Olá amigos, boa noite. Retirei a NR Limited Diesel aut. 4x4 13/14 em 19/09. Estou completando 6mil kms. Fiquei devendo um relado sobre os defeitos q notei no momento da entrega bem como minhas considerações. Não sou expert em 4x4, mas considero q já rodei muito. Já andei bastante pelo RS e região Sul, rodei por SP, BA, GO, TO e muito pelas estradas de chão do PI. Já tive algumas pick-up´s, essa é a primeira zero km.
Bem, NA ENTREGA notei de cara um desalinhamento feio entre o capô e os pára-lamas. Entrava um dedo ali. Notei aspereza na pintura do pára-choques diant.. Pneus demasiadamente cheios. Deficiência de conhecimento da CCS sobre vários itens do carro. Constatei arranhões na soleira da porta do motorista (como se alguém raspasse os pés ao descer do veículo). Tinham 17km rodados, o q não me agradou. Observei sujeira no interior, como poeira escura, especialmente no porta-óculos e no teto sobre o banco traseiro. Listei tudo e prontamente a CCS pediu desculpas e marcou para correção, cuja qual fiz em 15 dias. Com exceção do capô, q aparentemente voltou "engrossar" o desalinhamento após a correção, o resto ficou ok. A Ford e as CCSs deveriam fazer um check list criterioso para q não fosse preciso voltar na CCS e ficar 2 d. sem carro.
AO DIRIGIR, na primeira semana, pensei: "acho q não deveria ter saído da Hilux". Porém, depois, quanto mais eu andava mais gostava. Talvez meu relato ajude alguém q esteja em dúvida, sei lá... Mas a Ranger é silenciosa (sempre na comparação com pick-up´s - tive S10 2001 4x2 e uma Executive 2005 4x4, tive SSangyong 2009, e 2 Hilux 4x4 - 2009 e 20012. (Fiz test drive na Amarok e na S10, ambas top). Não achei a NR macia, achei a suspensão muito parecida com a Hilux 12/12 q tive. Notei um motor mais encorpado, mais potente e presente, mais rápido em retomadas e arrancadas, apesar daquela demorinha do acelerador responder (fácil de adaptar-se). Ninguém quer pick-up pra fazer pega, mas quando tu vais ultrapassar duas carretas (e às vezes lá na frente ainda tem um carro), o motor tem q render: sinto segurança na "puxada" da Ranger. Penso q o câmbio (não sei o linguajar técnico) é mais lento, demora a trocar as marchas em baixa velocidade. Ex.: Quando se tenta rodar em marchas mais altas em baixa velocidade, o câmbio não dá a resposta esperada. Só quando atinge determinada velocidade (ou rotação) ele passa à marcha superior. Certa vez um foreiro (perdão por não lembrar seu nome) disse aqui q o câmbio da Hilux 12/12 (já era aut. 5 marchas) era melhor escalonado e ele tinha razão. Estou achando q ela bebe muito: máx q consegui obter foi 8km/l. Rodo entre 110 à 130km/h quando a estrada permite (é fácil andar a 100km/h quando tem-se q fazer 300km, mas quando tem-se q fazer 3mil km em dois dias tem q andar, aí ando 140km/h-150km/h). Hilux fazia 9 à 9,5 km/l entre 110/130. Pode ser q a NR melhore, mas não creio. Noto uma camionete muito estável em curvas, mesmo a 140km/h. Noto ela presa ao chão, mesmo em asfalto molhado e estável em estrada de chão. Se a buraqueira é muita, não adianta: tem q ir devagar, ainda mais se tem gente no banco de trás. Sem dúvida faltam os faróis bi-parábola (não sei o termo técnico), os auxiliares são fracos e não suprem.
