Pessoal,
Relato da primeira revisão com algumas informações que podem ser úteis e a quem interessar, claro.
Sobre o conhecimento/treinamento dos envolvidos, é complicada a situação.
1. Consultor técnico.
Logo de cara, no momento do cadastro e como já escrevi aqui (enquanto estava aguardando o deslocamento do veículo para o box), ele me perguntou se a minha NR era 2.5 ou 2.0. Um desconto para o sujeito errar em função de outros modelos? Não. Por dois motivos: ele estava de frente para ela e, além disso, já sabia que era a primeira revisão.
Demonstrei interesse em instalar o engate para reboque e ele disse que "mais tarde" poderíamos falar disso. Esqueceu. E, diante de tudo, não seria ali mesmo que eu instalaria.
Quando agendei, solicitei que o veículo fosse entregue ainda pela manhã. Apesar disso, acabou o cadastro e ele me disse que ficaria para às 15 horas. Disse a ele que podia cancelar a revisão (na boa, sem brigar) e ele "passou minha Ranger na frente". Não furo fila. E ele argumentou que estava só esperando um mecânico chegar e por isso a previsão das 15 horas. Foi entregue ao meio-dia com o agendamento de 8 da manhã.
2. Chefe de oficina.
Não recebi a carta e, óbvio, o informei sobre isso. Mas pedi que ele substituísse as mangueiras argumentando que estavam com a identificação das envolvidas no
recall. Como o Thiago Pereira me preveniu, não fez a mínima diferença a informação e ele se negou. Dessa vez, só não briguei porque fui ao setor de peças e eles não tinham. Ia chegar um lote daí 30-40 dias.
Informou-me que estavam com duas NR's paradas lá com o motor fundido por causa do problema. E me mostrou as duas caixas com os motores que tinham chegado. Estavam paradas a quase 40 dias.
Depois, como acompanhei a revisão e fiquei observando a movimentação geral, em duas oportunidades vi os mecânicos chamando-o e ele fazendo a mesma cara de dúvida do próprio mecânico quando questionado sobre algo.
3. Mecânico(s). Ahhh, o(s) mecânico(s)…
Pedi licença para acompanhar o trabalho e o mecânico foi simpático. Então fiquei por lá.
No geral:
- WhatsApp comendo solto. Além de telefonemas.
- Faltavam ferramentas em suas caixas e eles iam procurar pelo ambiente se tinha alguma disponível (primeiro nas caixas dos outros mecânicos e depois sobre as bancadas).
- Condução dos veículos de clientes na área da oficina era abusiva. Longe de ser necessário aquilo.
- Uma zona os tais boxes.
Em resumo: as CSS's que conheço (Toyota, VW, Honda, GM e até Citroen) eram muito mais organizadas.
Subiu a NR e fez uma verificação MUITO meia-boca da mangueira do arrefecimento. Como eu faço de vez em quando, não me importei muito com o fato.
Na substituição do óleo, o recipiente de coleta do usado encheu - quase transbordando, literalmente. E ainda não havia escoado o óleo todo. Foi no colega do box ao lado, a mesma coisa e no outro, do outro lado, igual. Ou seja, não tinha como eliminar o resto. Posso estar enganado, mas a cara que ele fez foi de "se esse mala não estivesse aqui, não precisaria tirar o rostinho". Atravessou a oficina, arranjou um galão desses de 5 litros transparente cortado pela metade e drenou o resto do óleo. Deve ter dado uns 500 ml.
Saí para atender o telefone e, quando voltei, já tinha baixado a Ranger. Perguntei do filtro e ele disse que já tinha trocado (assim espero).
Puxei papo sobre as mangueiras e ele disse que estavam trocando e blá, blá, blá. Que o serviço demorava e que a Ford pagava duas horas para o mecânico por ele. Perguntei se ele sabia o que acontecia e ele disse que ela estourava e que a luz indicativa de aquecimento estranhamente não acendia porque, afinal, o sensor de temperatura estava no bloco do motor. Eu disse que ele podia estar imerso no líquido e não no bloco do motor e ele respondeu: "- É mesmo?!". Ou seja, ele não sabia.
Quanto a problemas nos bicos, de acordo com ele, nenhuma NR lá por isso. E nessa eu acreditei, dada a franqueza do restante da conversa.
E aí o mais surreal: a troca do filtro de combustível. Com muita dificuldade, usando ferramentas diversas, conseguiu retirar a peça da NR. Abriu e mostrou-me que o filtro já estava com alguma sujeira e que aquilo era normal. Perguntei se o combustível normal o deixaria mais sujo que o S10 e ele confirmou que sim. E que, inclusive, dava para saber se o sujeito abastecia com S10 ou o normal pela cor do filtro (mais avermelhada se era com o normal). Enfim, não sei se procede a informação apesar de parecer lógica (e os mais conhecedores daqui podem ratificar ou não). Mas é algo que o pessoal do tópico pode usar de argumentação se disserem que o veículo era abastecido com combustível normal. Na hora de voltar com o filtro, muito mais dificuldade para colocá-lo no lugar e, pasmem, ele não sabia quais dutos iam aonde na peça. Perguntou para mais três mecânicos e nenhum sabia. Solução? Colocou um mecânico para funcionar a Ranger e, quando esguichou o diesel de uma das mangueiras (ali mesmo na meiuca entre motor e bateria) ele pode montar a peça. Em tempo daquela porra explodir. Depois jogou uma água e pronto. "Lavou tá novo"…
Balanceamento, rodízio e alinhamento para terminar. E, nesse caso, sem grandes surpresas. Para falar a verdade, nem fiquei por perto nessa hora porque fui atrás do consultor para pagar logo e sair do show de horrores.
Quanto às peças, algumas com códigos diferentes das que o pessoal já postou aqui. Seguem as fotos. Minha preocupação era o filtro de combustível. Mas como estava com um Made in Thailand na caixa, fiquei mais tranquilo. Porque parece, pelos relatos aqui, que existe um nacional que é uma porcaria.
R$ 596,00 da revisão e mais R$ 200,00 com o adicional que pedi. Desconto de 5% se não fosse parcelar; mesmo no crédito.
Nas fotos: recipientes do óleo, caixa do filtro de combustível (não aparece direito na foto, mas a etiqueta de baixo apresenta a fabricação na Tailândia) e a discriminação das peças na NF.
Anexo 469771
Anexo 469772
Anexo 469774
Moral da história: a Ford tem que melhorar muito o seu serviço, porque para falar que está ruim, ainda falta muito. Mas, por enquanto, a NR ainda compensa esse misto de adrenalina e fé (independente da sua religião, meus amigos) que estão presentes em 4 horas de CSS.
Abraço,
Miranda