Orion é a de alumínio.
Versão Imprimível
Orion é a de alumínio.
Fabil, as rodas são mangels 15x8, mas são de ferro. o offset é -21.
Como não sou bom em decifrar os "codigos" escritos atras das rodas, tirei uma foto hehehehehe.
Confere se é isso mesmo:mrgreen:
bao... na foto tá 15x8 -15 vc mudou o offset ? alias.. as rodas sao usadas néh? vai ver o antigo proprietario tinha alterado, pois pela foto o offset dela nao tá parendo -15 nem pau.. do jeito que o aro tá p/ fora chuto que esteja uns -45.. faca a medicao ae..
coloque a roda deitada no plano com a frente p/ cima, pegue uma regua e meca quantos mm tem da base do aro ( que vai estar apoiado na mesa/chao plano) até o furo central da roda...
se por exemplo seu off-set fosse 0, entao a medicao deveria dar 101,6mm ( ou seja, a tala 8" dividido ao meio, certo??? já que off-set 0 siginifca o miolo da roda extamente no centro do aro)
suponhamos que seu offset seja mesmo -21, entao a medicao na sua regua deverá dar exatos 80,6mm que sao o off-set 0 subtraido dos 21mm que o aro foi jogado p/ "fora" do seu centro.. entendeu?
T+
Fabiano, agora voce me apertou, vou ter que verificar isso.
recapitulando bem, acho que devem ser -15, o mecanico que olhando rapidamente me falou que eram -21, mas como foi meio de cabeça, acho que ele se enganou. Só troquei as rodas pois a minha de liga era offset -5, então não entrava nas pinças de freio da kombi, e como eram tla 7 estrangulariam o pneu.
Se for confirmado o offset -15 melhor ainda, pois novas só acho -25 e -44, e ai ficariam mais para fora ainda:mrgreen:
Apesar dos pneus já estare montados nos eixos, vou tentar tirar as medidas usando uma regua para nivelar a roda (como se fosse o chão), e assim que der coloco o resultado aqui.
Acaba que estou desistindo de utilizar o kit que comprei de vc, pois ia usar tão poucas peças que vou acabar fazendo tudo novo e vendendo o kit..:parede:
Está complicado adaptar o kit ao eixo de rural, pois este está liso, e o kit contava com os suportes originais para a prender as peças.
Ainda estou quebrando a cabeça para ver como resolvo esta pendenga, se canibaliso o kit alterando-o para a nova situação dos eixos ou se faço tudo novo..:parede:
sobre as rodas, no aro está escrito -15 entao o offset originalmente delas era -15 sim... MAS, pelas fotos eu acho que suas rodas já foram mexidas e o off-set nao seja mais -15... como disse pelas fotos tô chutando algo entre -45.. confere ae..
sobre os suportes dos links no eixo, vc tem as opcoes:
1- arrancar os suportes do eixos originais ( menos recomendada, pois vai desvalorizar as carcacas p/ venda)
2- fazer outros suportes no seu meca
3- eu fiz os suportes p/ os eixos D44 canela grossa do samurai verde que estou adaptando eixos lembra? entao se quiser mando fazer p/ vc, chapa 5mm cortada a lazer.
T+
Fabiano, medi o offset, e deu 86, (101-15), realmente no olho parece muito mais, ai para conferir minha conta, já que como estavam montados não pude apoia-los no chão, peguei uma roda igual só que com offset -25 que estava em outro jipe, e realmente a minha é bem menor quando se compara lado a lado.
As peças dos eixos estou cortando aqui, fica mais em conta que trazer dai, devido ao peso das peças.
Pena que o kit ficou perdido, não tenho coragem de canibalizr as peças do eixo original para usar com o kit, pois isso tiraria muito do valor de repasse dos eixos originais:parede:
Os suportes dos links já foram feitos, eles serão presos invertidos mesmo, o carro fica mais limpo por baixo.
O supote da mola traseira será abandonado e um novo será feito e preso do lado de fora do chassi, assim espero que o carro ganhe um pouco mais de estabilidade lateral.
As molas continuam sendo as traseiras do santana quantum, com 40cm de altura, e estou tentando deixar o carro o mais baixo possivel, sem prejuizo ao funcionamento da suspenção, assim o eixo dianteiro foi deslocado 40mm para frente, o traseiro continua na mesma posição, mas a lata vai sofrer um pouco.....
blz... vai mandando fotos ae p/ gente ver
T+
OS novos suportes para as molas traseiras estão prontos, os batentes traseiros foram removidos pois as molas novas serão instaladas de fora do chassi.
Para que as molas não ficassem soltas, foi feita um conjunto de sapatas que parafusam a mola no suporte, assim esta não se solta do conjunto e não faz barulho.
OS braços novos estão prontos, forma feitos 2 novos para a dianteira, 4cm maiores que os originais. não quis mecher no suporte do chassi, pois será a referencia na hora do alinhamento do conjunto, e como as buchas já estava meia vida, aproveitei pra colocar tudo novo.
sobre o suporte de mola traseiro, nao os solde em definitivo, apenas ponteie e monte deixando o carro em "repouso" ( sem cavaletes) p/ ver o quanto a mola vai ceder com o peso..
meu palpite é que a montagem vai ficar melhor se os suprotes de mola forem invertidos ou seja.. ao invéz de |T| assim monta-los |_| sacou?
T+
Fabil, os suportes estão sendo montados como os da foto, pois ficarão alinhados com o chassi, a parte de cima do /-\ com a linha do chassi, igual ao suporte original porem do lado de fora (onde ants ficava o suporte do batente traseiro).
Acontece que com a mola presa (40cm) subimos o carro e mesmo que as molas ficassem presas em uma base reta soldada no eixo, o carro subiu mais 10 cm, ficando alto pkcte. Inverter o suporte como sugerido aumentaria mais ainda a altura final do carro (os cm referentes a "altura da longarina do chassi).
Como esta foi a primeira "montagem", nada foi ponteado muito menos soldado, serviu apenas para uma visualização.
Caso realmente seje necessário aumentar mais a altura, ai sim inverterei o suporte, pois evitaria a utilização de calços ou sapatas maiores.
Por curiosidade, qual a diferença em colocar \_/, ou como nas fotos? muda o funcionamento/articulação ou só para facilitar??:pensativo:
Assim que der vou colocar aqui as medidas em cm dea altura do carro, com os suportes nos dois modos, ai ajudará a se ter uma melhor ideia.
Qualquer ajuda é bem vinda então pode soltar os pitacos ae!!:mrgreen:
a vantegem de colocar invertido ( alem de deixar a superficie de montagem da mola mais baixa) é o fato de em torcoes a mola nao raspar na longarina.. pq geralmente quando a suspensao flexiona bastante a mola sempre dá uma barriguinha, sacou? dai com ela montada abaixo da linha do chassis nao vai ter anda p/ raspar
T+
T+
Ah tá, entendi.
Pois é, vou ver se dá para coloca-los invertidos, não quero nada raspando ou fazendo brulho.
:mrgreen: barulho já basta o zunido dos 33" MT :mrgreen: