x
Convex Datacenter
Página 9 de 20 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516171819 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 238

Hybrid View

Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Agradecimentos: 110

Hoje finalmente fui buscar o meu ONÇA (1983) na oficina do Salomão. Agora está com diferenciais 11x35. O motor é OM-314 com turbina APL .42.48 e o escapamento está com 2,5 polegadas. Câmbio de 4 M sincronizado.
    Favor comparar o vídeo com https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...-o-onca-5.html (O retorno do JIPÃO (O ONÇA)).
    No video anterior (29-Set-2019- página 5) o ONÇA ainda usava coroa e pinhão 10x37.

Comparando os vídeos:

Jipe TOYOTA BANDEIRANTE 1983
    Motor OM-314 com turbina APL 240 .42.48
    Escapamento 2,5 polegadas.
    Câmbio 4 M sincronizado + 4x4 + Reduzida.
    Relação coroa e pinhão no vídeo de Set 29, 2019 era 10x37.
    Relação coroa e pinhão no vídeo de hoje é 11x35 (15% mais longa).

Subida em ladeira muito íngreme. Saiu em 1ªM e logo deslanchou bem e pude passar a 2ªM sem problemas. Venceu toda ladeira facilmente. Poderia ter passado a 3ªM, mas logo pediria a 2ªM novamente. Bastante similar ao vídeo anterior onde usava relação 10x37. Sem dúvida há um discreto enfraquecimento na 1ª marcha, quase imperceptível, pois este JIPÃO é muito reduzido. O alongamento foi 15% da sua transmissão e suficiente para me permitir rodar a 80 Km/h com motor a 2.500 rpm. Se for a 100 Km/h o motor fica em 2.800 rpm. Acabou o berro do motor! Excelente!
    4X4 Brasil
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Hoje finalmente fui buscar o meu ONÇA (1983) na oficina do Salomão. Agora está com diferenciais 11x35. O motor é OM-314 com turbina APL .42.48 e o escapamento está com 2,5 polegadas. Câmbio de 4 M sincronizado.
    Favor comparar o vídeo com https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...-o-onca-5.html (O retorno do JIPÃO (O ONÇA)).
    No video anterior (29-Set-2019- página 5) o ONÇA ainda usava coroa e pinhão 10x37.

Comparando os vídeos:

Jipe TOYOTA BANDEIRANTE 1983
    Motor OM-314 com turbina APL 240 .42.48
    Escapamento 2,5 polegadas.
    Câmbio 4 M sincronizado + 4x4 + Reduzida.
    Relação coroa e pinhão no vídeo de Set 29, 2019 era 10x37.
    Relação coroa e pinhão no vídeo de hoje é 11x35 (15% mais longa).

Subida em ladeira muito íngreme. Saiu em 1ªM e logo deslanchou bem e pude passar a 2ªM sem problemas. Venceu toda ladeira facilmente. Poderia ter passado a 3ªM, mas logo pediria a 2ªM novamente. Bastante similar ao vídeo anterior onde usava relação 10x37. Sem dúvida há um discreto enfraquecimento na 1ª marcha, quase imperceptível, pois este JIPÃO é muito reduzido. O alongamento foi 15% da sua transmissão e suficiente para me permitir rodar a 80 Km/h com motor a 2.500 rpm. Se for a 100 Km/h o motor fica em 2.800 rpm. Acabou o berro do motor! Excelente!
    Boa tarde Capitano.

Pelo visto ficou excelente a relação.

parabéns mais uma vez

Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Citação Postado originalmente por Maggion Ver Post
    Boa tarde Capitano.

Pelo visto ficou excelente a relação.

parabéns mais uma vez
    MAGGION, a meu ver este alongamento valeu a pena, pois as marchas curtas (1ª e 2ª) enfraqueceram muito pouco e a 4ª marcha ficou ótima. Na estrada você coloca a 4ª e vai a 80 Km/h sem aquele incômodo urro do motor diesel. Hoje a 80 Km/h o motor girava tranquilo a 2.500 rpm. É disso que eu precisava. Se precisar aumentar a velocidade numa ultrapassagem pode ir a 100 Km/h e o motor vai ficar em 2.800 rpm, já se preparando para berrar um pouco. Na minha opinião o JIPÃO Bandeirante tem um centro de gravidade bem alto, é um veículo pesado, antigo e tem uma estabilidade sofrível em curvas fechadas. Numa viagem, por exemplo, Amparo-Serra da Canastra (450 Km) a velocidade cruzeiro de 80 a 90 Km/h me satisfaz plenamente. Quem precisar usar um JIPÃO Band num serviço muito pesado e tem relação 11x35 ainda tem o recurso da reduzida. Se for no asfalto pode-se usar a tração 4x4 com reduzida e a roda livre solta.
    Esta relação 11x35 é muito boa.
    Quando os diferenciais foram desmontados verificamos que os rolamentos estavam todos ruins (2 rolamentos da coroa e 2 do pinhão). Precisei trocar 8 rolamentos e esta foi uma despesa a mais. O ex-dono do ONÇA ficou 20 anos com o JIPÃO e nunca usou a tração 4x4. Nem sabia como engatar 4x4. Também nunca deve ter trocado óleo do diferencial dianteiro. Quando o diferencial dianteiro foi aberto o óleo parecia maionese, pois estava contaminado com água e terra e os rolamentos estavam em situação péssima. O traseiro estava com óleo de bom aspecto, mas os rolamentos mostravam sinais de desgaste, embora muito menos que o dianteiro. Acho que o fato de não usar a tração por 20 anos e não girar o diferencial dianteiro (roda livre solta) fez com que os rolamentos estragassem mais. Se você usar demais uma peça vai gastá-la, mas se você não usar uma peça pode não gastá-la, mas irá estragá-la muito mais.
    Quando vier a Serra Negra venha conhecer meu ONÇA.
    Abs,
    4X4 Brasil

Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Meu ONÇA tem câmbio de 4M sincronizado e usava pinhão de velocímetro de 11 dentes, bastante indicado para os pneus 650 dele. Por ter baixo custo troquei por pinhão de 10 dentes, compatível com pneus 750.
    Fiz mais um teste hoje e verifiquei que o velocímetro a 80 Km/h corresponde uma velocidade real de 83 Km/h. Como a relação nova alongou 15% da transmissão a velocidade real seria um tanto maior que a velocidade marcada no velocímetro e com radar não se deve brincar. Se estivesse com o pinhão de 10 dentes o velocímetro marcaria 80 Km/h, porém a velocidade real estaria um pouco acima de 90 Km/h e neste caso o radar multa.
    Agora com este pinhão de 11 dentes basta ficar um pouquinho abaixo do limite do radar e tudo dá certo.
    Aqui em Amparo e toda região da grande Campinas tem muitos radares fixos e até móveis de vez em quando. Melhor não facilitar.

-pinhao-velocimetro-10-dentes.jpg -pinhao-velocimetro-11-dentes.jpg

Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Meu ONÇA tem câmbio de 4M sincronizado e usava pinhão de velocímetro de 11 dentes, bastante indicado para os pneus 650 dele. Por ter baixo custo troquei por pinhão de 10 dentes, compatível com pneus 750.
    Fiz mais um teste hoje e verifiquei que o velocímetro a 80 Km/h corresponde uma velocidade real de 83 Km/h. Como a relação nova alongou 15% da transmissão a velocidade real seria um tanto maior que a velocidade marcada no velocímetro e com radar não se deve brincar. Se estivesse com o pinhão de 10 dentes o velocímetro marcaria 80 Km/h, porém a velocidade real estaria um pouco acima de 90 Km/h e neste caso o radar multa.
    Agora com este pinhão de 11 dentes basta ficar um pouquinho abaixo do limite do radar e tudo dá certo.
    Aqui em Amparo e toda região da grande Campinas tem muitos radares fixos e até móveis de vez em quando. Melhor não facilitar.

-pinhao-velocimetro-10-dentes.jpg -pinhao-velocimetro-11-dentes.jpg

Sei bem como é a região vez ou outra tomo alguns sustos quando vou ver meu pai em Serra Negra.

Quando for p lá passo por ai p ver o Onça.

Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
    Entrada
    19/10/2012
    Local
    Lavras/MG
    Agradecimentos: 6
    Muito interessante a dica da troca do pinhão do velocímetro! Também fiz a troca da relação e uso um velocímetro por gps para saber a velocidade, mas acho que será mais cômodo ter a indicação do painel mais próxima da velocidade real. Grato pela dica e parabéns pelo jipão!
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    Muito interessante a dica da troca do pinhão do velocímetro! Também fiz a troca da relação e uso um velocímetro por gps para saber a velocidade, mas acho que será mais cômodo ter a indicação do painel mais próxima da velocidade real. Grato pela dica e parabéns pelo jipão!
    Sergio, bom dia! Ótimo domingo!

Este pinhão de velocímetro com 11 dentes ajuda a aproximar mais da velocidade real, mas na verdade ainda está um pouquinho acima. Talvez o ideal fosse um pinhão com 12 dentes, mas penso que não existe. E nos nossos JIPÕES BAND o tamanho dos pneus também é muito importante para calcular a velocidade.

Os radares de velocidade são obrigados a ter uma tolerância (dizem que seria de 7%), mas infelizmente os governos municipais, estaduais e federal nem sempre respeitam as leis, normas e regulamentos quando o assunto é MULTA. Em se tratando de poder público sigo os ensinamentos de meu pai e minha mãe: - Confio desconfiando! Então se o radar for para 80 Km/h eu passo a 75 Km/h no velocímetro do ONÇA, pois acho mais seguro proceder assim.

