x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2

Thumbs up

Citação Postado originalmente por hacheprates Ver Post
    Eaí pessoal, to pra entrar nesse mundo do 4x4, até então minha praia era o 2x1 na minha DR650.

Minha namorada sempre quis ter um jipe e agora surgiu a oportunidade de trocar um GV em um Gol 1.0. Como a grana nessa época da vida é um pouco curta, estamos olhando um GV 1.6 16v MT 1998 (preparado pra trilha) e outro 2001 (original).

Nunca dirigi jipe nessa vida, então tive algumas impressões ao pilotar as duas viaturas pelas ruas de BH. Gostaria que os mais experientes me dessem uma luz, então lá vai:

1. o câmbio mecânico dos GVs/jipes são realmente mais pesados? Quando pilotei o GV 1998 penei no começo pra trocar as marchas, tinha alguma imprecisão e estava bem duro e pesado. O GV 2001 estava mais suave, ainda assim não tem a mesma maciez do Gol (penso que pode ser pelo fato do GV ser tração traseira, mas queria saber se isso é normal ou sintoma de alguma outra coisa. p.ex. falta de lubrificação da caixa, embreagem, etc).

2. o rapaz que está vendendo o GV 1998 disse que a ventoinha fica armada constantemente, que isso é "característica de fábrica". é isso mesmo? penso que se for o caso a ventoinha ligada constantemente pode prejudicar o motor a trabalhar em sua temperatura ótima/ideal, ou forçar algum outro componente da viatura.

3. quais são as medidas originais dos pneus pro Grand Vitara 1.6 16v 3p MT 1998/2001? é 235/60 R16?

Agradeço a atenção!
    Bom dia! se postar as suas dúvidas no fórum da Suzuki, terás todas as respostas pertinentes, nem sempre a maioria acessa o fórum geral ok, apenas uma opinião de quem já teve um Vitara 3 portas ano 96, excelente jipe, com baixo custo de manutenção, o meu era câmbio mecânico e por ser um jipe as trocas de marchas são sim mais pesadas, isso vale pra qualquer utilitário e tenha em mente que quando quiseres trocar, o mercado de usados vai valorizar mais VTRs originais e desvaloriza as modificadas, essa é a minha opinião

Usuário
    Entrada
    25/09/2015
    Local
    Contagem/MG
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde a tds, sou novo aqui no fórum, me chamo Bruno e sou um futuro integrante desse universo 4x4. Tenho acompanhado a algum tempo as dicas e experiências de cada um de vcs e gostaria de agradecer pelo excelente tópico e por tds as ferramentas disponibilizadas a nós neófitos nesse vasto e apaixonante mundo off road, agradeço também ao meu primo e integrante do fórum jorgeffn pelas dicas e paciência para comigo kkkk..(tem sido um guru msm). Então....continuarei lendo e aprendendo a cada dia c vcs e espero até inicio do ano conseguir concretizar a compra de meu primeiro 4x4 que provavelmente (por grande influência do Jorge kkk) será um Suzuki, só falta decidir se será um mais antigo a vista ou um um pouco mais novo parcelado $$$$ duvida cruel .... Abraço a tds e toda ajuda continua sendo mega bem vinda.
    "O trabalho deve servir à vida, não a vida ao trabalho"

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Bruno, bem vindo ao fórum!
    Sobre o Suzuki, qualquer um deles é uma ecolha acertada. Não tem como errar comprando Suzuki, apenas tens que ver o que esperas dele. Podes pegar um Vitara V6 AT que faz tudo mas bebe bastante ou podes pegar um Samurai que faz trilha melhor que o Vitara, excelente na cidade, ruim pra estrada mas muito econômico. A próxima opção que não desagrada ninguém é o Jimny, que só arranca elogios dos felizes proprietários.
    Suzukis são ótimos pois todos eles são muito leves e curtos, fáceis de ajustar para o que tu queres e praticamente inquebráveis.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    20/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Bruno,

Bem-vindo. Cada cabeça uma sentença. Na minha parcelado não entra. Prefiro um usado (bem escolhido) do que fazer dívidas. A exceção é um consórcio, se a taxa de administração não for excessiva.
    ex-Subaru Forester 2010, ex- SW4 TD 3.0 2008
    ex-Suzuki Grand Vitara 4x4 M/T 2013, ex-GM Tracker 2008
    Renegade Longitude 4x4 2020

Usuário Avatar de amonluna
    Entrada
    12/06/2015
    Local
    Kidurolândia/TO
    Agradecimentos: 4
    Pessoal a pouco tempo eu passei pelo mesmo dilema de quem vem aqui nessa pagina, chegou novamente a hora de trocar de carro, pra variar pagaram no meu, super bem cuidado, menos da metade do preço q paguei quando zero, já tava indignado de gastar cerca de 2 mil por ano de manutenção (média nos 5 anos q fiquei com o carro) e na hora de trocar gastar mais de 30 mil p/ pegar um novo, já tinha acontecido isso antes na troca anterior. Fazendo as conta percebe-se um gasto de 8 mil por ano! (sem contar gasolina).

