Bem, já que vão começar essa discussão...
Não estou me baseando apenas no volume, só respondi a pergunta colega.
O que procuro analizar é a área de contato com o ar...
No meu caso consequentemente ficou com um volume maior.
Me baseio também nas pick ups americanas, que carregam traillers pesados, e usam com tática um radior suplementar, ou seja, uma maoir área de refrigeração.
Na verdade não fiz o radiador assim, mas a rural tem a área de entrada e ar pequena(na minha opinião), então adequei o que tinha em mãos!
Assim pude aproveitar melhor o pequeno espaço de entrada de ar.
Outra coisa, como eu disse é uma variável, se aumenta ou diminuí, quem sabe... não deixa de ser uma variável!
Já vi esses relatos, mas será que pode-se pegar literalmente como exemplo no caso de radiadores de óleo?
Se bem me lembro o eduardo colocou um radiador um pouco maior e deu muito certo.
Cada caso é um caso....
O Folgado, aumentou o radiador de água do jipe em 2 litros a mais que o da S10, e está tudo ótimo!
E o que me diz do Pagani, com radiador de dois litros?
Se aumentar fosse problema, acho que esse seria o primeiro colega a relatar
Tambem concordo que volume não é tudo mais é uma boa variante, mas é importante que o radiador seja eficiente isso eu acho que o meu é, vendo a estrutura de contrução dele. Não sei se medi bem o volume do meu radiador pois pelo tamanho dele comparado a uns que vi pela internet (loja crestana e crestana) ele deveria ter mais volume do que eu medi. acho que quando coloquei agua dentro do radiador (tampando um dos lados com a mão e colocando agua pelo outro lado) deve ter ficado com ar pois coloquei agua enchendo por cima. Vou depois verificar o volume novamente.
O conselho que eu dou é quando for colocar um radiador de oleo, ou de agua ou até mesmo um intercooler, ele tem que ser de boa qualidade. Pois uma vez quando turbinei um carro que tive (gasolina/alcool) coloquei um intercooler nele bem grande, mas o ar não passava direito por dentro dele, resultado o carro piorou muito.
Então é isso.
Já consegui um adaptador para colocar no meu motor e fazer uma linha de oleo para jogar para o radiador, deve chegar semana que vem. depois posto aqui. Ele fica entre o filtro de oleo e o motor.
Vou instalar os meus radiadores e depois posto resultados.
Amigos, medi melhor o volume dos radiadores, tem aproximadamente 400ml mas ainda achei pouco pelo tamanho do radiador que tem aproximadamente 50x8x5cm cada. Pelo menos com este tamanho creio eu que o radiador proporciona um boa troca de calor.
Amigos, medi melhor o volume dos radiadores, tem aproximadamente 400ml mas ainda achei pouco pelo tamanho do radiador que tem aproximadamente 50x8x5cm cada. Pelo menos com este tamanho creio eu que o radiador proporciona um boa troca de calor.
OBS.: Ventoinha são da CB 500.
Fotos em anexo.
1 desse já seria mais q suficiente, mas se vai colocar os 02, faça o óleo passar pelos 02 em série e não em paralelo.
Zepi é isso mesmo, um pro motor e outro pra caixa, estão juntos para aproveitar o espaço e as ventoinhas, mas mas ventoinhas vão ligar apenas com a cebolinha da caixa automatica 75ºC. Depois de instalado posto fotos.
Abraços
Adaptação dos sensores de Temperatura do oleo da caixa(cebolão), sensor de temperatura (relogio de painel) e sensor de temperatura(lampada que acende no painel quanto a temperatura esta muito alta). Foi feito furos no carter da caixa e colocado "adaptadores" para os sensores. Só falta fazer umas soldas em vota para evitar vazamento de oleo.