Aqui em Amparo e Estado de São Paulo em geral houve um enorme proliferação de radares, pois as multas são uma importante fonte de receita para prefeituras, governos estaduais (DER) e federal (DENIT). Mas o tiro tem saído pela culatra, ao menos para as prefeituras do interior. Muitos eleitores ficam revoltados com as multas e não votam mais naqueles políticos. Nas cidades de pequeno e médio porte os motoristas logo percebem e memorizam os radares e não se deixam mais apanhar nestas armadilhas. Como o custo de instalação e manutenção destas engenhocas é caro muitos prefeitos preferiram desligar os radares. O DER também tem alguns radares desligados. Infelizmente nunca sabemos com certeza quais radares estão ou não ligados. Porém tenho passado com meu ONÇA por inúmeros radares e não fui multado.

Bons passeios.
    Saudações,
    -navy-salute-1c.jpg
    4X4 Brasil

Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Sergio, bom dia! Ótimo domingo!

Os radares de velocidade são obrigados a ter uma tolerância (dizem que seria de 7%), mas infelizmente os governos municipais, estaduais e federal nem sempre respeitam as leis, normas e regulamentos quando o assunto é MULTA. Em se tratando de poder público sigo os ensinamentos de meu pai e minha mãe: - Confio desconfiando! Então se o radar for para 80 Km/h eu passo a 75 Km/h no velocímetro do ONÇA, pois acho mais seguro proceder assim.
    Bom dia Capitano.

Certa vez eu falei com um amigo da federal e segundo ele a tolerância dos radares NÃO É de 7%, mais SIM de 7KM SECO.

Então um radar de 80KM/h, "aceita" que passe por ele ate 87KM/h. Se passar a 88kh/h já recebera a Multa

Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Aproveitei o embalo e coloquei 4 jumelos Confort no ONÇA, sem lift. As buchas foram trocadas por PU.
    Fui para a pista e depois para terra experimentar. Realmente em terreno irregular é perceptível que a vibração diminui um bocado. Mas se cair num buraco o jumelo pouco ajuda. Como o JIPÃO Bandeirante é muito bruto este tipo de jumelo ajuda a amenizar as vibrações, principalmente na terra com aquelas incômodas "costelas de vaca". Acredito que valeu a pena.

-jumelos-onca-1-.jpg -jumelos-onca-3-.jpg

Jumelos convencionais do ONÇA

-jumelos-confort-1-.jpg -jumelos-confort-2-.jpg -jumelos-confort-3-.jpg -jumelo-confort-1-.jpg -jumelo-confort-2-.jpg

Jumelos confort sem lift (9 cm). Sempre é possível melhorar o Bandeirante.

Também existe o mesmo jumelo confort com lift (13 cm ao invés de 9 cm). Mas aos 73 anos só é recomendável fazer trilhas leves, maneiras e para mim o lift é desnecessário.
    4X4 Brasil

Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Reposicionei a caixa de ferramentas do meu ONÇA, pois outro dia fui carregar alguns sacos de cimento e a posição da caixa criou muita dificuldade. Agora está no lado direito , sobre a caixa do paralama traseiro. Ajuda bem e não atrapalha.

-tool-chest-2-.jpg
    Esta caixa de ferramentas é muito útil, mas a posição revelou-se inadequada para cargas. A solução foi colocá-la lateralmente.

-tool-chest-jan2020-2-.jpg

Como diz nosso amigo Hercílio, sempre é possível melhorar o Bandeirante e deixá-lo do nosso jeito.
    4X4 Brasil

Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Após a troca dos jumelos originais pelos jumelos confort fui medir o cáster novamente, apenas para conferir.
    Era + 3 graus e continua no mesmo valor.
    Para medir o cáster é necessário deixar o JIPÃO num piso totalmente plano.

Quem quiser saber com detalhes como medir o cáster de um JIPE pode consultar aqui mesmo no fórum:
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...ml#post2504353

Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 34
    Capitão tudo bem!

Parabéns pelo Onça! Cada vez mais bacana e funcional! A caixa na lateral ficou bem melhor!

Quando notei estes jumelos confort pela primeira vez, foi no Band 93 Imortal, fui pesquisar e gostei muito!

Na época me passou pela cabeça a idéia de construir uma versão para o meu Jeep Cj3A!

Calculo que o resultado não será tão bom quando é na Band, mas alguma melhoria deve proporcionar!

Abraço Aristides Júnior

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Envemo Camper 4X4 94 4.1 "Onça"
      Por Caio no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 64
      Última resposta: 15/06/2018, 13:25
    2. CJ5 79 azul - "Jipão"
      Por folgado no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 1623
      Última resposta: 15/02/2012, 11:49
    3. Lumiar - Toca da Onça - GPS
      Por itamar.vieira no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/10/2007, 17:57
    4. amortecedor "o retorno!"
      Por Ismar Leal Machado no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 15/08/2007, 15:16
    5. ::2a Trilha da Dona Onça :: 02/07/05 ::: Agora VAIII !!!
      Por Eduardo Merege no fórum Trilhas
      Respostas: 50
      Última resposta: 08/07/2005, 14:36

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem