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  • #1
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    Olá a todos!

    Primeiro post no fórum

    Estou pensando em comprar meu primeiro 4x4 e queria uns conselhos. Estava pensando em comprar um carro de até uns 25 mil, mais antigo. No momento estou de paquera com o Suzuki Vitara (93-98) e queria saber se seria uma boa escolha. O carro seria usado no dia a dia na cidade e sempre que possivel numa trilha. Tenho atualmente um celta e ia trocar pra um carro zero de até uns 50 mil, mas a vontade de ter um "jipão" tá grande. Tendo isso em consideração, gostaria de perguntar:

    1) comprar original ou com alguma modificação? (Ainda não entendo nada desse mundo 4x4, mas gosto de aprender)
    2) seria prudente trocar um carro de cidade por um de offroad? Ou seria melhor esperar e ter os 2?
    3) se não for o Vitara, alguma outra recomendação?

    Abraço e obrigado adiantado!

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Rafapinho Ver Post
    Olá a todos!

    Primeiro post no fórum

    Estou pensando em comprar meu primeiro 4x4 e queria uns conselhos. Estava pensando em comprar um carro de até uns 25 mil, mais antigo. No momento estou de paquera com o Suzuki Vitara (93-98) e queria saber se seria uma boa escolha. O carro seria usado no dia a dia na cidade e sempre que possivel numa trilha. Tenho atualmente um celta e ia trocar pra um carro zero de até uns 50 mil, mas a vontade de ter um "jipão" tá grande. Tendo isso em consideração, gostaria de perguntar:

    1) comprar original ou com alguma modificação? (Ainda não entendo nada desse mundo 4x4, mas gosto de aprender)
    2) seria prudente trocar um carro de cidade por um de offroad? Ou seria melhor esperar e ter os 2?
    3) se não for o Vitara, alguma outra recomendação?

    Abraço e obrigado adiantado!
    Para quem deseja utilizar um 4x4 no dia a dia é necessário ter em mente a seguinte lógica:
    A proposta off road é antagônica ao on road. Por isso, quanto mais apto o veículo estiver para o off road, menos apto estará para on road - e vice versa.
    Assim, a preparação do veículo deve levar isso em consideração. Além, é claro, de uma nova mentalidade.
    O ideal é você equipar o jipe conforme a sua vontade, mas encontrar um jipe já equipado é mais vantajoso financeiramente.
    O Suzuki Vitara, tem ótimo custo x benefício e por ter chassi, oferece bom desempenho road e facilita o lift de carroceria. O motor 1.6 é econômico (comparado a outros jipes), e os ítens originais de conforto como AC, DH, cambio automatico (em alguns modelos), bancos, etc, atenuam a rusticidade própria dos jipes.
    O Vitara não é exatamente um Jipão, eu diria que está entre o jipe puro e um crossover. Os jipes puros são concebidos para trabalhar em condições extremas, com finalidades militares.
    Mesmo que voce prepare o jipe para trilhas será possível usá-lo no dia a dia, mas isso depende sempre da boa vontade da patroa que em geral, exige que tenha um automóvel comum em casa.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
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    Hercilio, obrigado pela resposta.

    Tenho planos pra no futuro adquirir um carro "normal", e seguir com o Vitara pro offroad. Minha ideia inicial é manter o Vitara indefinidamente e ir modificando e modificando. Por isso mesmo até escolhi um carro mais antigo, que dá pra adaptar peças sem medo. No caso, o Vitara depois de bem preparado agüenta trilhas pesadas? Tenho vontade de mais tarde colocar um motor AP, etc. Queria um carro que não exigisse troca, um que agüentaria qualquer trilha no futuro. Uma outra opção que pensei foi de comprar um carro na faixa de 45 mil... Alguma sugestão? Meu medo é comprar um carro mais caro e ficar com dó de fazer adaptações e tal.

    Quanto a patroa, por enquanto é só namorada mesmo e na verdade ela bota mais pilha que todo mundo. Na verdade ela que me animou a comprar um "jipe" agora! (E ela já tem carro).

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Rafapinho Ver Post
    Hercilio, obrigado pela resposta.

    Tenho planos pra no futuro adquirir um carro "normal", e seguir com o Vitara pro offroad. Minha ideia inicial é manter o Vitara indefinidamente e ir modificando e modificando. Por isso mesmo até escolhi um carro mais antigo, que dá pra adaptar peças sem medo. No caso, o Vitara depois de bem preparado agüenta trilhas pesadas? Tenho vontade de mais tarde colocar um motor AP, etc. Queria um carro que não exigisse troca, um que agüentaria qualquer trilha no futuro. Uma outra opção que pensei foi de comprar um carro na faixa de 45 mil... Alguma sugestão? Meu medo é comprar um carro mais caro e ficar com dó de fazer adaptações e tal.

    Quanto a patroa, por enquanto é só namorada mesmo e na verdade ela bota mais pilha que todo mundo. Na verdade ela que me animou a comprar um "jipe" agora! (E ela já tem carro).
    Como pretende preparar para trilha, vou sugerir o Suzuki Samurai. Por ter eixos rígidos é mais robusto. É menos confortável do que o Vitara, mas por ser mais simples é mais apropriado para trilhas. Tem várias adaptações possíveis com peças já disponíveis, como flanges para troca de motor, cambio e caixa de transferência , suspensão, calços, rodas, etc.

    Na faixa de R$ 40 mil, você acha Toyota Bandeirante, Defender 90 e se topar jipe a gasolina, tem Troller e Engesa, todos ótimos para trilha. Minha preferencia é o Bandeirante.

