Tentativa de encerrar discussões e despertar reflexões!
Caros Colegas,
Este tópico seria hilário se não fosse trágico!
Para emitir esta opinião tomei o cuidado de ler as mensagens desde o início.
Em MINHA opinião temos aqui um acontecimento muito comum em nosso dia-dia, que é a tão discutida relação entre MORAL e DIREITO.
Claro que a "entonação" e "rispidez" da primeira mensagem têm suas razões devido a experiência negativa do autor do tópico, porém ele deve saber que estas atitudes PODEM lhe trazer conseqüências jurídicas, já que a mesma lei que nos garante a liberdade de expressão também pune os exageros.
Todavia, o "COMENALE" tem todas as razões (MORAL) para tais atitudes, porém, a forma abordada por ele PODE ser considerada “exagerada” principalmente por operadores do DIREITO, como é o caso do integrante JORGE DELMANTO.
Portanto, com exceção do autor do tópico, todos os que se manifestaram emitindo qualquer tipo de opinião (julgamento) sobre a DESQUALIFICAÇÃO de tal oficina, a qual eu não conheço, ou sobre a idoneidade de algum dos integrantes incorreram em erros de ordem MORAL e de DIREITO, pois que não há como se falar de moral e nem direito sem lembrarmos de um dos mais nobres princípios:
Princípio da ampla defesa e contraditório.
Concluindo, o COMENALE tem toda a moral para emitir a sua opinião sobre a oficina, porém, como operador do direito que sou, ACREDITO que a FORMA como este abordou a oficina foi inapropriada em seus termos e meios de divulgação.
E ainda, com exceção do COMENALE, em relação a opiniões, ou melhor, julgamentos antecipados feito por alguns integrantes do fórum sobre a oficina e sobre o integrante JORGE DELMANTO, esclareço que considero inescrupulosos, posto que elaborados sem nenhum fundamento razoável e plausível.
Fica a sugestão: Não julguem nada e ninguém sem antes saber as versões das partes adversas. Vale lembrar que ninguém DENTRO deste fórum tem a qualificação de “JUIZ” para julgar alguém ou alguma coisa.
E somente a título de esclarecimentos, a parte atingida (oficina) não tem nenhuma obrigação de vir prestar informações neste fórum, claro que isso seria de bom grado no âmbito MORAL, mas pelas evidências acredito que a parte já esta instruída por algum profissional, do qual a orientou emitir suas razões apenas na área do DIREITO, opção que deveremos respeitar e aguardar, caso seja verdadeira.
Espero ter auxiliado para encerrar discussões e despertar reflexões.
E especialmente ao COMENALE, por favor, jamais deixe de emitir suas opiniões e pontos de vistas, porém a exponha sem a tentativa expressa de tentar induzir outras pessoas. Ex: "Não gostei da oficina, fui mal atendido, por tais motivos e jamais entrarei lá novamente." exclua a parte de pedir para que os outros façam a mesma coisa! Tomará que tenha me compreendido
Grande abraço a todos.