Postado originalmente por
GARGER
Olá MADMAX87, boa tarde! Voltando rapidamente para o assunto "Curvas de torque e potência", eu pesquisei bastante e já aproveitando também este LINK q vc enviou em PDF, eu consegui concluir uma coisa q talvez tire as dúvidas sobre desempenho da RANGER.
Então seguinte: neste link q vc enviou aparece um gráfico de torque e potência das duas reagulagens do motor 2.2 (125 cv e 150 cv) e também do DuratorQ 3.2 com 200 cv.
O gráfico e as especificações ali descritas apontam para o seguinte:
- Potência máxima 147 Kw (200 cv) @ 3000 RPM;
- Torque máximo: 470 NM (47,9 kgfm) de 1500 a 2750 RPM.
PORTANTO: Pelo oq eu entendi o primeiro gráfico q postaram aqui neste TÓPICO, na página 898 é do utilitário FORD TRANSIT (Van fabricada nos Eua somente) onde o motor DuratorQ tem uma regulagem diferente q é a seguinte:
- Potência máxima: 147 KW (200 cv) @ 3500 RPM;
- Torque máximo: 470 NM (47,9 kgfm) de 1750 a 2500 RPM.
Conclusão: Acho q a Ford no Brasil copiou para o catálogo/folheto da Ranger a potência e rotação corretos, mas se confundiu no torque, copiando o resultado do motor da Van TRANSIT: ou seja, na Ranger e na Transit o torque é o mesmo, mas oq muda ligeiramente são as rotações: 1500 a 2750 RPM na Ranger e 1750 a 2500 RPM no Transit...