A beleza EXTERNA, ao meu ver, é indiscutível. Acho lindo o santantônio estilizado. Show de bola as rodas, o estribo e os cromados: gosto não se discute! O acabamento INTERIOR é muito bom e superior às demais. Os bancos são confortáveis e parecem acolher melhor o corpo q as demais. No banco traseiro, vejo a Ranger como a mais espaçosa e com a melhor posição de sentar. Vários porta-trecos. Achei os tapetes originais muito pequenos, não protegem o carpete do carro (comprei outros tapetes maiores). Péssima a localização do botão do comp. de bordo, o q seria resolvido com um peq. botão numa das hastes, ou do pisca ou do limpador. Os demais mostradores são bons e bem vistosos, inclusive à noite.O Som dela é muito melhor em qualidade q todas q já tive. Vi q às vezes ele não reconhece o Iphone pelo cabo, então tenho q desconectá-lo e tornar a ligá-lo. O GPS é muito bom (daqui a pouco aparecerá uma forma de colocar os "pardais" nele, aí ficará completo - dispenso DVD) e sua posição, ao contrário de todas as outras, não ocasiona reflexos do sol. A câmera de ré é ótima e sua localização no retrovisor muito bem bolada. Falta o sensor de estacionamento dianteiro, especialmente para a patroa. Os mimos como informações do ar na tela ajudam. As luzes em tons azuis no interior, à noite, dão um toque de elegância. Falta um aviso sonoro quando se aciona o alarme e alguma porta fica entre-aberta (não sei se é só na minha). Acredito q isso tenha feito com q eu tivesse ficado sem bateria. Penso q o aviso de cintos desatados deveriam ter opção de desligar. Já acostumei mas no pára-e-arranca de visitar as obras irrita. Deveriam haver avisos sonoros também para o banco traseiro, eis q a gente não consegue ver o cinto do passageiro de trás. Achei barulhento o motor do banco elétrico. Achei frágil o acabamento lateral do banco do motorista (aquele onde estão os botões), o meu soltou e parece ter quebrado, sempre escapa.
Hj tive um problema q me vez vir ao fórum. Acionei o 4x4 e notei q ele não desacionou. andei uns 15km até em casa e vi q a luz do controle de tração permaneceu acesa no painel. Vi q o carro não desligou a tração. Experimentei colocar em 4x4 low e de lá não saiu mais. Liguei no 0800 da Ford, querem levar para a CCS mais próxima. Quero q leve a uma mais distante, aquela onde comprei a NR. Não está sendo possível. Estou buscando soluções e depois volto a postar. Estou notando um barulho no painel como se algo ficasse batendo no para-brisa, não sei o q é, mas parece q algo duro trepidasse no vidro.
Afora o problema da tração, não tenho do q me queixar do conjunto do carro. Vejo a NR como superior na categoria. Penso q o valor de revenda ainda será melhor ajustado pelo mercado, eis q é um lançamento. Desculpem-me se me alonguei, mas acho q é pq fiquei ausente desde q peguei a Ranger.
Bem, NA ENTREGA notei de cara um desalinhamento feio entre o capô e os pára-lamas. Entrava um dedo ali. Notei aspereza na pintura do pára-choques diant.. Pneus demasiadamente cheios. Deficiência de conhecimento da CCS sobre vários itens do carro. Constatei arranhões na soleira da porta do motorista (como se alguém raspasse os pés ao descer do veículo). Tinham 17km rodados, o q não me agradou. Observei sujeira no interior, como poeira escura, especialmente no porta-óculos e no teto sobre o banco traseiro. Listei tudo e prontamente a CCS pediu desculpas e marcou para correção, cuja qual fiz em 15 dias. Com exceção do capô, q aparentemente voltou "engrossar" o desalinhamento após a correção, o resto ficou ok. A Ford e as CCSs deveriam fazer um check list criterioso para q não fosse preciso voltar na CCS e ficar 2 d. sem carro.
