmo Zeca que o Robson falou, mas olha, tu tem que colocar um dos dois, ou R12 ou R134a, NÃO VAI COLOCAR MP39 no sistema se não vai estourar tudo quanto for uniao, ele é o substituto do R12 que é CFC, MAS SÓ USADO em sistema com união por solda, geladeiras por exemplo, em carros a vedação das unioes são feitas por borracha, se colocar o MP 39 a pressão de trabalho dele, não me lembro bem, mas parece que é 30% maior que do R12. e no caso não precisaria trocar nem o óleo nem a valvula de expansão.
Seria melhor tu procurar o evaporador pra R134a, mas ai tu tem que trocar o óleo e a valvula de expansão, mas fica tranquilo que a prressão não é tão grande a ponto de estourar as unioes.
PS: quando digo não precisaria nem trocar óleo do compressor, é se o sistema estivesse selado ainda, mas como o teu evaporador deve ter furado, tem que trocar o óleo do compressor.
:concordo: