Hoje finalmente fui buscar o meu ONÇA (1983) na oficina do Salomão. Agora está com diferenciais 11x35. O motor é OM-314 com turbina APL .42.48 e o escapamento está com 2,5 polegadas. Câmbio de 4 M sincronizado.
Favor comparar o vídeo com https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...-o-onca-5.html (O retorno do JIPÃO (O ONÇA)).
No video anterior (29-Set-2019- página 5) o ONÇA ainda usava coroa e pinhão 10x37.
Comparando os vídeos:
Jipe TOYOTA BANDEIRANTE 1983
Motor OM-314 com turbina APL 240 .42.48
Escapamento 2,5 polegadas.
Câmbio 4 M sincronizado + 4x4 + Reduzida.
Relação coroa e pinhão no vídeo de Set 29, 2019 era 10x37.
Relação coroa e pinhão no vídeo de hoje é 11x35 (15% mais longa).
Subida em ladeira muito íngreme. Saiu em 1ªM e logo deslanchou bem e pude passar a 2ªM sem problemas. Venceu toda ladeira facilmente. Poderia ter passado a 3ªM, mas logo pediria a 2ªM novamente. Bastante similar ao vídeo anterior onde usava relação 10x37. Sem dúvida há um discreto enfraquecimento na 1ª marcha, quase imperceptível, pois este JIPÃO é muito reduzido. O alongamento foi 15% da sua transmissão e suficiente para me permitir rodar a 80 Km/h com motor a 2.500 rpm. Se for a 100 Km/h o motor fica em 2.800 rpm. Acabou o berro do motor! Excelente!