AO DIRIGIR, na primeira semana, pensei: "acho q não deveria ter saído da Hilux". Porém, depois, quanto mais eu andava mais gostava. Talvez meu relato ajude alguém q esteja em dúvida, sei lá... Mas a Ranger é silenciosa (sempre na comparação com pick-up´s - tive S10 2001 4x2 e uma Executive 2005 4x4, tive SSangyong 2009, e 2 Hilux 4x4 - 2009 e 20012. (Fiz test drive na Amarok e na S10, ambas top). Não achei a NR macia, achei a suspensão muito parecida com a Hilux 12/12 q tive. Notei um motor mais encorpado, mais potente e presente, mais rápido em retomadas e arrancadas, apesar daquela demorinha do acelerador responder (fácil de adaptar-se). Ninguém quer pick-up pra fazer pega, mas quando tu vais ultrapassar duas carretas (e às vezes lá na frente ainda tem um carro), o motor tem q render: sinto segurança na "puxada" da Ranger. Penso q o câmbio (não sei o linguajar técnico) é mais lento, demora a trocar as marchas em baixa velocidade. Ex.: Quando se tenta rodar em marchas mais altas em baixa velocidade, o câmbio não dá a resposta esperada. Só quando atinge determinada velocidade (ou rotação) ele passa à marcha superior. Certa vez um foreiro (perdão por não lembrar seu nome) disse aqui q o câmbio da Hilux 12/12 (já era aut. 5 marchas) era melhor escalonado e ele tinha razão. Estou achando q ela bebe muito: máx q consegui obter foi 8km/l. Rodo entre 110 à 130km/h quando a estrada permite (é fácil andar a 100km/h quando tem-se q fazer 300km, mas quando tem-se q fazer 3mil km em dois dias tem q andar, aí ando 140km/h-150km/h). Hilux fazia 9 à 9,5 km/l entre 110/130. Pode ser q a NR melhore, mas não creio. Noto uma camionete muito estável em curvas, mesmo a 140km/h. Noto ela presa ao chão, mesmo em asfalto molhado e estável em estrada de chão. Se a buraqueira é muita, não adianta: tem q ir devagar, ainda mais se tem gente no banco de trás. Sem dúvida faltam os faróis bi-parábola (não sei o termo técnico), os auxiliares são fracos e não suprem.
A beleza EXTERNA, ao meu ver, é indiscutível. Acho lindo o santantônio estilizado. Show de bola as rodas, o estribo e os cromados: gosto não se discute! O acabamento INTERIOR é muito bom e superior às demais. Os bancos são confortáveis e parecem acolher melhor o corpo q as demais. No banco traseiro, vejo a Ranger como a mais espaçosa e com a melhor posição de sentar. Vários porta-trecos. Achei os tapetes originais muito pequenos, não protegem o carpete do carro (comprei outros tapetes maiores). Péssima a localização do botão do comp. de bordo, o q seria resolvido com um peq. botão numa das hastes, ou do pisca ou do limpador. Os demais mostradores são bons e bem vistosos, inclusive à noite.O Som dela é muito melhor em qualidade q todas q já tive. Vi q às vezes ele não reconhece o Iphone pelo cabo, então tenho q desconectá-lo e tornar a ligá-lo. O GPS é muito bom (daqui a pouco aparecerá uma forma de colocar os "pardais" nele, aí ficará completo - dispenso DVD) e sua posição, ao contrário de todas as outras, não ocasiona reflexos do sol. A câmera de ré é ótima e sua localização no retrovisor muito bem bolada. Falta o sensor de estacionamento dianteiro, especialmente para a patroa. Os mimos como informações do ar na tela ajudam. As luzes em tons azuis no interior, à noite, dão um toque de elegância. Falta um aviso sonoro quando se aciona o alarme e alguma porta fica entre-aberta (não sei se é só na minha). Acredito q isso tenha feito com q eu tivesse ficado sem bateria. Penso q o aviso de cintos desatados deveriam ter opção de desligar. Já acostumei mas no pára-e-arranca de visitar as obras irrita. Deveriam haver avisos sonoros também para o banco traseiro, eis q a gente não consegue ver o cinto do passageiro de trás. Achei barulhento o motor do banco elétrico. Achei frágil o acabamento lateral do banco do motorista (aquele onde estão os botões), o meu soltou e parece ter quebrado, sempre escapa.
Hj tive um problema q me vez vir ao fórum. Acionei o 4x4 e notei q ele não desacionou. andei uns 15km até em casa e vi q a luz do controle de tração permaneceu acesa no painel. Vi q o carro não desligou a tração. Experimentei colocar em 4x4 low e de lá não saiu mais. Liguei no 0800 da Ford, querem levar para a CCS mais próxima. Quero q leve a uma mais distante, aquela onde comprei a NR. Não está sendo possível. Estou buscando soluções e depois volto a postar. Estou notando um barulho no painel como se algo ficasse batendo no para-brisa, não sei o q é, mas parece q algo duro trepidasse no vidro.
Afora o problema da tração, não tenho do q me queixar do conjunto do carro. Vejo a NR como superior na categoria. Penso q o valor de revenda ainda será melhor ajustado pelo mercado, eis q é um lançamento. Desculpem-me se me alonguei, mas acho q é pq fiquei ausente desde q peguei a Ranger.