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  • #1
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Maggion, você está 100% certo, porém esta carretinha está perfeitamente casada com a caminhonete e o BAJA, onde a altura dos engates combinam muito bem. No ONÇA o engate tangencia o estepe e para modificá-lo vai dar muita mão de obra. Em todo caso é algo a se pensar.
    Obrigado pela observação.
    Abs,

    -hilux-cart-1-.jpg -baja-cart-2016-13-.jpg -estepe-suporte-1978-1-.jpg

    Na velha caminhonete e no idoso VW BAJA (1968) os engates estão na altura correta. No ONÇA vamos ter que modificar o engate para ajustar a altura e o estepe é um complicador. Na foto do meu outro JIPÃO conseguimos acertar a altura do engate usando um engate removível mais longo. Mas deu bastante trabalho.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #2
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Maggion, você está 100% certo, porém esta carretinha está perfeitamente casada com a caminhonete e o BAJA, onde a altura dos engates combinam muito bem. No ONÇA o engate tangencia o estepe e para modificá-lo vai dar muita mão de obra. Em todo caso é algo a se pensar.
    Obrigado pela observação.
    Abs,

    -hilux-cart-1-.jpg -baja-cart-2016-13-.jpg -estepe-suporte-1978-1-.jpg

    Na velha caminhonete e no idoso VW BAJA (1968) os engates estão na altura correta. No ONÇA vamos ter que modificar o engate para ajustar a altura e o estepe é um complicador. Na foto do meu outro JIPÃO conseguimos acertar a altura do engate usando um engate removível mais longo. Mas deu bastante trabalho.


    Lembro-me do seu relato na ocasião e por isso comentei.

    Mas como seu engate não é do tipo removível o melhor é comprar o material para transformar ele em removível ou então um "rebaixador" de engates. vi isso em sites "gringos" tentarei achar e lhe mostro se conseguir.

    MAS como o uso será esporádico talvez nem valha a pena tanto trabalho e investimento.

    Tem um torneiro em Serra Negra que faz alguns projetos bem diferentes, ele pode elaborar uma solução menos trabalhosa.

  • #3
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá Capitão!

    Parabéns, dá gosto de ver!

    Tamanha disposição!, sempre mexendo com as "multitarefas"!

    Mais isso em comum:- Sempre estou envolvido nestas situações e incluo o Jeep nestas empreitadas!

    Já carreguei direto na traseira 10 sacos de cimento e 5 de cal, total de 600 kg, e vai muito bem! Entulho, incontáveis viagens... enchi muitas caçambas.

    Abraço Aristides Júnior

  • #4
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Aristides e Maggion, obrigado pelos comentários. Faz 5 anos que me aposentei e agora o que mais tenho é tempo. E por isso me dedico aos meus velhos carros e ao "off-road very light". Idéias, vontades e tempo sobram, mas é preciso calma, pois estas despesas não são a prioridade do dia a dia. O BAJA e o Buggy-Gaiola estão 100% e só precisam de manutenção. A mecânica Fusca é bem conhecida e barata. O ONÇA está 80 a 90% feito, mas ainda falta alongar os diferenciais, dar uma melhorada na pintura, refazer a capota e alguns pequenos detalhes que toda hora aparecem. Vamos devagar, mas vamos em frente!
    Abs,
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #5
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    Finalmente o ONÇA está na oficina do Salomão, Amparo, SP, para alongar os diferenciais.
    Deixaremos a relação 3,7 (10x37) e passaremos para uma relação 15% mais longa, isto é: 3,13 (11x37).
    Na prática o câmbio de 4 marchas (sincronizado) do ONÇA ficará com a 4ª marcha 15% mais lona...e isto corresponde à 5ª marcha dos câmbios 5M.

    -diferencial-11x35-1-.jpg -diferencial-11x35-2-.jpg -diferencial-11x35-3-.jpg -diferencial-11x35-4-.jpg
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  • #6
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    Alongando diferencial
    Jipe Toyota Bandeirante 1983
    Câmbio 4 marchas sincronizadas
    Motor OM-314 turbina .42.48

    Relação do câmbio 4 marchas sincronizado (1982-1992):
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz OM-314)

    Relação do câmbio 5 marchas: (1993 até 2001)
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    5ª marcha - 0,86 : 1
    Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz OM-364)

    Alongando-se o diferencial de 10x37 (3,7) para 11x35 (3,18) há um alongamento da transmissão da ordem de 15 a 16%. Vejamos como era o câmbio de 4 marchas sincronizadas com diferencial relação 3,7 e como ficará com a relação 3,18:

    Cambio 4M Sinc + diferencial relação 3,7:

    1ª marcha - 4,92 x 3,7 = 18,20
    2ª marcha - 2,64 x 3,7 = 9,76
    3ª marcha - 1,52 x 3,7 = 5,62
    4ª marcha - 1,00 x 3,7 = 3,7

    Câmbio 4M sinc + diferencial relação 3,18:

    1ª marcha - 4,92 x 3,18 = 15,64
    2ª marcha - 2,64 x 3,18 = 8,39
    3ª marcha - 1,52 x 3,18 = 4,83
    4ª marcha - 1,00 x 3,18 = 3,18

    Lembrando que a 5ª Marcha no diferencial original de relação 3,7 é:
    5ªM 0,86 x 3,7 = 3,18
    Então a 4ª Marcha do meu ONÇA ficará igual à 5ª marcha dos câmbios de 5 marchas. Por outro lado a 1ª marcha do ONÇA ficará 15% mais longa e perderá um pouco a força, mas como ela é muito curta acredito que não causará nenhum transtorno. Nas 2ª e 3ª marchas as diferenças são menos notáveis.
    Na terra e nas trilhas sempre restará o recurso de se usar a tração 4x4 e a Reduzida, caso necessário.
    No asfalto pode-se fazer o mesmo, mas com as rodas livres desligadas.
    Depois de pronto vou fazer alguns testes práticos e colocarei a conclusão final sobre o alongamento.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #7
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    Belo UP Capitão, só vai ficar um pouco mais fraca na arrancada, mas o torque do motor MB nem vai sentir hehe.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Belo UP Capitão, só vai ficar um pouco mais fraca na arrancada, mas o torque do motor MB nem vai sentir hehe.
    Sergio, tu tens razão, pois a 1ª marcha, que é muito curta (4,92:1)e vai alongar 15% também. Tudo se passa como se ela ficasse 4,18:1. Ainda assim é uma 1ª respeitável. Além disso meu ONÇA tem motor OM-314 com turbina .42.48 e tenho quase certeza que não vai "broxar". E para casos extremos (no meu caso raríssimos) ainda sobrou a Reduzida que praticamente duplica a redução de qualquer marcha. E está usando pneu 6.50/16. Quando ficar pronto eu vou testar e depois faço uma postagem.
    Feliz Natal para ti e toda tua Família.
    Abs,
    -navy-salute-1c.jpg
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  • #9
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    Valeu Capitão, igualmente p vc e sua família. Assim que tiver os relatos dos testes com a nova relação, favor postar por aqui.
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Sergio, tu tens razão, pois a 1ª marcha, que é muito curta (4,92:1)e vai alongar 15% também. Tudo se passa como se ela ficasse 4,18:1. Ainda assim é uma 1ª respeitável. Além disso meu ONÇA tem motor OM-314 com turbina .42.48 e tenho quase certeza que não vai "broxar". E para casos extremos (no meu caso raríssimos) ainda sobrou a Reduzida que praticamente duplica a redução de qualquer marcha. E está usando pneu 6.50/16. Quando ficar pronto eu vou testar e depois faço uma postagem.
    Feliz Natal para ti e toda tua Família.
    Abs,
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  • #10
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    Prosseguindo no alongamento dos diferenciais

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  • #11
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Prosseguindo no alongamento dos diferenciais

    -alongamento-oficina-1-.jpg -alongamento-oficina-2-.jpg -alongamento-oficina-3-.jpg
    Excelente trabalho Capitano.

    E o resultado tem se mostrado satisfatório??

  • #12
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    Hoje a novela "alongamento dos diferenciais" está chegando lentamente aos seus capítulos finais.

    -alongamento-13jan-2-.jpg -alongamento-13jan-3-.jpg -alongamento-13jan-1-.jpg
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