Câmbio é um espetáculo, quem quiser ver como trabalha tem a manha, durante a condução em D normal aperte o botão + no câmbio que mostra em qual marcha ele está trabalhando.
Primeiro que as trocas são imperceptíveis, parece um CVT, troca rápido sim, uma atrás da outra, não existe buraco algum visto que as marchas são todas coladas uma na hora, volta e meia ele por exemplo troca de 2 para 4 aproveitando os 61 kgs de torque, a 60 por hora na cidade já coloca em sétima marcha, na cidade andado como um cidadão normal ele não passa nunca de 2 mil RPM, é impressionante a força em baixa desse motor, na estrada tudo vai depender do seu pé, uma pisada a mais e prontamente ele reduz para sexta, pise menos e vai pra oitava, vai se adaptando ao seu modo de direção.
O que mais gostei foram as últimas marchas mesmo, são bem longas, pra bater 2000 RPM tem que andar ali na base de 130 praticamente 140 km/h, o motor não fica sem força em nenhum momento, cansei de subida a 140 km/h sem mudar o pé de posição e do motor reduzir marcha, um espetáculo, só não falo que deu pau no conjunto da Amarok pois eles tem os paddles e o sistema da Ford não é pra troca manual e sim pra usar como freio motor, americano pensa realmente em reboque, mas fora isso não senti vontade nenhuma em colocar no modo manual ou ter que deixar uma marcha espetada, realmente o casamento do câmbio x motor ficou perfeito.
Sobre o motor, pode pegar um 4 cilindros, de fábrica original, remapeado, fuçado, o cacete, coloca dois caneco a mais e não tem pra ninguém, primeiro que o motor trabalha suave, o balanceamento do V6 já é naturalmente melhor, o torque em baixa é melhor ainda, detalhe, não se percebe turbo lag em momento algum e a Ford não precisou fazer seu motor girar a 5000 RPM pra ter alta, de duas até quatro mil é um monstro, quero achar ainda algum amigo que tem Amarok um dia e tirar a prova, sei que na arrancada eles levam, mas fazer um teste mesmo como se estivesse atrás de um caminhão a 40/60/80 ver a retomada, daí se vê bem o conjunto câmbio motor.
Ah, antes que eu esqueça, libragem para a minha são 30 PSI pro pneu no modo normal, 38 se quiser andar no modo ECO, essa média fiz com 30 PSI mesmo, acho que um meio termo com 34 PSI vai dar uma melhorada sem alterar conforto algum, afinal, minha primeira viagem a CCS deixou com 34 PSI, eu que recalibrei no posto pra ver como ficaria com 30, estabilidade a mesma, conforto um pouco melhor mas praticamente imperceptível, vai depender do asfalto mesmo, aqui é feio rsrsrs