Vc fez mais que o impossível, comprou um NR zera na CSS Toyota, rssssss, tomara que ela venha com o melzinho da prestação de serviços da Toyota, rssss.
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Hahahah...
Caro Fernando, não tem problema nenhum! Inclusive, é uma das melhores picapes para esse fim. A brincadeira é com o Regis que sofreu um acidente com a NR dele. Uma lancha se desprendeu de um reboque e acertou um caminhão. A NR dele estava no meio do acidente e mais uns outros veículos. Depois o Regis te manda o link da reportagem inclusive.
Fique tranquilo.
Abraço,
Miranda
Miranda, acho que voce confundiu, nao foi com o Regis que aconteceu este acidente, foi com o rapaz de P Prudente, o DH Reis.
Ta aí a reportagem
SPTV 2ª Edição ? TV Fronteira - Acidente com lancha provoca diversas batidas | globo.tv
kkkkk.... Relaxa Miranda!!! Em nenhum momento pensei isso de vc. Estava tentando me lembrar quem havia sofrido esse acidente da lancha pra te informar, mas o Miguel já socorreu. Vlw.
VEJAM ESSA NOTÍCIA!!!
NOVIDADES A VISTA:
Renault também terá uma picape média Segredos
RESGATANDO RAPIDAMENTE OS POST´S DA PÁGINA 898 deste TÓPICO, onde foi falado de gráficos de torque e potência... Então, seguinte:
Olá pessoal, primeiramente boa noite a todos! Amo este assunto sobre gráficos de desempenho q envolvem as curvas de torque e potência de um motor...
Então, continuando, vou tentar dar a minha opinião. Dei uma bela olhada em ambos os gráficos e, comparando ambos com os meus (ainda q poucos, rsrs) conhecimentos TEÓRICOS sobre desempenho, eu gostaria de citar primeiro o seguinte, com base nas fórmulas de TORQUE e POTÊNCIA.
Então, segundo a "lei da mecânica", ou do dinamômetro temos que:
POTÊNCIA = (TORQUE x RPM) / 716,2 e assim, automaticamente a fórmula invertida fica: TORQUE = (POTÊNCIA x 716,2) / RPM.
Agora, vamos pegar primeiramente oq nos dizem as revistas 4Rodas e também o site da própria FORD:
"MOTOR DURATORQ 3.2L"
Potência máxima: 200 cv @ 3000 rpm;
Torque máximo: 47,9 kgfm de 1750 a 2500 rpm.
Bom, agora vejam aqui, se jogarmos isto na fórmula: POTÊNCIA = (TORQUE x RPM) / 716,2, assim temos. Assim, não sabemos qual seria o torque no momento de potência máxima, então vamos chamar o torque de "T" o qual será o valor q estamos procurando. Então, teríamos:
POTÊNCIA = (TORQUE x RPM) / 716,2
200 = (T x RPM) / 716,2
200 = 3000T / 716,2
3000T = 200 x 716,2
T = (200 x 716,2) / 3000
T = 47,74 kgfm.
Conclusão: Se realmente o catálogo da FORD estiver certo, então, no momento de potência máxima (200 cv @ 3000 RPM), então o motor consegue um excelente torque de 47,74 RPM em 3000 RPM. Ou seja: o torque que inicialmente é o máximo de 47,9 kgfm entre 1750 e 2500 rpm, mantém-se quase 99% ESTÁVEL até os 3000 RPM onde ocorre a potência máxima.
