
Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala Rei da Terra:
Da uma olhada neste tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...37-turbos.html (Turbos) , que encontra a resposta. Mas a grosso modo, um rotor maior, em seu DIAMETRO EXTERNO(EXD.DIA),NO COMPRESSOR(caracaça FRIA), promoverá uma maior capacidade de pressurização(maior alcance de RAZÃO DE PRESSÃO), ISTO CONSIDERANDO QUE O DIAMETRO INTERNO(IND. DIA.), ficou do mesmo tamanho(diminuindo o TRIM). Se voce aumentar o IND. DIA. promoverá maior capacidade de FLUXO, sem aumentar a capacidade de pressurização(ficando o EXD. DIA. sem aumento). Se aumentar os dois diametros, terá aumento de fluxo e de pressão. Porém, ANTES DE DETERMINAR QUAL ROTOR USAR, tem que DETERMINAR O "QUE QUER" do motor, em termos de ganho de potencia e torque, faixa de rpm, etc., para então slecionar um turbo ou rotor maior. Do lado da caixa quente, geralmente os rotores, podem ser proporcionais aos do compressor, mas rotor de turbina menor que rotor do compressor, num turbo, favorece a ACELERAÇÃO DO CONJUNTO, ainda mais aliado a uma caixa quente com A/R pequeno, desde que o conjutno seja "provido" de uma válvula de alívio, a popular Wastegate.
Da uma olhada no tópico "TURBOS", senão fico escrevendo aqui mais um monte, pois a resposta para sua pergunta é extensa.
Abraço.
Sérgio.