Faz tempo q queria uma viatura pra "ir mais longe", e q também fosse usável durante a semana (pela patrôa, na semana eu só ando de bike) mas nunca tinha parado p/ pensar seriamente sobre isso, tinha medo de não dar conta da manutenção+seguro pois sempre ouvi falar q eram muito caros.

Mas uma hora pensei: um carro feito p/ uso pesado num uso mais leve deve dar pouca manutenção, se pegar um modelo rústico pode ser seja possível manter com mais ou menos o mesmo custo médio anual. E como são carros brutos dá p/ ficar com ele só reformando indefinidamente, dai elimino o gasto de 30 mil a cada 5 anos. (espero q eu esteja certo e q consiga manter minha VTR por pelo menos uns 20 anos.)

Eu já conhecia alguns carros 4x4 do meu traballho, já dirigi muitos km em estradas ruim ou mesmo fora das estrada com uma pickup bandeirante CD com motor toyota (14b), uma frontier motor mwm e várias L200 2.5, das pé duro, GL. Desses eu sou fã da Bandeirantes, nunca vi carro original tão casca grossa, mas ela é muito bruta p/ uso diário por uma mulher e pelo menos a q eu conheci não tinham isolamento suficiente p/ manter a poeira fora da cabine.

Oq eu aprendi na pratica sobre os outros foi: A frontier tinha motor forte mas estourava a embreagem quando exigida, principalmente na areia, e L200 não queimava embreagem mas queimava o cabeçote quando exigida, principalmente no asfalta com pé embaixo.

O problema era o seguro, sou muito cagão, não tenho coragem de ter um carro sem seguro e meu limite de preço p/ um seguro é 2 mil real...mais q isso prefiro mudar o modelo do carro.

Resultado descobri o Troller MWM 2.8: cabia no meu orçamento, é rustico, motor mecânico sem muita frescura, anda bem na estrada (até 120 tranquilo), guenta cacete, c anda o dia inteiro a 3 mil RPM e ele continua sempre na mesma temperatura, boa capacidade fora de estrada sem modificações, as peças (de manutenção normal) não são tão caras e são fáceis de achar, mas já peças do motor, BI, turbina e cambio são caras mesmo!, como todo motor diesel.

Mas o principal, q me fez escolher esse carro mesmo sendo apertado, foi o fato de ser de fibra, muito resistente, c pode subir e ficar de pé em qualquer lugar do carro com exceção do capô do motor q tá tranquilo, se ele bater em outro carro de lata ele certamente vai sair bem menos avariado e o conserto é moleza, na maioria dos casos não tem q trocar nada, basta refazer o pedaço da fibra q estourar. E p/ isso não tenho q esperar chegar peça nenhuma!

A consequência disso foi q me ganhou, não seria necessário fazer seguro total, basta um contra roubo + avarias em terceiros (esse ultimo muito importante). Resultado esse seguro ficou 2 mil real.

Comprei o carro e não me arrependo, apesar de ter dado azar, pois o meu veio com o cambio bixado, tive q trocar e foi pesado o prejuizo, mas o carro é um monstrinho na lama, não perde muito p/ bandeirantes não! O problema é o pouco espaço interno, mas o meu veio com bagageiro no teto q alivia um pouco essa carencia.

Sei q muita gente detona o troller, e ele é um pouco caro e desconfortável, mas acredito q pegando um bom e fazendo uso racional é uma ótima opção.
    4X4 Brasil
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

Entrada
    12/06/2015
    Local
    Kidurolândia/TO

Usuário
    Entrada
    25/09/2015
    Local
    Contagem/MG
    Edintruder, vlw pela receptividade, o meu uso será pau pra todo obra pois será o único carro, tenho esposa e um filhote de 1 ano e 4 meses, a princípio passeios off, mas como conheço bem meu primo, logo logo estaremos arriscando caminhos mais "tortuosos" kkk, estou mt tentado pelo Jimny oq falta decidir é o qto estarei disposto a inve$$$tir. Valeu msm e continuem dando dicas pois várias cabeças pensam bem melhor q uma. Abraços.

Usuário
    Entrada
    25/09/2015
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por LzF Ver Post
    Bruno,

Bem-vindo. Cada cabeça uma sentença. Na minha parcelado não entra. Prefiro um usado (bem escolhido) do que fazer dívidas. A exceção é um consórcio, se a taxa de administração não for excessiva.

Pois é LzF o consórcio tb tem passado pela minha mente, cm disse oq está pegando é a ansiedade por conta do filho pequeno q tenho e no momento só tenho uma moto (familia crescendo ta punk), mas cm vcs msm dizem essa escolha nunca pode ser feita pela emoção, então vou aprendendo e vendo as oportunidades q vão surgir. Abraços.

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ

Thumbs up

Citação Postado originalmente por Bruno Celestyne Ver Post
    Boa tarde a tds, sou novo aqui no fórum, me chamo Bruno e sou um futuro integrante desse universo 4x4. Tenho acompanhado a algum tempo as dicas e experiências de cada um de vcs e gostaria de agradecer pelo excelente tópico e por tds as ferramentas disponibilizadas a nós neófitos nesse vasto e apaixonante mundo off road, agradeço também ao meu primo e integrante do fórum jorgeffn pelas dicas e paciência para comigo kkkk..(tem sido um guru msm). Então....continuarei lendo e aprendendo a cada dia c vcs e espero até inicio do ano conseguir concretizar a compra de meu primeiro 4x4 que provavelmente (por grande influência do Jorge kkk) será um Suzuki, só falta decidir se será um mais antigo a vista ou um um pouco mais novo parcelado $$$$ duvida cruel .... Abraço a tds e toda ajuda continua sendo mega bem vinda.
    Bom dia! Já tive vários 4x4, inclusive um Samurai 94 eixo rígido dianteiro e traseiro, excelente jipe, de baixa manutenção e já muito apto ao off Road, basta pneus Mud pra trilhas de média intensidade, também tive um Samurai 98, com molas helicoidais na dianteira e traseira, excelente jipe, mas com certeza mais macio tanto no on Road, quanto no off Road, uma coisa que sempre me incomodou nos Samurais é a oscilação natural lateral, aderna em curvas, além do que o consumo não é muito bom, acredito que seja pelo sistema de injeção ser monoponto, não lembro bem ao certo, mas eu acho que nos Samurais mais antigos era monoponto e nos últimos fabricados até 99 eu acho que era multiponto, com certeza no 98 samuca o consumo era melhor, já atualmente tenho um Jimny 2010, é um outro patamar de jipinho, motor 1.3 16v, sistema automático de engate de tração por botão no painel, dispensa a alavanca de tração comum nos Samurais com sistema de roda livre manual por borboletas, minha opinião é vai de qualquer um deles, vai mesmo do seu bolso, pro pau no off Road eu escolheria os Samurais mais antigos com eixo rígido dianteiro e traseiro, coloca uns pneus Mud ou Recapados agressivos que faz uma brincadeira muito boa no off Road, espero ter lhe ajudado, um forte abraço.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/09/2015
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Bom dia! Já tive vários 4x4, inclusive um Samurai 94 eixo rígido dianteiro e traseiro, excelente jipe, de baixa manutenção e já muito apto ao off Road, basta pneus Mud pra trilhas de média intensidade, também tive um Samurai 98, com molas helicoidais na dianteira e traseira, excelente jipe, mas com certeza mais macio tanto no on Road, quanto no off Road, uma coisa que sempre me incomodou nos Samurais é a oscilação natural lateral, aderna em curvas, além do que o consumo não é muito bom, acredito que seja pelo sistema de injeção ser monoponto, não lembro bem ao certo, mas eu acho que nos Samurais mais antigos era monoponto e nos últimos fabricados até 99 eu acho que era multiponto, com certeza no 98 samuca o consumo era melhor, já atualmente tenho um Jimny 2010, é um outro patamar de jipinho, motor 1.3 16v, sistema automático de engate de tração por botão no painel, dispensa a alavanca de tração comum nos Samurais com sistema de roda livre manual por borboletas, minha opinião é vai de qualquer um deles, vai mesmo do seu bolso, pro pau no off Road eu escolheria os Samurais mais antigos com eixo rígido dianteiro e traseiro, coloca uns pneus Mud ou Recapados agressivos que faz uma brincadeira muito boa no off Road, espero ter lhe ajudado, um forte abraço.
    Boa noite HERICK, td ajuda é muitíssimo bem vinda....kkk, os Samurais são sim uma opção bem interessante, oq tem me deixado receoso é q aqui em BH os q tenho visto bem cuidados (pelo menos por fotos) estão pedindo 25k, 27k, até 30k eu já vi...aí se for pra investir essa faixa de preço acho bem mais logico pular pra um Jimny nem q seja 2000/2001...abraços

