cara meu sonho de consumo!!!!
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Obrigado pela ajuda e cooperação. Tentarei detalhar o projeto aqui, neste tópico.
O Angolano me emprestou um conjunto completo de redução do Unimog. Amanhã vou tirar as medidas e reduzir proporcionalmente para o Troller.
Abraços.
Aqui tem mais informações que o meu amigo Ilidio me enviou:
2013 Ford F-250 - Project Super Dirty: Part 4 - 4-Wheel & Off-Road Magazine
PROFORMANCE ULTRA4 KING HAMMERS ROCK CRAWLING PORTAL HUBS REDUCTION DRIVE SYSTEMS
Nissan Patrol portal axles
TIBUS Offroad Engineering
Fotos da caixa de redução do Unimog:
Segue anexo o diagrama elétrico do comando dos guinchos dianteiro e traseiro.
Tem um único controle remoto sem fio para os dois guinchos, para isto ser possível, foi instalado uma chave selecionadora dentro da cabine.
Nunca liga os dois guinchos juntos. Tem que selecionar.
O receptor fica dentro da cabine, para não pifar.
Quebrou a hélice do Tarja Preta na trilha do Buraco do Camel.
É a segunda vez que isto ocorre, e pior, sempre fura o radiador.
Para resolver este problema definitivamente, tirei a viscosa e substitui pela ventoinha elétrica do Marea.
A ventoinha do Marea tem o motor aberto, então, fechei com fibra as aberturas do motor para não entrar lama.
O cebolão foi instalado na frente e embaixo.
Funcionou bem nos piores morros daqui, com ar condicionado ligado e quanto o dia estava quente. Ainda tenho que fazer um teste extremo. Estou pensando em subir a Imigrantes puxando outro jipe.
Eu escolhi a ventoinha do Marea, porque é grande, fácil de instalar e tem um ANEL EXTERNO INTERLIGANDO AS PÁS, para evitar a quebra.
Se uma ventoinha não for suficiente, posso instalar outra na frente, pois não uso intercooler e o condensador fica em cima.
Esta instalação é plug & play. Dá para para instalar a viscosa novamente.
As barras de sustentação da ventoinha foram instaladas nas mesmas furações existentes do defletor original. Não foi preciso furar o radiador.
A barra de sustentação é um trilho de dijuntor. Ele é leve, resistente (devido as dobras) e encaixa perfeitamente.
Agora tenho que testar na trilha também.
Vamos ver o resultado. Espero que o barro não trave a ventoinha.
Mais fotos:
Alguém já usou pastilhas da Power Brakes em qualquer jipe?
http://www.powerbrakes.com.br/?&seca...tegoria=749572
Será que são realmente melhores que as convencionais?
Sergio,tudo bem?! sou novo aqui..mas ha tempo venho acompanhando o Tarja Preta, sou um admirador do seu trabalho e vtra....comprei um guincho tmax 9500 para instalar no pc traseiro....como vc fez a instalacao eletrica? usou a mesma bateria? quais cabos para puxar da bateria ate o pc traseiro? abs e sucesso a suas modificacoes que sempre impressionam!!!
Boa tarde MadeiraT4.
Seja bem vindo ao forum e obrigado por acompanhar o tópico. Sua participação e questionamentos sempre ajudam nos projetos.
O diagrama elétrico está no post acima nr 197. Está no formato PDF.
Sim eu usei a mesma bateria, porém há um intertravamento para usar um guincho por vez, e, uso bateria Optima de 75a.
É importante usar a melhor bateria para você não ter problema. A bateria tem que manter a tensão estável para não aumentar a corrente. Se a corrente(a) aumentar o cabo aquece, queima a solenóide, queima o motor e pode danificar o alternador. Uma boa bateria tira o jipe rapidamente do atoleiro sem força o sistema elétrico e recarrega rapidamente
Usei cabo de 50mm2. Funcionou sem problemas, sendo que o cabo de 50mm2 é para 150a em uso contínuo.
O problema é que os fabricantes de guinchos não divulgam a potencia correta do motor, impossibilitando o calculo correto do cabo.
Acho que dá para confiar nas informações que a Bosh disponibiliza neste site, pois ela é que a fabricante de motor:
http://www.bosch.com.br/br/negociosi...catalogomt.pdf
De acordo com catálogo a média de potencia é 1500W / 12V = 125a, então o cabo de 50mm2 atende com folga, nem precisa considerar a queda de tensão devido a longa distância e a baixa tensão.
Como o uso não é contínuo, temos uma folga sobre o cabo determinado nas tabelas de capacidade de condução.
Boa sorte.
Sergio obrigado pelo retorno....ultimas perguntas....quantos metros de cabo vc utilizou? Aonde eh mais fácil encontra-los? Abraço e sorte ai...não conheço um Troller tão preparado quanto o seu...PARABÉNS!!!!!
Não sei o comprimento do cabo, porque usei algumas sobras que tinha.
Mas é fácil. é duas vezes o comprimento do troller + duas vezes a largura.
Eu passei o cabo do guincho junto com chicote do Troller, dentro da caixa de fibra.
Eu coloquei a solenóide no mesmo local, porém usei solenóide tipo contratora (Ela é compacta).
O acesso a solenóide é pela tampa embaixo do para lama da roda traseira no lado esquerdo.
Eu vedei a tampa com silicone para não entrar lama no solenóide.
Outra coisa, entre o motor e a solenóide são 4 cabos. Precisa considerar este comprimento na lista de compra. Eu usei cabos de 35mm2 neste trecho.
Cuidado. Compra cabo flexível. O cabo semi flexível não serve, porque não faz curva facilmente.
Precisa usa terminais de compressão. É necessário uma ferramenta $$$ (tipo alicate gigante) para prensar estes terminais.
Eu compro material elétrico nestas loja em São Paulo:
Etil - Distribuidora de Material Elétrico, Cabos Elétricos, Lâmpadas, Iluminação e Materiais Elétricos Diversos
http://www.andra.com.br/
http://www.santil.com.br/
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Boa sorte. Qualquer dúvida é só perguntar.