RANGER (automática)
Transmissão/modelo: Ford Getrag 6R80
1ª..................4,171:1
2ª..................2,342:1
3ª..................1,521:1
4ª..................1,143:1
5ª..................0,867:1
6ª..................0,691:1
diferencial...3,370:1
RANGER (manual)
Transmissão/modelo: Ford Getrag MT82
1ª..................5,441:1
2ª..................2,839:1
3ª..................1,721:1
4ª..................1,223:1
5ª..................1,000:1
6ª..................0,794:1
diferencial...3,300:1
Vamos dizer q a rotação máxima do motor (corte de giro) é 4500 RPM, ok? Agora, continuando com base nas relações de transmissão acima, e pegando como exemplo dos pneus 265/65 R17, a Ranger, teria, SEGUNDO O CÁLCULO TEÓRICO, as seguintes velocidades:
AUTOMÁTICA:
- 4500 RPM em quarta marcha: 154 km/h;
- 4000 RPM em quinta marcha: 180/181 km/h;
- 3200RPM em sexta marcha: 180/181 km/h.
MANUAL
- 4500 RPM em quarta marcha: 163 km/h;
- 4100 RPM em quinta marcha: 180/181 km/h;
- 3250 RPM em sexta marcha: 180/181 km/h.
Obs.: os valores acima foram arredondados, uma vez q algumas rotações resultaram em 181,5 km/h e outras em 180,99 km/h.
Conclusão: podemos notar que, segundo o cálculo teórico a quarta marcha da Ranger manual teria um pouco mais de velocidade final (163 km/h contra 154 km/h). Ou seja: ainda que fosse possível esticar a quarta marcha até 4500 na versão AUTOMÁTICA, ela anda menos em quarta marcha doq a versão manual. Já em quinta e sexta marcha a relação final da versão automática acaba sendo mais longa, exigindo menores rotações para manter 180 km/h. Isto me faz acreditar q numa viagem de bastante retas e velocidades constantes a versão automática deve ser um pouco mais econômica doq a versão manual...