Agora, digamos que o outro gráfico (medido pelo site em alemão) esteja correto (ali onde diz LEISTUNG e DREHMOMENT). Neste caso, teríamos 147KW (killowatts) que equivalem a 197 HP (200 cv). Então o torque final estaria em aprox. 34/35 kgfm. Isto nos leva a pensar que de maneira diferente do primeiro gráfico (200 cv @ 3000 RPM), o motor DuratorQ estaria mais configurado para altas rotações, começando a ter potência máxima somente em 3500 rpm, mas com o torque já mais baixo nesta rotação... Bom, agora, depois de duas informações diferentes, oq tira a dúvida, eu acredito que deve ser a prática, experimentando a Ranger em ao esticar as marchas até 3000 RPM e depois até 3500. Caso o rendimento seja mais lento entre 3000 e 3500 (a Ranger por exemplo não "dispare") rapidamente com respostas rápidas ao acelerador, então o primeiro caso (200 cv @ 3000 RPM) está correto! ;-) Agooora... SEEE, entre 3000 e 3500 rpm, a Ranger ainda demonstrar ganho de velocidade, então a potência máxima de 200 cv, realmente deve ocorrer em 3500 RPM!!! ;-)
Pessoal! Desculpem aí, pois eu me perdi um tanto (bastante até), nas minhas explicações. Então, corrigindo rapidamente: o site da FORD aponta para 200 cv @ 3000 rpm e torque máximo de 47,9 kgfm entre 1750 e 2500 rpm. Sobre os gráficos, o primeiro q vcs postaram aponta para 200 cv @ 3500 rpm e o segundo para 147kw (killowatts) oq equivale a 197 HP (200 cv) em aprx. 4200 rpm. Isto nos confunde ainda mais sobre a real potência do motor DuratorQ já q há 3 informações diferentes q apontam para 3 rotações diferentes...
Garger, na prática, se você estica demais as marchas, você sente que ela puxa menos no final de cada "esticada" dessas. Na AT, no modo de condução D, ela rende menos que no S. E no S ela rende menos que na troca manual. Nesse último caso, fazendo as trocas um pouco antes que o ponto de troca em D, a Ranger aproveita o máximo do seu trem de força.
Quanto aos pontos de troca em RPM, vou prestar atenção e te digo depois. Ou algum forista talvez já saiba e possa postar aqui.
Mas cabe dizer que não precisa ficar esticando. Ela, "na boa", já rende bem.
Abraço,
Miranda
Olá Miranda, boa noite!
Obrigadão pelos comentários... Então, aproveitando, eu gostaria de saber se vc pode me tirar algumas dúvidas aqui. Eu infelizmente não tenho Ranger ainda, mas pretendo comprar uma XLS 3.2L, cabine simples daqui um ou dois meses no máximo. Então assim: eu soube q ela é eletronicamente limitada em 180 km/h.
A Ranger que pretendo comprar vai ter câmbio manual e, pelo oq eu pesquisei na internet, ela tem as seguintes relações de marcha:
1ª..................5,441:1
2ª..................2,839:1
3ª..................1,721:1
4ª..................1,223:1
5ª..................1,000:1
6ª..................0,794:1
diferencial...3,300:1
Com base nisso, fiz o cálculo teórico (site picapesgm - DICAS - CÁLCULO DE MARCHAS) e eu pude notar o seguinte: esticando a quarta marcha até 4500 RPM, a Ranger estaria atingindo 160/163 km/h (dependendo das rodas e pneus, sendo aro 16 ou 17). Então, engatando a quinta, a Ranger ficaria com 3600/3700 RPM (mantendo uns 160 km/h em quinta). Aí vc estica até 4000/4100 e neste momento o limitador entra em ação e limita a picape em 180 km/h. Isso me leva a entender que em quinta marcha a rotação máxima permitida é 4100. Então, se por exemplo vc engata a sexta marcha para economizar diesel, a rotação cai para 3200/3300 rpm (segundo o cálculo teórico) e vc consegue manter 180 km/h com a Ranger.
Bom, Miranda, vc saberia me dizer se na prática (levando em consideração uma Ranger com câmbio manual), isto acontece maisomenos desta maneira? Ou os resultados entre ROTAÇÃO X VELOCIDADE não conferem com oq citei acima, quando a picape é testada na prática?
Desde já, obrigado... ;-)