    Se a opção for passeios off road (sem trilhas), tem as Pickups, e SUVs - minha sugestão nesse caso, seria a Hilux.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #5
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    Rafa, o colega Hercilio te deu uma dica que eu levaria em consideração: Incluir na sua pesquisa o Samurai.
    Eu já tive um Vitara 1.6 8v mecanico e gostei muito, foi meu primeiro 4x4. Era original e eu não fiz trilha com ele.
    Quando pensei em prepara-lo para trilha me apareceu um negocio da rural já bem preparada (claro que é outra proposta), já que ia usar só para trilha, daí vendi o vitara.
    Considerei na epoca a possibilidade de adquirir um samurai (mesmo sabendo que tem suspensão mais dura que o vitara), o que acabou não acontecendo, mas o custo/beneficio dele é muito bom e há uma variedade grande de opções de preparação. Considere que até o ano 92 é carburado, de 93 a 95 com injeção. De 97 em diante não tem mais feixe de molas e tem Tcase com corrente em vez de engrenagens.
    Meu conselho é que seja qual for o 4x4 que for adquirir, peça opinião de quem entende para não entrar em fria.
    O melhor é aquele que couber no seu bolso e gosto.
    Boa sorte.
    Abraço
    CJ5 ANO 62 AP2.0 FLUXO CRUZADO TURBO COM CARROCERIA DE FIBRA - "CAVERA"
    RANGER CD 2.2 4X4 AT 2022
    VITARA 1997 AP 1.8

  • #6
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    um 4x4 diesel na faixa dos R$ 40/45 mil que será 90% d tempo em asfalto e os outros 10 em trilhas bem leves.

    Carro pra viajar...
    o que sugerem?

  • #7
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    Troller 2002 em bom estado de conservação

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Dummar Ver Post
    um 4x4 diesel na faixa dos R$ 40/45 mil que será 90% d tempo em asfalto e os outros 10 em trilhas bem leves.

    Carro pra viajar...
    o que sugerem?
    4x4 a diesel nessa faixa de preco é meio dificil, talvez uma pajero sport mais antiga ou tracker.
    Arlei RS
    Pajero Ful 3.2 2006 3D
    Pajero Sport 2.5 2007 AT
    PU3AMW - 147550

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Dioclecio Ver Post
    Rafa, o colega Hercilio te deu uma dica que eu levaria em consideração: Incluir na sua pesquisa o Samurai.
    Eu já tive um Vitara 1.6 8v mecanico e gostei muito, foi meu primeiro 4x4. Era original e eu não fiz trilha com ele.
    Quando pensei em prepara-lo para trilha me apareceu um negocio da rural já bem preparada (claro que é outra proposta), já que ia usar só para trilha, daí vendi o vitara.
    Considerei na epoca a possibilidade de adquirir um samurai (mesmo sabendo que tem suspensão mais dura que o vitara), o que acabou não acontecendo, mas o custo/beneficio dele é muito bom e há uma variedade grande de opções de preparação. Considere que até o ano 92 é carburado, de 93 a 95 com injeção. De 97 em diante não tem mais feixe de molas e tem Tcase com corrente em vez de engrenagens.
    Meu conselho é que seja qual for o 4x4 que for adquirir, peça opinião de quem entende para não entrar em fria.
    O melhor é aquele que couber no seu bolso e gosto.
    Boa sorte.
    Abraço

    Dioclecio e Hercilio, obrigado pelas sugestões!!

    Confesso que na primeira vez que vi o Samurai achei bem feio, mas agora vendo alguns com algumas modificações até que fica show! Meu único receio é em relação ao conforto dele. Onde quer que eu leia, sempre o citam como um carro duro e não muito confortável. No meu caso, ainda irei usar o carro no dia a dia por um tempo. Sem contar que no futuro usarei o carro nos deslocamentos de Brasília para diversas trilhas etc, enfim, para viagens e quem sabe grandes expedições. Com esse perfil, o Samurai ainda seria uma boa escolha? Me parece ser mais fácil modificar um carro pra encarar trilhas pesadas do que aumentar o conforto dele hehe. E quanto ao Vitara, vocês recomendariam um automático ou manual? (tenho preferência por um automático).

    Novamente agradeço a ajuda!!

    Abraços!!

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Rafapinho Ver Post
    Dioclecio e Hercilio, obrigado pelas sugestões!!

    Confesso que na primeira vez que vi o Samurai achei bem feio, mas agora vendo alguns com algumas modificações até que fica show! Meu único receio é em relação ao conforto dele. Onde quer que eu leia, sempre o citam como um carro duro e não muito confortável. No meu caso, ainda irei usar o carro no dia a dia por um tempo. Sem contar que no futuro usarei o carro nos deslocamentos de Brasília para diversas trilhas etc, enfim, para viagens e quem sabe grandes expedições. Com esse perfil, o Samurai ainda seria uma boa escolha? Me parece ser mais fácil modificar um carro pra encarar trilhas pesadas do que aumentar o conforto dele hehe. E quanto ao Vitara, vocês recomendariam um automático ou manual? (tenho preferência por um automático).

    Novamente agradeço a ajuda!!

    Abraços!!
    Para deslocamentos o Vitara é melhor do que o Samurai. Tem o Sidekick de 4 portas que tem entre-eixos maior e é mais espaçoso.
    Mas na minha opinião, para expedições é melhor um carro a diesel.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #11
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    Ola amigos,boa noite!!!estou tentado a compra uma cabine dupla(já tive uma L 200 SPORT)estou com algumas duvidas em qual optar...triton HPE ,HILUX ou S10LTZ?

  • #12
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    Dando uma olhada pelas internet da vida.. Me deparei com a Pajero ano 97/98/99. Gostaria dos insights sobre esse esse carro! =]

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