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Citação Postado originalmente por Bruno Celestyne Ver Post
    Boa noite HERICK, td ajuda é muitíssimo bem vinda....kkk, os Samurais são sim uma opção bem interessante, oq tem me deixado receoso é q aqui em BH os q tenho visto bem cuidados (pelo menos por fotos) estão pedindo 25k, 27k, até 30k eu já vi...aí se for pra investir essa faixa de preço acho bem mais logico pular pra um Jimny nem q seja 2000/2001...abraços
    Por incrivelmente que parece Bruno esses Samurais são mais valorizados que o Jimny, devido a fama de robustez aliado à simplicidade rústica do modelo, mas gosto é gosto e não se discute hehehhehehe, boa sorte e um forte abraço.

Entrada
    12/06/2015
    Local
    Kidurolândia/TO
    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Bom dia! Já tive vários 4x4, inclusive um Samurai 94 eixo rígido dianteiro e traseiro, excelente jipe, de baixa manutenção e já muito apto ao off Road, basta pneus Mud pra trilhas de média intensidade, também tive um Samurai 98, com molas helicoidais na dianteira e traseira, excelente jipe, mas com certeza mais macio tanto no on Road, quanto no off Road, uma coisa que sempre me incomodou nos Samurais é a oscilação natural lateral, aderna em curvas, além do que o consumo não é muito bom, acredito que seja pelo sistema de injeção ser monoponto, não lembro bem ao certo, mas eu acho que nos Samurais mais antigos era monoponto e nos últimos fabricados até 99 eu acho que era multiponto, com certeza no 98 samuca o consumo era melhor, já atualmente tenho um Jimny 2010, é um outro patamar de jipinho, motor 1.3 16v, sistema automático de engate de tração por botão no painel, dispensa a alavanca de tração comum nos Samurais com sistema de roda livre manual por borboletas, minha opinião é vai de qualquer um deles, vai mesmo do seu bolso,...
    Não conheço os carro da suzuki de perto, mas a fama é boa, só q sistema de engate eletrônico da tração é uma solução reconhecidamente ruim, principalmente p/ quem usa mesmo o carro p/ ir pro mato, quando c menos espera ele para de funcionar, não é a toa q a galera q tem Troller, S10, F1000, ranger e até jimny mais antigo desiste de lutar com essa coisa e bota um easytraction, EMT carro ou o kit da enfer p/ ficar livre desse sistema...

Como falou um colega do forum "tem 2 tipos de dono de troller, os q já ficaram e os q ainda vão ficar na mão por causa desse sistema eletrônico de engate"

Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Salve!!

Em outubro do ano passado troquei o sensor magnético da caixa de transferência pois todas as luzes do 4x4 acendiam (erro no sistema) e a reduzida não engatava.

O sensor não foi caro, e eu achei que apenas fui azarado e não dei muita bola pro ocorrido.

Esses dias, a luz começou a acender de novo, e dessa vez, não engata nem a reduzida, nem o 4x4. Uns dias depois, nem as luzes acendem mais e o sistema parece "morto" - não acontece nada quando viro a chave. Provavelmente queimou o fusível (não olhei ainda), e com certeza o sensor está estragado de novo. O motor fez uns gemidos estranhos antes disso.

Conclusão óbvia: é só uma questão de tempo até que esse lixo de sistema eletrônico (a) fique louco de uma vez e engate o 4x4 ou a reduzida com o carro em movimento e me provoque um prejuízo de alguns milhares de reais e/ou (b) depois de reparado, resolva parar de funcionar num atoleiro com barro e água até o meio da porta. Enfim, existem dois tipos de donos de troller: os que já ficaram na mão por causa do 4x4 eletrônico e os que ainda vão ficar.

Por isso, vou pegar toda essa merda eletrônica e colocar na lata de lixo (provavelmente foi de lá mesmo que ela veio).

Quero instalar o Easy-Traction (Easy Traction - Acionamento Manual e Sequencial de Tração 4x4 para Ranger, Troller, F1000, Mahindra), pois, apesar de ser a opção mais cara, me parece a mais confiável.

Alguém usa? O que tem a dizer? Como foi a instalação?

Desde já agadeço opiniõs e comentários!!

Abraço a todos,

Martin
    Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem