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  • #1
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Parabéns Capitão. Uma parte boa de ter um Bandeirante é poder ajeitar do nosso jeito.
    E tudo que é feito fica definitivo, não dá mais problema.
    É isso mesmo Hercílio. Cada JIPÃO acabar sendo similar aos outros, mas personalizados. Abs
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  • #2
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    Muito bom Capitão!

    Está cada vez melhor!
    Eu também adoro fazer estes tipos de melhorias, no mínimo é um orgulho!

    O Onça fez falta lá no encontro de domingo! Lá haviam alguns "parentes"!

    -toy_01.jpg -toy_02.jpg

    Abraço Aristides Júnior

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Muito bom Capitão!

    Está cada vez melhor!
    Eu também adoro fazer estes tipos de melhorias, no mínimo é um orgulho!

    O Onça fez falta lá no encontro de domingo! Lá haviam alguns "parentes"!

    Abraço Aristides Júnior
    Aristides este encontro seria uma oportunidade do meu ONÇA conhecer alguns parentes, mas não faltará oportunidade.
    É muito legal ver muitos Jeeps Willys, Bandeirantes e outras marcas num mesmo lugar.
    Abs
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #4
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    Comprei hoje o filtro de ar (papel) para motor OM-314 do Caminhão 608D.
    Preço numa conhecida loja virtual para Bandeirante R$ 480,00 + frete.
    Preço no ML - de R$ 275,00 a 350,00 + frete
    Preço na Líder Auto Peças - Loja para caminhões R$ 230,00. Ganhou a "licitação".
    O mecânico (Salomão) irá fazer uma pequena adaptação no tubo de captação de ar (15 minutos de trabalho com a solda), pois a disposição no JIPÃO e no Caminhão são similares, mas não iguais.

    -filtro-ar-motor-1-.jpg -filtro-ar-motor-2-.jpg
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #5
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    Meu ONÇA é um veículo muito bruto, fortíssimo, com pouquíssimo conforto (minimo minimorum), mas consegui fazer algo para pilotá-lo com mais prazer, algum conforto e segurança.
    1- Servo-freio
    2- Freios a disco dianteiros
    3- Direção hidráulica
    4- Turbina

    A melhora no sistema de freios e direção representa conforto e principalmente segurança. A turbina (sem exageros) deixa o motor Mercedes-Benz muito mais ágil e o JIPÃO fica mais seguro para fazer ultrapassagens, além de aumentar bastante a aceleração. A velocidade máxima pouco se altera, mas consegue-se atingi-la muito mais rapidamente. Agora nas subidas o ONÇA perde pouco giro e isto é excelente. Chega de ficar atrás de caminhões e carretas "tartarugas".
    O escapamento está saindo com 2,5 polegadas, mas pouco antes de atingir a marmita (silenciador) coloquei uma saída (livre) de uma polegada. Como a turbina funciona como um abafador de som a ruído está dentro dos padrões legais.
    Dispensei o intercoller, embora seja peça importante, pois para meu uso esta turbina (modesta) já está ótimo. Nos testes que fiz na pista, na cidade e na terra o ONÇA saiu-se muito bem. A pressão máxima no manômetro foi de 0,7 Kgf/cm², porém roda muito bem com pressão em torno de 0,4 a 0,5 Kgf/cm². O consumo de diesel não se alterou e a temperatura do motor ficou entre 80 a 85°C.

    Meu antigo JIPÃO tinha uma turbina .42.63 e demorava mais para encher, porém na pista trabalhava mais suave, principalmente acima de 70 Km/h. A turbina do ONÇA é .42.48 e enche muito rápido, deixa o JIPÃO bastante esperto, mas acima de 80 Km/h não é muito suave. Mas não dá para ter tudo ao mesmo tempo.

    -painel-manometro-1-.jpg -turbo-onca-1-.jpg -turbo-onca-3-.jpg -turbo-onca-6-.jpg -turbo-onca-11-.jpg -turbo-onca-12-.jpg -turbo-onca-14-.jpg -turbo-onca-15-.jpg -turbocharger.jpg
    4X4 Brasil
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  • #6
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    Ao turbinar meu ONÇA descobri um importante vilão: a bomba injetora. Como o motor OM-314 estava funcionando bem imaginei que bastaria apenas uma regulagem e talvez a troca de algumas poucas peças. Infelizmente aconteceu o contrário. O motor do ONÇA tem apenas 35 anos de idade e quando abriram a bomba descobriram muitas peças com desgastes e inadequadas para o uso da turbina. Os 4 bicos originais (velhos) foram trocados por bicos novos e um pouco maiores. Fizeram um bom trabalho e entregaram a bomba na Oficina do Salomão OK. Mas a conta foi "salgada"! Apenas R$ 2.300,00 (bomba e 4 bicos). Ainda bem que dividiram em 3 vezes, sem cobrar juros.

