Heheh...eh como disse nosso amigo Tio... "O que seria das nossas VTRs sem a nossa mao" ...rs...
Faco das suas minhas palavras... A Lele tem muitaaaa atencao ..rs..
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Heheh...eh como disse nosso amigo Tio... "O que seria das nossas VTRs sem a nossa mao" ...rs...
Faco das suas minhas palavras... A Lele tem muitaaaa atencao ..rs..
e as novidades?
Pois é.. finalmente o motor saiu da retífica e foi para o mecânico montar..
Aí a vó do mecânico adoeceu e está "nos finalmentes" (palavras dele) e ele teve que ir visitar ela...
Resultado: motor vai ter que aguardar mais um pouco para ser montado.
PS: isso por que combinamos que ELE (o dono e mais experiente da oficina) que montaria (comigo do ladinho dele) o motor, com toda calma e atenção necessárias.
Aí algumas fotos das peças que estavam no motor e que tentarei VENDER as que estão em bom estado de conservação.
Sei, por exemplo, que as válvulas estão dentro da tolerância "standard"... mas eu resolvi trocar só por que sou teimoso...
Então as válvulas usadas serão vendidas.
A bomba de óleo antiga também vou medir para ver se está dentro dos padrões e se estiver OK, será vendida também..
Abraços a todos!
Nota dez!!!!
Agora quero fotos passos a passo!!!!
Torcendo por um excelente trabalho!!!!
Antes de dar início à montagem veio a hora de separar as peças usadas das peças novas.
Recolhemos todas as peças que estavam dentro da viatura e levamos para a oficina.
PS: a viatura não está na oficina, esta na casa de uma amigo que mora lá perto.
Começamos a separar as peças e a lavar elas...
As fotos a seguir mostram apenas o momento que fomos "recolher" as peças.
As fotos da lavagem e da separação das peças eu vou postar depois.
:stop:
Não criem esperanças.....
1 - Lavamos as peças,
2 - secamos e limpamos tudo,
3 - Separamos as usadas das novas,
4 - Começamos a montar tudo conforme torque no manual.....
MAS quando chegou na hora de montar os pistões e bielas no cilindro eu reparei um detalhe importante: o ressalto da biela deve apontar para a frente do motor, juntamente com a seta que fica sobre o pistão.
Exatamente como o exemplo da foto abaixo (que foi retirado de um site gringo).
Anexo 507783
Levantei essa questão com o mecânico que ficou ressabiado.
Mas como eu não tinha certeza que a orientação do manual era exatamente essa, não tive como dar certeza e mandar ele desmontar.
Ele ligou na retífica que montou a cabeça do pistão na biela e o cara falou que "montou do jeito que tirou do carro".
:-?
Vejam o que tem escrito no workshop manual: "Position piston to its respective connecting rod with arrow on piston crown on the same side as the cast boss on the connecting rod".
Os amigos Discóbulos traduziram para mim e me informaram que era para fazer conforme imagem acima.
...........RESULTADO...........
O motor já estava montado
Anexo 507784Anexo 507785Anexo 507786
Só para registrar: a Biela havia sido montada pela retífica... eles montaram a biela com o ressalto para um lado e a seta do pistão para o outro.
Na hora de montar isso no motor, a seta do pistão ficará apontando para a frente do motor mas a biela ficará invertida..
E a biela invertida pode trazer problemas de desbalanceamento, desgaste irregular e coisas piores...
PORTANTO agora teremos que DESMONTAR para corrigir a posição do pistão/biela.
:neutral:
E pra isso, lá teremos que trocar os parafusos do virabrequim (capa de mancal) e os parafusos de biela.
Em tempo, vale registrar que o motor não foi completamente montado por conta o mecânico não ter me dito que "seria bom" trocar os Tuchos Hidráulicos (Lash Adjusters)....
Aí ele também esqueceu de me contar que os suportes do motor não estavam bons...
O motor parou nesse estado abaixo:
Anexo 507787
E agora já estou cotando as peças que faltam para mandar vir.
Desmontar o motor e montar novamente, tudo dentro das especificações para evitar problemas.
Que DEUS nos ajude nessa empreita!
Vamo que vamo!
Tita, nao sei se da tempo e tb se eh necessario... mas nas defenders eh legal vedar e isolar a parede corta fogo...
Titanium,
Não desamina não rapaz, tudo isso faz parte, o importante é claro foi que descobriu a tempo e vai corrigir a tempo!!!!
Você já fez uma leitura de todo o procedimento de montagem descrito pelo manual?
Forte abraço e lembrando que dessa forma você vai ter motor para MUITOS ANOS!!!!
Pois é Abel... eu até fiz isso na Band quando fiz o motor dela..
Mas na Disco não ACHO que seja necessário pois a forração dela é toda feita por dentro.
Vou arriscar não fazer.. mesmo para não tirar a originalidade.
Pois é Lauro... bate um desanimo de ter que refazer.
Eu detesto ter de refazer as coisas.
Gosto de fazer bem feito na primeira tentativa.
Por isso venho lendo o manual de oficina há meses.....
O problema é que ele é todo em inglês e esse termo "cast boss on the connecting rod" me deixou em dúvida.
Mas como eu havia lido o manual e visto as fotos de montagem na internet, acabei pegando esse detalhe na hora que vi a desconformidade.
Só não tive como mandar ele desmontar na hora pois não tinha certeza absoluta.. e o cara da retífica havia dito que "montou do jeito que desmontou"...
Bom, agora que a turma confirmou para mim que a tradução do manual diz para fazer exatamente do jeito que está na foto, assim o faremos.
Só esperar os parafusos novos chegar para mandar desmontar e montar novamente...
:rolleyes:
Simbora!
Abraços!
É isso aí desânimo é para os fracos, carro pronto também, só carece dinheiro!!!!!
Refazer um carro assim com os parâmetros de FÁBRICA!!!!
DE VERDADE!!!!
ISSO É PARA OS DESTEMIDOS!!!
e segundo vários amigos e conhecidos é coisa de doido, kkkkkkk
Aguardando os parafusos e a montagem!!!!