Postado originalmente por
Juarez Pontes
Caro Leobnaval, desculpe discordar de vc, mas o problema de se usar o 4x4 em piso seco -- leia-se com muito atrito nos pneus, não é a questão de “... os eixo diant. e tras. percorrem distâncias diferentes, porém a caixa de transferência distribui a rotação igual entre os eixos e isso irá forçar os componentes...”.
Vamos aos fatos: Os eixos percorrem sim a mesma distância, o traseiro um pouco menos, mas essa não é questão. Ocorre que veículos com tração 4x4 sem diferencial central, que não é o caso dos Land Rover, distribuem a força motriz por igual para as duas rodas dianteiras (+ ou - com se faz com o bloqueio de diferencial traseiro). Com isso, ao se fazer curvas, principalmente se fechadas, a roda de dentro da curva irá girar menos que a de fora. Entretanto, como não existe diferencial central ou dianteiro pra fazer essa compensação, as rodas giram iguais, daí a roda de dentro da curva que necessita de menos rotação, recebe a mesma rotação da roda de fora, ocasionando um arrasto maior por conta do atrito tb maior, ocasionado pelo esforço de girar mais onde necessitaria de menos giros, passando aquela sensação de que o carro está amarrando ou freando uma roda dianteira. E se vc forcar essa situação, com certeza irá quebrar ou danificar o sistema de tração dianteiro. Agora, quanto em areia, lama ou cascalho, a roda de dentro não vai sofrer porque o piso não cria praticamente atrito com a roda, ou seja, a diferença será compensada pelo deslizamento da roda no piso que não oferece resistência. Quanto ao uso em asfalto molhado, em situação de curva fechada, onde se tem que estercar bastante o volante, pode ter certeza que também irá forcar, pois os sulcos dos pneus serve exatamente pra isso, penetrar a água e manter o pneu com atrito no solo. Desculpem a falta de palavreado técnico, pois não o sou, entretanto esse tipo de experiência já fiz em todas as minhas pick-ups anteriores, L200, Ranger, Hilux, etc, tudo funciona do mesmo jeito.
A propósito, me corrijam ou acrescentem o que for necessário para um melhor entendimento do tema. Tb estou sempre aprendendo...
Abs