    Certa vez conversei com um caminhoneiro proprietário de um caminhão Scania L-111, o popular JACARÉ. Ele me deu muitas explicações sobre o Scania bem como suas vantagens. Era o caminhão da moda, o rei da estrada. A certa altura ele me disse: - O Scania é o melhor caminhão pesado do Brasil e dificilmente quebra...mas quando quebra aleija o dono! O JIPÃO Band não chega a este ponto, mas o conserto ou revisão da bomba injetora é sempre uma despesa elevada, por vezes surpreendente ou até mesmo assustadora!

    Que enorme diferença entre limpar, trocar peças e regular o Carburador dos meus Fuskas (BAJA e Gaiola). Eu mesmo retiro o H30 Pic ou H31 Pict, desmonto, troco o injetor, a bóia, os gicleurs, etc. Limpo tudo muito bem, monto e sai funcionando maravilhosamente. Gasto uma merreca!
    Já com a bomba injetora diesel é complicado. Só consegue abri-la quem tem conhecimento técnico específico e também bons equipamentos. E isto custa caro. Graças a DEUS a bomba injetora poucas vezes dá problema.

    -bomba-inj-1-.jpg -bomba-inj-2-.jpg -bomba-inj-3-.jpg -bomba-injetora-om314-ab.jpg -bombinha-sangrador-2-.jpg -bombinha-sangrador-5-.jpg -bombinha-sangrador-7-.jpg -bombinha-sangrador-8-.jpg -bombinha-sangrador-11-.jpg -motor-om-314-sem-turbo-05b.jpg
    4X4 Brasil
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  • #7
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    Boa tarde Capitão. Parabéns pela "saga" e pelo belo Japão. Mantenha-nos atualizados. Abs e um bom final de semana.

  • #8
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    O escapamento está saindo do motor com 2,5 polegadas e antes de chegar ao silencioso (próprio para 2 polegadas) há uma saída livre de 1 polegada (cotovelo de ferro galvanizado). A turbina funciona com um abafador de som e o decibelímetro marcou 78 decibéis, debaixo do estribo, quase defronte a esta saída livre. O limite legal é bem acima disto. Desta forma a turbina trabalha sem restrição alguma. Ótimo para pista (viagens), estradas de terra e trilhas. Há a opção de fechar esta saída com um bujão (plug) de 1 polegada, principalmente para uso urbano, se desejar que o JIPÃO fique mais silencioso. Para falar a verdade a diferença não é muito grande. Com a saída fechada a turbina trabalha com alguma restrição, mas no uso urbano e usando-se o acelerador normalmente o efeito restritivo é pequeno.

    -escape-turbo-1-.jpg -escape-turbo-2-.jpg -escape-turbo-3-.jpg



    Com o escapamento aberto em 1 polegada e acelerando forte o máximo que o decibelímetro, colocado abaixo do estribo e defronte à saída de escape, marcou foram 78 decibéis (ainda abaixo do limite legal). Fechando-se com o plug (bujão) a diferença não é grande. Realmente a turbina é um bom abafador de som.
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  • #9
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    Olá Capitão! O Onça está cada vez melhor!

    Ví e ouví o vídeo da aceleração do motor!

    Para mim passou a impressão de ser bem diferente do motor a gasolina, neste tipo de motor diesel o ruído maior parece que vem do motor e não do escapamento!

    O som tá ótimo! Redondinho!

    Parabens!

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Capitão! O Onça está cada vez melhor!

    Ví e ouví o vídeo da aceleração do motor!

    Para mim passou a impressão de ser bem diferente do motor a gasolina, neste tipo de motor diesel o ruído maior parece que vem do motor e não do escapamento!

    O som tá ótimo! Redondinho!

    Parabens!
    Aristides, o ruído do motor diesel me parece mais grave que o motor a gasolina. Além disso a turbina é um bom abafador de som. Mas se deixasse este motor diesel, sem turbina, com escape livre o som seria insuportável.
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  • #11
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    Capitão, mexer com bomba injetora geralmente a conta sempre é alta mesmo, mas a vantagem é que - se bem feito - terá mais 10/15 anos sem aborrecimentos. Gostei também da limpeza do cofre do motor e do ronco do MB turbo, tá chique, parabéns!

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Marcus DT Ver Post
    Capitão, mexer com bomba injetora geralmente a conta sempre é alta mesmo, mas a vantagem é que - se bem feito - terá mais 10/15 anos sem aborrecimentos. Gostei também da limpeza do cofre do motor e do ronco do MB turbo, tá chique, parabéns!
    Marcus, realmente não dá para comparar o custo do carburador VW do BAJA e do Gaiola com a bomba injetora do OM-314. Este motor Mercedes-Benz usa bomba BOSCH e a sua revisão teve um custo elevado. Um amigo meu tem um JIPÃO BAND com motor 14-B e a bomba injetora está ruim. A marca é DENSO e segundo ele as peças são mais caras que as da BOSCH.
    O importante é que o JIPÃO está rodando bem e esta bomba injetora deve durar muito anos sem precisar de nova revisão.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

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