
Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala Diesel:
O OVERBOOST é praticamente igual ao sistema pressostato solenoide. Digo praticamente igual, porque, no OVERBOOST, como fala o SRGRANDE, o condutor o aciona(o overboost), e desaciona o solenoide, fazendo com que este, corte/envie o ar pressurizado para o atuador da WG. No sistema com o prossotato "integrado", quem aciona/desaciona o solenoide é ele( o pressostato), que "fica monitorando" a variação de pressão para cima, obviamente, e quando a pressão alcança àquela que foi "regulada" como pico de pressão,ele aciona a WG, e quando a pressão cai, ele "fecha" a WG. Com o pressostato, voce pode "conjugar" os dois sistemas; acionamento da WG, a partir da pressão máxima de trabalho, e "programar" uma pressão de "OVER", que voce com uma chave "tic tac"(liga/desliga, chave de aviação, etc), muda para cima, a faixa de pressão máxima( que chamaremos de "over"). Com injetores de maior vazão, o LDA bem regulado, e um turbo bem dimensionado, é praticamente desnecessário alterar "drasticamente" ou em demasia, o débito da BI, eu diria que não precisa alterar em nada. É bom ter em mente, que o BÉBITO DE COMBUSTÍVEL, ALTERA O TEMPO DE INJEÇÃO, o que pode provocar queima mal feita/combustível não queimado,e consequentemente fumaça PRETA.
Abraço
Sérgio.